Recentemente encontrei o Jóquei Ventania, Jair dos Santos de Souza, que adquiriu fama montando o lendário Cavalo Ventania, que venceu as 18 carreiras que correu nos anos 80.
Esse cavalo se aposentou com as mesmas regalias do Cavalo Branco de Beto Carrero. Ele foi o orgulho do Jockey Clube de Lages.
Sua última carreira foi no Rio de Janeiro, nos 1.250m. Venceu todas as corridas graças aos jóqueis, entre eles o Ventania, Jair, que nunca aceitaram suborno para “entregar” carreiras.
O Jair dos Santos de Souza, (Jóquei Ventania) nasceu em Pessegueiro, uma localidade de Bocaina do Sul. Parte de sua vida foi em Lages, como jóquei oficial do Jockey Clube.
Devido ao peso, não foi mais contratado para carreiras e acabou na construção Civil, inicialmente em Florianópolis.
Destacou-se na construção de galpões de fazendas no MT e construiu residências de gente famosa em Florianópolis. Nascido em pessegueiros, morou em Lages, Florianópolis, Capão Alto, MT, São José do Cerrito e hoje em Bom Retiro.
É daqueles que não enjeitam serviço, de montar cavalos à construção civil e colheita de milho (quebrar milho) pela Região.
Nesta semana esteve em Lages se tratando de uma hérnia no abdome, devido ao excesso de força para levantar vigas de Ipê na construção de galpões no MT.
Recentemente ajudou a colher uma roça de milho em Bom Retiro. A empreitada rendeu mais de 600 sacas, todas destinadas à produção de ração para cavalos.
Deixe Seu Comentários