João Professor é um dos recordistas em mandatos

João Professor é um dos recordistas em mandatos

O João Professor, como é mais conhecido o vereador João Edeir (PP) de Capão Alto, é um dos recordistas em mandatos eletivos. Pelo menos na região da ADR é um dos que mais concorreram para vereador. Acaba de assumir o 6º mandato na Câmara de Capão Alto, onde é vice-presidente.

João professor é um exemplo de vida. Começou a carreira na escola Olavo Bilac, na Coxilha Rica. Nesse tempo o asfalto era uma raridade aqui na região. Ele foi quem levou os primeiros conhecimentos às crianças de São João do Pelotas, na divisa com o RS. Até hoje é muito admirado e goza de enorme prestígio por lá.

Em sua história de mestre passou por várias localidades. Além das já citadas, também lecionou no KM 14. Lembra que entrou como professor estadual e esperou alguns meses para receber o pagamento. Quando veio era um bolo de dinheiro nunca visto antes.

Um fato considerado exemplo a ser seguido é que estimulou a esposa, dona Vera Lúcia Vieira de Oliveira, a fazer faculdade. Mesmo depois de casada ela nunca deixou os estudos. Hoje tem Mestrado e leciona em Capão Alto.

Também motivada pela cultura alicerçada na Educação e que vem de berço, a filha, Daniele Cristina de Oliveira, já é formada em Psicologia. Lá estava ela orgulhosa, na diplomação do pai, realizada pela Justiça Eleitoral.

Veja detalhes, na reportagem especial que me concedeu, bem antes das últimas eleições. Nela, o Professor conta fatos inusitados durante anos de trabalho na Educação, um sacerdócio.

Fala das viagens de ônibus, enfrentando atoleiros e aguardando condições para sair pelas estradas de chão. Já patrocinou com recursos próprios alguns pontos de parada, porque sabe o que é dificuldade.

Uma passagem interessante foi o almoço, já no meio da tarde, numa bodega do interior. A chuva torrencial fez com que ficassem retidos por horas, à espera do sol para enxugar um pouco a estrada.

O recurso foi apelar para Tia Benta, que fritou umas cinco dúzias de ovos, fatiou uns seis pães caseiros de sua marca e preparou umas três chaleiradas de café. Com esse banquete, os 15 passageiros acampados aliviaram a fome.

João professor já recebeu dois diplomas com base em pesquisa do Instituto Tiradentes. Sempre foi o vereador mais lembrado nas pesquisas desse Instituto. Diz que é vereador para retribuir em trabalhos às pessoas o que a vida lhe deu. “Não se trata de conquistar cargos só para acumular riqueza”, observou.

 

Com a filha Daniele Cristina.
Com a filha Daniele Cristina.

foto 03

JORNAL_004