Foto Ag Brasil
Cresce ideia do sistema semi presidencialista de governo
Em Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), fez críticas ao atual modelo.
Foi na abertura do IX Fórum Jurídico de Lisboa, quando defendeu a implantação do semi presidencialismo como o mais adequado sistema de governo no Brasil.
O Portal O TEMPO, em completa reportagem assinada pelo Jornalista Heitor Mazzoco, publica fortes afirmativas de Lira em seu discurso, leia:
“Há muito (tempo) se sabe no Brasil das dificuldades e custos políticos de se governar em um sistema que combina presidencialismo forte, federalismo, bicameralismo, representação proporcional e o nosso pior problema, multipartidarismo.
Apesar das dificuldades, presenciamos momentos importantes de cooperação e estabilidade entre o Executivo e o Legislativo. No âmbito do que se convencionou chamar no Brasil do presidencialismo de coalizão”, disse em trecho do discurso.
Ainda segundo a reportagem, Lira chegou a classificar o presidencialismo de coalizão de “arranjo”, mesmo que a história tenha nos ensinado a duras penas que esse arranjo não se tem mostrado a altura do desafios que o Brasil enfrenta”, afirmou.
Disse ainda que o presidencialismo (atual sistema), tem causado dificuldades e gerado alto custo político.
~~~~~~~~~~
Postagem original desta página
Prefeitura estuda proposta da CDL para gerir e operar o estacionamento rotativo de Lages
Original: 2018
Em busca de aproximar o poder público, lojistas e consumidores em prol do desenvolvimento econômico da comunidade lageana, na manhã desta terça-feira (14 de agosto), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages(CDL), Marcos Gentil Tortelli Filho, acompanhado pelo diretor executivo da CDL Jhonathan Roberto da Silva, etambém pelo consultor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Makário Luiz Orozimbo, e demais membros da diretoria daCDL, estiveram reunidos com o prefeito Antonio Ceron para apresentar propostas de gestão e operação do estacionamento rotativo (Área Azul) da cidade e alternativas para a possível parceria com a Prefeitura.
O consultor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Makário Luiz Orozimbo, explica que essa possibilidade está dentro dos parâmetros legais, pois pode ser viabilizada por meio da Lei nº 13.019/2014, que dispõe sobre parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil (Redação dada pela Lei n° 13.204/2015).
“No Estado de Santa Catarina, cidades como Gaspar, Brusque e Blumenau estão em fase implantação desse modelo de negócio – gestão, operação e fiscalização. Compreendemos que essa é uma oportunidade de estabelecer novas relações entre o poder público, lojistas e consumidores. Visto a necessidade do Município, pretendemos apresentar uma solução legal, ágil e moderna”, comenta Makário.
No encontro os representantes da prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Obras e Procuradoria Geral do Município, se comprometeram em avaliar a proposta junto aos órgãos legais e competentes. O prefeito Antonio Ceron gostou da ideia da CDL, e nas próximas semanas, um novo encontro deverá ser realizado para tratar do assunto.
CDL apresenta campanhas publicitárias
Na mesma reunião que tratou do estacionamento rotativo, juntamente com o procurador geral do Município, Agnelo Miranda, e o secretário de Planejamento e Obras, Clayton Bortoluzzi, o prefeito Antonio Ceron teve a oportunidade de conhecer algumas iniciativas da CDL que propagam o fortalecimento dos lojistas e ao mesmo tempo valorizam os consumidores, como por exemplo, a “Campanha Valorização do Comércio” e o “Natal Premiado”. Segundo o presidente da CDL, Marcos Tortelli, atualmente são mais de 1,2 mil associados. “Isso indica o crescimento da Entidade e reafirma nossa credibilidade perante aos associados. Afinal, são 50 anos de história”, diz Marcos.
Deixe Seu Comentários