Homenagens ao Dia da Mulher também em Lages

Homenagens ao Dia da Mulher também em Lages

Neste dia emblemático {08 de março} Dia Internacional da Mulher, se por um lado há muito para comemorar, por outro ainda deixa a desejar.

A mulher conseguiu avanços significativos em termos de direitos e participação na vida da sociedade. Mas, se observarmos bem ele passou a exercer duas jornadas de trabalhos e ainda ganham menos que os homens.

Há pouco mais de 10 anos as mulheres sustentavam 25 em cada 100 famílias. Hoje a responsabilidade das integrantes da bancada do batom nas famílias já é pelo sustento de 40 em cada 100 famílias. Muitas mães, além dos filhos, ainda criam os netos.

É por isso que considero a criação da Secretaria de Políticas da Mulher e Ação comunitária uma inovação e um avanço da administração Antônio Ceron. Se a filosofia das ações voltadas às famílias era a prefeitura fazer sua parte para ajudar no sustento das famílias em dificuldade, então a criação da Pasta foi uma decisão coerente.

Marli Nacif terá pela frente missão espinhosa, mas tem experiência e contará com apoio para isso. É uma longa caminhada e o espaço de tempo é menos de quatro anos. Creio que no que diz respeito à cultura machista não conseguirá realizar tudo o que deseja, por que não se muda uma cultura de uma hora para outra. Mas, em ternos de políticas de socorro às famílias necessitadas irá fazer a sua parte.

Deste alado a mulher terá muito a comemorar no seu Dia Internacional. Agora ela tem uma estrutura legalizada à disposição. E, sobretudo, com muita determinação e vontade de acertar e dentro das prioridades do poder público municipal.

Desafio da Secretaria

O enorme desafio da Secretária de Políticas para a Mulher e Ação Comunitária, Marli Nacif, está em duas frentes: uma é a cultura machista em que muito marmanjo maltrata a mulher, é capaz de bater com um cano de ferro, quando não deveria bater nem com uma flor; e a outra é zelar pela família, direcionando políticas que pelo menos amenizem o sofrimento que existe na periferia.

Não foi à toa que veio na estrutura da nova Pasta a questão Comunitária. E ninguém melhor que a experiente Marli Nacif para assumir esses desafios. Nada melhor que uma mulher para fazer a parte da Prefeitura em defesa da família. Afinal, a mulher cuida de uma e não raramente é a chefe até dos netos.

Depois do Fundo Social, a partir do salário do prefeito, creio que esta estrutura seja a 2ª novidade na nova administração. Há muito para fazer e melhorar a situação das famílias. Só as políticas públicas sociais não bastam, é preciso alguém para colocá-las em prática.

Quero falar mais um pouco de Marli Nacif. Acompanhei sua trajetória na área social por duas ocasiões. Já recebi dela muitas broncas, mas aprendi a admirá-la, a respeitá-la.

Ao contrário do que se imagina, a Marli interior é bem diferente da exterior. Ela é uma pessoa sensível, generosa e competente. Dura quando é preciso, mas sem perder a ternura. Sempre tenho citado Tche Guevara: “temos que ser duros, mas sem perder a ternura, jamais”.

Temos de ter o cuidado de não sairmos rotulando as pessoas sem ao menos conhecê-las o suficiente para um bom juízo. Quase sempre cometemos injustiças.

Mais uma vez iremos aprender a conviver com essa grande mulher, que não é toa que sua vida sempre tem sido cuidar da vida das pessoas.  Periodicamente ela é convocada para missões difíceis.

Conheço muito bem nossa periferia. Há casas onde nem banheiro há. Isso quando há um bom teto! Deve ser duro e triste para a mãe ou para um casal, perceber que arranjou comida para o almoço, mas daqui um pouco vem a janta e amanhã o café e o almoço novamente.

No lado cultural é possível que a Secretária não consiga fazer muito. Pois, como disse com propriedade e sabedoria a mestre jornalista Olivete Salmória, orientadora que sempre me ensinou o bom caminho jornalístico, “um mandato é muito pouco” para mudar anos de formação de personalidades e de costumes.

Mas, no lado Comunitário, onde pesa muito o carinho, a atenção, o amor ao próximo e a vontade de servir, ela pode fazer muito. Especialmente dispondo de instrumentos que agora são possíveis. Nossa Prefeitura é rica e está a caminho da redução do desperdício e dos privilégios. Com certeza, ela terá muito tempo para ajudar as pessoas: a essência da natureza.

ERON Portal.



Politica de Privacidade!