História do vereador Ivanildo motiva antecipação da estreia do “Comentário do Eron”

História do vereador Ivanildo motiva antecipação da estreia do “Comentário do Eron”

ERON Portal, Lages/SC – A entrevista que conta a história de vida do vereador Ivanildo Pereira fez com que eu antecipasse a estréia de meu comentário político aqui no Portal. A entrevista é esta: “Um exemplo de força de vontade e de que tudo é possível, basta querer, é o vereador Ivanildo Pereira, do PR. Ao mesmo tempo em que é um poço de humildade, passa a imagem de um cidadão corajoso, determinado, valente e que nunca enjeitou serviço: no mato ou na cidade. É daqueles que não correm sem ver o pelo do bicho.

Recebi o Ivanildo em minha redação para uma visita e para pedir apoio ao seu trabalho na Câmara. Confesso que tiver uma surpresa com a sinceridade e a boa intenção e a inteligência de uma das maiores surpresas da nova Legislatura. Sua eleição foi tão surpreendente quanto à do Bugre, de quem já falei muito em minha coluna no Jornal O Momento.

O vereador nasceu em São José do Cerrito, numa família muito humilde. Como não viu futuro algum por lá, tampouco chance de vencer na vida, veio para Lages.  Aqui cheguei a dormir no chão.

“Passei trabalho”

Inicialmente trabalhou para a Battistella (no mato). Afinal, o pesado sempre foi sua diversão. Por 10 anos foi operário na Klabin. Já é comerciante há 25 anos. Optou pelo comércio porque não vislumbrou maiores oportunidades; não via chance de crescer dentro da empresa Klabin (a então Celucat).

Iniciou seu pequeno estabelecimento comercial, que virou um Mine Mercado, com residência, uma chácara e um carro. Fez questão de lembrar: “vim, lutei, venci e por isso hoje amo Lages!” Tenho três filhos: a Vanessa, o Edson e o Ivanildo Pereira Jr. (mãe deste último Neide de Souza).

História de vida

Foi sincero, ao confessar: “no começo foi sofrido, porque fui criado por estranhos. Mas isso me ajudou a ter sensibilidade social, humana e comunitária. Sempre meu projeto de vida foi pensando na comunidade, porque gosto muito de gente. Por ter consciência social, pago meus impostos (e muitos) e em dia. Agora, como vereador, desejo ir além dos meus horizontes, em defesa de nossa gente.

Meus projetos serão todos direcionados à cidade e às pessoas: crescimento da infra-estrutura nos bairros; sonho com uma Saúde uma Educação para todos; quero ajudar os presidentes de bairro trazendo cursos, palestras e apoio do poder público; e estou disposto a ajudar o prefeito Ceron na área social e no desenvolvimento, para dar mais emprego. Se eu ajudar a cidade a crescer, as pessoas é que serão as maiores beneficiadas.

Penso assim porque sempre fui pobre. Sofri na roça e na cidade. Fui até catador de papel. A maior dificuldade na minha campanha foi porque eu não fiz votos em toda a cidade. Mas, foi graças aos votos dos humildes que  cheguei lá”, finalizou.

 

 

[Um parêntese] estreia aqui,

059 3

 

O Comentário do Eron

Caros leitores.

Poucas vezes falei de mim, nem como Jornalista Político no Jornal o Momento, nem aqui no Portal. Mas confesso que nos últimos tempos tenho experimentado algumas emoções fortes. As mensagens de reconhecimento da importância de minhas reportagens e de meus comentários são algumas delas.

Deve ser mais a generosidade dos leitores que tem me tornado uma vitrine escancarada. Dizem eles [os leitores] ser o resultado do conteúdo oportuno de meu trabalho que tem realçado e valorizado as pessoas.

Creio que nunca tive necessidade de massagem no ego. Nem gosto muito de holofotes. Até dizem que sou reservado demais. Posso até ser, porém, é muito provável que seja por uma questão de princípios e até de timidez. Contudo, confesso que muito melhor do que dinheiro é receber o reconhecimento e a admiração do leitor. É sentir que ele dá importância e valor ao nosso trabalho.

Duas reportagens que fiz recentemente me encheram de orgulho e satisfação. A do prefeito de Campo Belo do Sul, José Tadeu Martins de Oliveira, e esta do vereador Ivanildo Pereira.

Em relação a mim, elas são quase que dois extremos porque a primeira pouco tem a var com minha trajetória devido ao berço. E a outra por trazer à tona fatos e episódios com muita semelhança com aqueles de minha vida. Mas as duas são muito especiais. Eram as que faltavam em meu arquivo particular.

Faço minha essa entrevista do Ivanildo, pelo menos na parte da trajetória de vida. Nossas histórias são quase gêmeas, porque foram assentadas no sofrimento, na luta e na vontade de vencer. Faço minha a aquela do Dr. Tadeu, pelo menos na parte do apego às causas do interesse público. Nossas histórias também são quase gêmeas, porque ambos sempre lutamos pelo desenvolvimento chacoalhando a sementeira do conhecimento.

Talvez eu não tenha tanta sensibilidade social e comunitária como o vereador e o prefeito. Mas creio que minha vida também tem sido sempre me preocupar com a vida das pessoas.

Também passei trabalho desde cedo. Meus caminhos também nunca foram os mais difíceis. Logo que nasci já começaram os desafios. Certo dia minha mãe [Dona Santina] me disse que os méritos de uma cabrita foram maiores do que os dela para que eu me criasse. Meu leite – disse-me ela – não estava te alimentando. E foi mais graças a uma cabra que você está aqui.

Menos mal! Pois dizem que esse leite fortalece o cérebro. Periga verdade! Eu e minha irmã do meio – a Marli – tivemos a dádiva de sermos alimentados por cabras. O fato foi que [nós dois] nos estudos sempre tiramos de letra.Até já enfrentei problemas por me estressar demais, superei. Num atropelamento por um ciclista, bati primeiro com a cabeça na calçada. E parece que meu cérebro acordou ainda melhor.

Ao Ivanildo ao Dr. Tadeu, gostaria de fazer só um alerta: cuidado que nem sempre Santo de Casa faz milagres. Às vezes até é preciso ir pregar longe do berço [como ocorreu em Nazaré] para que acreditem. Aconteceu, em parte, com vocês e também comigo.

Vejam só o que disse a médica Thamy Pellizzaro que é professora da Faculdade de Medicina da Unisul, sobre mim: “quando se trabalha com motivação e pertencimento à classe dos que querem o melhor para a sociedade e com argumentos que elevam a ética, o bem e o respeito, se tem como resultado uma vitrine muito vista e elogiada. O mérito é todo seu, caro Eron, que sabe escrever e realçar o que de melhor existe em cada pessoa que apresenta em seu Portal.

Que o esforço de seu trabalho em ser tão ativo e presente em todos os momentos de relevância, seja sempre bem reconhecido por aqueles que fazem juízo de valor e se esforçam para deixar o mundo melhor.

Nosso aplauso e o desejo que continue exercendo seus talentos e levando a todos o melhor da informação. Desejamos que a vida lhe proporcione situações de muita felicidade! Da família de José Tadeu Martins de Oliveira!”.

Acontece que sou crente em Deus. Tenho certeza de que ainda terei tempo para ser reconhecido em vida, com mais atitudes iguais a essas da médica Thamy Pellizzaro.

Eron J Silva

 

 



Politica de Privacidade!