MUITAS HABILIDADES SÃO INCORPORADAS POR SERES E PESSOAS POR OBRA DO HABITAT E DA NATUREZA – Mas as que produzem sucesso e campeões são aquelas *inatas.

MUITAS HABILIDADES SÃO INCORPORADAS POR SERES E PESSOAS POR OBRA DO HABITAT E DA NATUREZA – Mas as que produzem sucesso e campeões são aquelas *inatas.

Nem é preciso ser um Darwin para explicar a origem de algumas peripécias e recursos especiais de certos animais. Nem precisa ser um gênio em ciências para separar coisa inata e algo adquirido e perceber que em toda atividade da nossa vida também ocorre uma coisa e a outra. Segundo provas científicas, inteligência é atributo inato apenas dos humanos. Animais desenvolvem habilidades espetaculares só por imposições do meio ou por adestramento.

 

Entre os humanos, em geral os verdadeiros campeões são raros porque não são obra do acaso. São pré destinados para tal. Não fazem coisas só para o gasto e sim com efeitos como ondas de pedras no lago. Eles realizam as coisas por inteiro e com uma espécie de marca registrada porque elas produzem efeitos.

É por isso que os vencedores fazem revoluções sem tiroteios convencionais. Suas revoluções são consequência de mudanças a partir de resultados e exemplos.

Quanto aos animais, um cabrito, por exemplo, pode ser capaz de fazer espetáculos. Até subir em árvores, porque o meio os força a se desenvolver para melhor sobreviver. Mas eles também apresentam muita coisa que até parece inerentes ao ser, à espécie.

Certa vez assistimos, num circo, a uma cabra fazendo enorme sucesso junto à plateia: subia em cadeiras, corria sobre tábuas suspensas e dava saltos e piruetas espetaculares.

Mal se lembravam, as pessoas, que os cabritos adquirem habilidades excepcionais porque sempre sobram a eles os piores lugares da propriedade ou do habitat. Que por isso viram mestres em roer árvore, em rapar a grama até a raiz e em comer palha seca da espiga do milho.

Contudo, fazer pose e menções de reverência em agradecimento a aplausos depois do seu trabalho não é inteligência, é capacidade adquiridas, não inata. São decorrentes do adestramento que explora seu instinto para conseguir aquele algo a mais.

Assim como ao cachorro, também para os cabritos geralmente sobra o osso da vida. Porém, é certo que muitas qualidades que parecem extraordinárias são produtos do meio ou dos treinamentos.

Entre nós, humanos, existe o sucesso efêmero, é claro, mas o que sobrevive para sempre é o de origem em recursos *inatos.

 

(*) Inato: adjetivo. Que faz parte do indivíduo desde o seu nascimento; que nasce com o indivíduo; inerente, congênito: comportamento inato. Não nascido ou nascido com o indivíduo. Fonte: dicionário digital, Google.

 

CURIOSIDADE

Aqui dois que se alimentaram com leite de cabra e conseguiram a cura da desnutrição infantil. Segundo o conhecimento popular, o leite desse animal tem propriedades medicinais.

Marli Silva
Marli Silva

 

Eron J. Silva
Eron J. Silva