ESTE ANO DEU GEADA NO VERÃO – Que tempos estranhos são estes? No Brasil, inclusive em SC, Covid pegando mais no interior, geada em época de praia e morte de macaco-bugio por vírus da Febre Amarela

ESTE ANO DEU GEADA NO VERÃO – Que tempos estranhos são estes? No Brasil, inclusive em SC, Covid pegando mais no interior, geada em época de praia e morte de macaco-bugio por vírus da Febre Amarela

ESTE ANO ESTÁ CHEIO DE ESQUISITICES, TAMBÉM NA SERRA CATARINENSE: CLIMA DE INVERNO FORA DE ÉPOCA E ATÉ MORTE DE BUGIO COM SUSPEITA DE EPIDEMIA

Fonte: Blog Olivete Salmória, São Joaquim Online – ND Mais, G1 e Prefeitura de Campo Belo do Sul.

Fotos: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

 

GEADA FORA DE TEMPO COBRE OS CAMPOS DE SÃO JOAQUIM/SC

 

WhatsApp Image 2021-02-07 at 17.03.51

Em mais de 40 anos que cobrimos fenômenos meteorológicos na Serra Catarinense já registramos geada em novembro e dezembro, porém, em Fevereiro, não lembramos.

Neste fim de semana, o Blog Olivete Salmória, site ND Mais, São Joaquim Online, bombaram com imagens dos campos cobertos de geada, em SC.

O frio amanhecer deste domingo, 7 de fevereiro/21, proporcionou uma paisagem ímpar no verão, mas típica do inverno, fazendo até lembrar a Europa. Foi uma fina camada de gelo cobrindo o Vale do Caminhos da Neve.

Esse Vale fica a cerca de 3 km ao Sul de São Joaquim, em uma baixada a pouco mais de 1.200m, que faz com que o ar frio, mais pesado, se deposite e proporcione o espetáculo em pleno verão. Isso é quando ocorre a entrada de massa de ar seco e frio.

Segundo a Estação G. Hugen, que monitora o local, hoje marcou a mínima de 3.1°C no Vale do Caminhos da Neve. Já na cidade vizinha de Bom Jardim da Serra a temperatura registrada pela Rede de Estações Kaiser foi de 2.0°C

ACOMPANHE OS DADOS ABAIXO

As mínimas abaixo de 6.0°C

2.0°C Bom Jardim / Estação Keiser

2.7°C São Joaquim / Estação Keiser

2.9°C Urupema / Epagri-Ciram

3.3°C Painel / G. Hugen

3.3°C Urubici / Estação Keiser

4.6°C Vargem Bonita / Estação Keiser

5.4°C Fraiburgo / Estação Keiser

5.8°C Lebon Regis/ Estação Keiser

14.4°C Florianópolis / Tomás Ruas

*Imagens Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online*

~~~~~~~~
NO INÍCIO DO ANO FORAM ENCONTRADOS MACACOS-BUGIO MORTOS EM CAMPO BELO DO SUL/SC
IMG-20210207-WA0009
Segundo o Blog Olivete Salmória, Secretaria de Saúde de Campo Belo do Sul e Vigilância Epidemiológica local, foram localizados macacos-bugio mortos.

A prefeitura de Campo Belo do Sul, então, informa que as amostras serão analisadas no Laboratório Central (Lacen), para saber se a causa das mortes é a Febre Amarela

Fazem um alerta sobre a Febre Amarela a toda a população, já que esse vírus já está circulando na Serra Catarinense. É transmita por mosquito infectado e não pelo macaco. Este deve ser preservado pois é indicador da presença do vírus. O que se deve é isolar os animis domésticos. Alerta para vacinação das pessoas entre nove meses e 59 anos. Acima disso, fazer avaliação médica.

Já foram encontrados macacos-bugios mortos nos municípios de Palmeira, Anita Garibaldi e Bocaina do Sul. Lá se teve a confirmação das mortes por Febre Amarela, através do Lacen.

Em Campo Belo os oito bugios mortos foram encontrados nas localidades de Atanásio Pereira, Morro Agudo e Rodeio da Pedra. Já foram coletadas amostras de tecido dos animais para analise no laboratório. O resultado pode demorar até cerca de 30 dias. Só aí que o resultado pode confirmar ou não se os animais morreram devido ao vírus da Febre Amarela.

Vigilância e Prefeitura pedem à população que caso encontrem algum macaco (Bugio), morto ou doente deve ser protegido o local de outros animais e avisar imediatamente a Secretaria de Saúde, hospital local ou Bombeiros Voluntários.

Ainda bem que o bugio não transmite o vírus direto para humanos. Ele é transmitida para as pessoas por mosquitos. Mas os bugios não devem ser mortos e sim preservado, já que servem de indicador da presença da doença. Os animais domésticos devem ser afastados, já que a morte do macaco-bugio é um indício que o vírus circulando pela região.

As pessoas devem se prevenir da Febre Amarela, tomando a vacina, porque a doença é transmitida a humanos por meio de mosquitos infectados com o vírus.

“Se você ainda não está vacinado, procure imediatamente a sala de vacina do seu Município, pois a doença é grave e pode levar à morte”, alertam os técnicos, acrescentando que “apenas com uma dose da vacina a pessoa fica imune pelo resto da vida.

As doses estão disponíveis para quem tem entre nove meses e 59 anos de idade, acima de 60 anos, deve-se passar por avaliação médica