MINISTRO DA SAÚDE, MARCELO QUEIROGA, PASSA O DIA NO SUL DO ESTADO
Pandemia
Ao participar da inauguração de uma UPA, em Criciúma, o ministro disse que a tendência já é a de se começar a relativizar as medidas, como na Europa e em outros países, mas relaxamento ainda vai demorar uns 60 dias.
O recorte político da visita foi quando disse que “logo vamos tirar a máscara, até dos que desejam voltar e que estão por aí, com a narrativa de costume”.
Mesmo diante de recordes provocados pela variante ômicron, mais transmissível que a variante gama da segunda onda, acredita que o quadro está sob controle e creditou a melhora ao avanço da vacinação. “Já estamos entre os 4 países que mais vacinam e num contexto da epidemia mais equilibrado” observou.
O ministro prevê a queda em casos, diagnósticos, internações e óbitos, já durante as próximas 3 semanas.
MINISTRO VEIO PARA ENTREGA DA UPA DE RIO MAINA, HISTÓRICO BAIRRO DE CRICIÚMA
Nesta sexta-feira (18), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, veio a SC especialmente para participar da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Rio Maina, em Criciúma/Sul do Estado.
A UPA foi construída com recursos da prefeitura, mas vem sendo assinado convênio para sua manutenção, já que atenderá a moradores da cidade e também de municípios mais próximas.
Durante a cerimônia foi assinalado que durante a pandemia vieram mais de R$ 66 milhões e agora mais os recursos para testes e reabilitação de pacientes.
”Nunca faltou recursos”, disse o prefeito Clésio Salvaro e também o secretário Acélio Casagrande.
Queiroga oficializou sua presença hoje durante agenda com o prefeito Salvaro, no início de janeiro, em Brasília. A nova unidade entrou em funcionamento logo após a inauguração, que aconteceu às 11h.
Na oportunidade, o prefeito disse ainda que está investindo fortemente na Saúde e por essa razão a cidade já virou referência no Estado nessa área, acrescentando que “a UPA trará grandes benefícios, tanto aos moradores da localidade, como da região”.
Inovação no atendimento
O atendimento será bem mais completo que o normal das UPA’S: atenderá urgência e emergência, sem a necessidade de agendamentos.
Os serviços de odontologia estarão disponíveis das 6h às 24h. Além disso, a unidade contará com raio-x e colocação de gesso, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
A partir do dia 14 de março podem ser realizadas, ainda, aproximadamente 400 pequenas cirurgias/mês.
O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, acredita que a unidade diminuirá o fluxo da UPA da Próspera, um dos mais populosos da cidade. Segundo ele, o objetivo é investir o que for possível para tornar o atendimento cada vez mais humanizada, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade.
Nada foi por acaso
O secretário Acélio Casagrande tem vasta experiência na vida privada e na pública. Já foi Secretário Estadual de Saúde, pela segunda vez é secretário municipal de Saúde em Criciúma, ocupou vários cargos públicos, inclusive foi deputado federal, e é um determinado na busca da excelência no atendimento da Saúde.
Como secretário municipal de Saúde, na primeira vez, implantou o Programa Disque-Ambulância 24 horas (que inspirou o hoje Samu), instalou a UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina e agora inaugurou o primeiro Acelerador Linear do Hospital São José.
Seu projeto mais ambicioso é criar na estrutura de Saúde em Criciúma um centro de tratamento curativo de alta complexidade.
Na saúde preventiva, no atendimento básico e de média complexidade, a cidade já é modelo em Santa Catarina.
Deixe Seu Comentários