Memorial Nereu Ramos faz parte do roteiro de visitas na Primavera dos Museus

Memorial Nereu Ramos faz parte do roteiro de visitas na Primavera dos Museus

Local que preserva e conta a memória do ex-presidente também faz parte das programações alusivas a Primavera dos Museus que acontece em todo o Brasil
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada de eventos, que celebra o início da primavera, visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços entre os museus e a sociedade. Em Lages, o evento iniciou na segunda-feira (18) e se estende até o sábado (23) e tem o Museu Histórico Thiago de Castro e o Memorial Nereu Ramos como locais para visitação.

Ao todo 932 instituições culturais estão participando nesta edição – o maior número desde a criação da Primavera dos Museus em 2007. Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.

“O Ibram tem hoje mais de 3,7 mil museus mapeados. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus em 2017 quer dar visibilidade a esses processos”, esclarece Marcelo Araujo, presidente do Ibram, sobre o tema escolhido para esta edição: Museus e suas memórias.

Além das atividades culturais no Museu Thiago de Castro, o Memorial Nereu Ramos também comemora a participação na 11ª edição da Primavera dos Museus com visitas guiadas para escolas e turistas. Quem faz o acompanhamento é Maria Apolinária, especialista na vida do ex-presidente, conta toda a história do político responsável pela transição entre Carlos Luz e Juscelino Kubitschek de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956.

Para agendar a visita da sua escola no Memorial Nereu Ramos é só ligar no número 3223 54 10.

Fotos: Fabrício Furtado