ÍNDIO NÃO PEDE AJUDA NEM ESMOLA, PRODUZ ARTESANATO – Lages/SC é ponto estratégico dos índios das reservas do Sul do Brasil.

ÍNDIO NÃO PEDE AJUDA NEM ESMOLA, PRODUZ ARTESANATO – Lages/SC é ponto estratégico dos índios das reservas do Sul do Brasil.

ELES PRODUZEM ARTESANATO, ESPECIALMENTE DE TAQUARA E CIPÓ E DE LAGES VENDEM EM TODA A SERRA.

O acampamento preferido deles é no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazzera, onde recebem atenção, segurança e os cuidados da Defesa Civil, que funciona lá.

 

WhatsApp Image 2019-02-12 at 17.49.35

Neste domingo, 10, visitamos o estoque de artesanato que compreende balaio, peneira, cesto, cestinhas, tapetes de taquara e outros artigos rústicos.

Na oportunidade havia apenas uma índia cuidando do depósito e dos dois filhos pequenos. Os de 5 anos acima já estavam nas vendas. Os índios todos andavam em campo fazendo visitas para as vendas.

Eles atendem às pessoas locais geralmente à noite, especialmente nos finais de semana.

Evitamos fotografar índios para não expor a maneira de ganhar a vida e até porque são tímidos ao extremo. Apesar que estão conectado e manejam muito bem o celular (smartphone) e a Internet.

Conversando com alguns na rua, confessaram que gostam da vida que levam. Que a população os trata muito bem e que nem falta alimentação e o básico porque podem comprar.

Uma índia disse que “índio não pede ajuda nem esmola. Trabalhamos com a habilidade que o Deus em que acreditamos nos deu”.

Diante dessa informação a gente começou a refletir e concluímos que realmente nunca se viu um índio pedindo esmola, comida ou qualquer outra ajuda.

Eles dizem que a paixão é a terra onde podem viver, caçar, colher frutos, construir as malocas e retirar os materiais para produzir os artesanatos.