Movimento quer aproveitar melhor espaço quase ocioso – Surge um complexo de multi atividades.

Movimento quer aproveitar melhor espaço quase ocioso – Surge um complexo de multi atividades.

Área em frente ao Centro Serra virou uma das notícias da semana.

Um movimento iniciado recentemente no Bairro Universitário decidiu propor a mudança no destino de uma área que seria um estacionamento de aproximadamente 4.500 m2. Esta área é em frente o Centro Serra, Rua Archilau Batista Amaral.

Essa iniciativa, nitidamente espontânea [portanto sem um pai definido] e as associações de bairro, estão empenhadas numa luta até que nesta área seja consolidado um espaço público para a Educação e práticas de atividades voltadas para a sustentabilidade ambiental e social. A semente foi lançada num ambiente que não tem como não germinar.

A sugestão é sediar lá a horta comunitária urbana, espaço agro florestal, mini jardim botânico, labirinto e espaço terapêutico. Inicialmente foi instituída a Associação Comunitária Passeio Universitário que liderou a mobilização, sob a liderança da presidente Silvia de Oliveira.

A Silvia não deixou de convidar para o lançamento do projeto “Passeio Universitário” quem considera comprometido com as boas iniciativas ao desenvolvimento das pessoas e o aprimoramento do exercício da cidadania. Foi nesta quarta, 29.

O evento atraiu a participação de diversas instituições, como: CAV/UDESC, Polícia Ambiental, SESC, SENAC, UNIPLAC, Centro Vianei, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Copercro, Associação de Artesanato Tramatusa, Secretarias da Saúde, Serviços Público, Meio Ambiente, Educação, entre outras.

Houve atividades informativas, recreativas, artísticas, contação de histórias, roda de conversa, coleta de recicláveis, distribuição de hortaliças e plantio de árvores. O bosque foi iniciado pelos escolares e instituições parceiras.

SAM_7382
O Projeto Dançar Passarela, da professora Suellen Moraes, foi uma das atrações.

SAM_7377

As atividades aconteceram entres às 13h30min e às 17h. O ponto alto foi a participação do prefeito Antônio Ceron, que liderou uma comitiva de representantes de entidades, órgão públicos, lideranças comunitárias e demais interessados no plantio de uma das primeiras árvores. Cada um que receber a muda e plantar vai ter a responsabilidade de cuidá-la.

Uma das atrações foram as crianças.
Uma das atrações foram as crianças.

SAM_7385

O melhor do evento foi perceber o comprometimento dos estudantes e, principalmente, a alegria que a gente viveu com a presença de tanta criança. Sinal de que a resposta da comunidade foi maciça.

Luis Carlos Pinheiro
Diretor de Turismo, Luis Carlos PINHEIRO (nome emblemático ecologicamente) entre o vice-prefeito, Juliano Polese, e o suplemente vereador Walmor Ghislandi.
SAM_7390
Administração do Centro Serra marcou presença.