INSISTIRAM NA VOLTA DE UM ESPORTE DE MASSA, MESMO SEM MASSAS NOS ESTÁDIOS – “Não faz sentido a volta do futebol no pico de uma pandemia. No mínimo é uma irresponsabilidade”.

INSISTIRAM NA VOLTA DE UM ESPORTE DE MASSA, MESMO SEM MASSAS NOS ESTÁDIOS –  “Não faz sentido a volta do futebol no pico de uma pandemia. No mínimo é uma irresponsabilidade”.

ESTAMOS CHEGANDO AOS 100 MIL MORTOS PELA COVID. SERÁ QUE DE ALGUMA FORMA O FUTEBOL NÃO IRÁ LEVAR GENTE À RUA?

Há tanta coisa grave exigindo gasto de dinheiro, energia e uso de estrutura neste instante. Além de exigir mobilização na segurança, mesmo não tendo público nos estádios, esse esporte gera aglomeração nas ruas, nos bares e em comemorações em casa que acaba reunido gente.

E O MAIS GRAVE É QUE JÁ SE FALA QUE MAIS DE A METADE DOS JOGADORES DE CERTOS CLUBES  CHEGARAM A SE CONTAMINAR E SE CURARAM.

Então, vão só usar segurança numa coisa inócua, expor os plantéis e estimular ainda mais a aglomeração pública, mesmo sem gente dentro dos estádios.

Sabe por que é algo inútil?

É fácil prever e explicar…

Como esse esporte é uma PAIXÃO NACIONAL E O “ÓPIO” DO POVO SOFRIDO, irão só levar mais gente às ruas e anular o efeito do isolamento social que vem custando muito alto.

Mesmo que não seja possível o torcedor ir aos estádios, ele vai dar um jeito de se reunir em casa, com churrasco e bebida nesta hora tão séria para o País e para todos.

Mas, fazer o que? Agora já está decidido o retorno do esporte que mais mobiliza massas em todo o Brasil.

 

FUTEBOL: “OPIO” DO POVO.

UMA PAIXÃO NACIONAL QUE INTERESSA AOS BEM SITUADOS E É O ANESTÉSICO DO POVO SOFRIDO

 

Reflexão

Esse é o esporte capaz de inspirar aplausos na mansão e a festa na favela.

Então como fazer campeonatos sem torcida?

PARA OS BEM SITUADOS, CHANCE DE VISIBILIDADE; PARA ALGUNS INQUILINOS DO PODER, OPORTUNIDADE DE AGRADAR SÚDITOS; E PARA OS CARENTES DE ALEGRIA E ESPERANÇA, UMA COMPENSAÇÃO.

 

Opinião

Só alguns clubes teriam condições de retomar o futebol agora.

Por exemplo, o Flamengo, o novo símbolo nacional.

Como futebol é paixão, assim como o carnaval, ele é coisa para curtição de abastados e de pobres. É uma festa esportiva que durante ela o cidadão da base, o anônimo, hoje pode ser sentir um rei e amanhã um súdito limpando a passarela.

Sem desmerecer, é claro, a bela e nobre missão do gari. São manifestações populares “bem cara nacional!”.

Assista aos jogos do Flamengo, mas com olhar nos detalhes, olhar crítico e sem paixão, mesmo que seja um flamenguista legítimo. Irá logo perceber nos rostos das arquibancadas mais populares, momentos de glória e até de êxtase, com a anestesia das jogadas e dos gols.

Entre os bem situados, a maioria, por questões óbvias, torce pelo Flamengo ou o Corinthians. Tanto que há bem poucos anos, até privilegiavam esses dois em alguma coisa, no afã de angariar holofotes ou agregar simpatia. Além disso, desde o Império Romano que o pão e circo acalmam as massas!

Contudo, entre os menos abastados, futebol é pura paixão! Às vezes é onde se vive, perfeitamente, amor e ódio e desprezo e perdão! Tudo em nome da emoção que adoça a vida amarga!

LOGOMARCA-ERON-PORTAL-GRANDE

Texto: Eron J Silva.

 

~~~~~~~~~~~~~

 

POSTAGENS ANTERIORES:

TIMÃO VIRA FREGUÊS DO GUARANI DO PARAGUAI – Agora afundou em casa em nova batalha futebolística.

JÁ PERDEU 3 VEZES SEGUIDAS PARA O GUARANI E AGORA FOI ELIMINADO EM CASA NO CRITÉRIO DO GOL FORA.

Só para lembrar, a mídia esportiva levantou que só o salário do Boselli e do Love pagam toda a folha do time do Guarani.

fernando-fernandez-corinthians-guarani-libertadores-2020_hq8eds4woqrn1m16cgab40c5s

O Corinthians, mais uma vez, tropeçou nos seus erros e nas suas limitações. Não jogou mal e não faltou empenho e vontade de vencer. Faltou estratégia e quem resolvesse nas horas cruciais e matasse o jogo.

Alguns fatos que pesaram:

Corinthians jogou desde os 28 minutos do jogo com inferioridade numérica.

Pontos cruciais: não deveriam ser escalados Cidcley e Pedrinho; um por ter jogado mal em Assunção e o outro por chegar em cima da hora e ainda não estar pronto para assumir tamanha responsabilidade, a de um salvador; o goleiro Cássio falhou na hora que não poderia e em falta cobrada no seu canto; a partir dos 2 a 0, o time, com 10 em campo, não teve capacidade para reter a bola e por isso se fechou muito; o técnico demorou muito colocar Jânderson para desequilibrar no ataque e ajudar a forçar o equilíbrio numérico em campo com expulsões de adversários; porém, as maiores causas ficam por conta da escalação do jogador Pedrinho; ainda não estava preparado para ser a salvação e por isso não poderia ter equilíbrio e nem personalidade suficiente; talvez na ânsia de ser o herói da classificação, recebeu um cartão bobo, por jogada temerária; e na falta que originou sua expulsão é provável que quis fazer uma jogada espetacular e virar manchete com um gol de bicicleta, ou, no mínimo, dar um passe mágico para dentro da área; contudo, confirmou sua qualidade e mostrou vontade de acertar.

 

~~~~~~~

 

OPINIÃO

O MAL DOS CRAQUES CONSIDERADOS JÓIAS

Observe que todos os jogadores considerados promessas de craques sempre tropeçam na vaidade. Veja o susto que passou a Seleção Olímpica recentemente com o salto alto da gurizada…

Os jogadores visados pelo mercado do futebol “se acham demais” e pecam pelo excesso de confiança e na irresponsabilidade. O promessa de ídolo sempre tem muita pressa para virar craque.

Observe que aqueles que não conseguem ser verdadeiros campeões e heróis caem por sua própria história pessoal e geralmente parecem uns desvairados, por isso nem sempre eles prosperam.

Veja se Pelé, Cruijff, Zico, Messi e Cristiano Ronaldo tropeçaram no meio do caminho?

As maiores qualidades psicológicas do campeão: humildade, equilíbrio e pés no chão!

LOGOMARCA-ERON-PORTAL-GRANDE

Texto: Eron J Silva.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

POSTAGEM ANTERIOR

TIMÃO NAUFRAGA EM BATALHA FUTEBOLÍSTICA NO PARAGUAI – A bola foi o que mais atrapalhou o time do Tiago Nunes em jogo duro (de assistir).

O FANTASMA DO CORINTHIANS – GUARANI/PAR – VENCEU POR 1 a 0 E SURROU OS BRASILEIROS TAMBÉM NAS FALTAS.

hqdefault

O juiz venezuelano, Alex Herrera, marcou poucas faltas mas foi a melhor figura em campo no quesito cartões. Deu cartão amarelo até para quem não estava em campo.

guaxcor

corinthians-x-guarani-par_29

 

E o  Guarani, que não tinha nada com isso, jogou bola até deitado, nas faltas e na barreira para as cobranças contra seu gol.

Morel marcou seu gol logo aos 7 minutos e seu time deu bola na trave e boladas no goleiro Cássio. Nas cobranças de falta pelo Corinthians, os paraguaios também faziam barreira deitada.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

POSTAGEM ANTERIOR

AS BEM HUMORADAS DO FUTEBOL: SELEÇÃO “EMPATITE” SÓ GOLEIA DE 1 A 1 – E nosso craque Neymar só participa da largada.

PARECE O COPERSUCAR DO ÉMERSON FITTIPALDI: QUASE SÓ PARTICIPAVA DA LARGADA E SÓ ESTEVE EM DOIS PÓDIOS EM CINCO ANOS.

Seleção Brasileira de Futebol vem colecionando empates nos amistosos caça níquel arranjados pela CBF. Na sua aventura pela Ásia o time do Tite foi mais um fiasco: dois empates em 1 a 1 em Singapura, frente Senegal e Nigéria.

titee

Até parece que foi acometida de uma “empatite”…

…………………..

Vamos matar a saudade de boas vitórias da seleção do Tite?

Último sucesso da seleção foi contra a Argentina e o Peru, na Copa América.

DEU BRASIL NO MAIOR CLÁSSICO DO MUNDO – TEMOR ERA DE NOSSO SOFRIMENTO NOS PÊNALTIS. MAS FOI 2 A 0!

Maior jogo da Copa América foi no Mineirão, hoje à noite : Jesus no 1º tempo e Firmino no 2º fizeram a Argentina ir disputar o 3º lugar.

Seleção já se prepara pra ir ao Maracanã. E a Argentina para ir à Arena Corinthians em busca de um consolo: 0 3º lugar..

Desde 1993 que a Argentina não vence o Brasil.

……………………………………

O QUE DEMOS ANATES

BRASIL CLASSIFICADO NOS PÊNALTIS COM PARAGUAI – Num jogo deses e com um time desses só Jesus salva

Tite culpou o gramado pelo mau futebol da Seleção.

Se perder esta Copa em casa o Tite cai. O jogo com o Paraguai foi 0 a 0 no tempo normal e 4 a 3 para o Brasil nos pênaltis. Agora, que venha a Argentina e depois Uruguai ou Colômbia.

O gol salvador foi de Gabriel Jesus.

O Paraguai se defendeu o jogo inteiro e ainda foi quem teve a melhor chance de gol no tempo regulamentar. Jogou boa parte do segundo tempo com 10 em campo.

Restou-lhe congestionar a área e contar com a sorte. E teve muita sorte mesmo. A ruim Seleção Brasileira martelou, martelou, o tempo todo, e não conseguiu marcar.

Haja  coração, torcida brasileira!!!

………………………………………….

OPINIÃO DO ERON PORTAL

A verdade é que para quem se vangloria de ter o melhor futebol do mundo, estamos muito mal! Para quem precisa ganhar um título internacional, coisa que não acontece desde a Copa América de 2007, estamos muito aquém no futebol.

A Colômbia e o Uruguai estão gastando a bola, mas de tanto fazer gols e ganhar jogos.

A Seleção Brasileira tem gasto a bola, mas de tanto girar em campo, sem objetividade.

Poderemos até ganhar esta Copa América, mas, vai ser com este sofrimento aí. A menos que o time desencante…

Nós só estamos mostrando volume de jogo pela esquerda. E ainda assim depois que o Tite deixou de esconder o Cebolinha no banco e o pôs pra jogar. E não digam que tudo é por falta do Neymar. Com o craque dos milhões de Euros em campo, todos jogam para ele.

O fato é que precisamos logo de quem também corra pela direita e cruze bolas na área. Depois de Garrincha e até do lateral Carlos Alberto, que também ia ao fundo e cruzava, nunca mais tivermos um bom ponta direita. Isso é fundamento no futebol.

Haja sofrimento com essa nossa “Seleção de Ouro”, mas, de ouro só na cor da camisa e nos cofres dos bancos!

Volto a dizer: essa nossa Seleção de futebol é um time canelinha de vidro…

ERON  PORTAL.

Onde controla assessorias.
Texto: Eron J Silva.

…………………………………

O QUE DEMOS POUCO ANTES DO JOGO DE HOJE

HOJE À NOITE É “A PÁTRIA DE CHUTEIRAS” – Mais uma guerra em campo entre Brasil e Paraguai.

O fato é que no futebol o Paraguai sempre tem sido a pedra na chuteira do Brasil.

Como diria Nelson Rodrigue, hoje é a “Pátria de chuteiras”.

Inspirados no jornalista Nelson Rodrigues, apaixonado pela Seleção e pelo futebol carioca, nós aqui do Eron Portal diríamos: Hoje à noite os jogadores devem por o coração no bico da chuteira e honrar as cores da nossa bandeira: no  Manto Sagrado Canarinho!

Se vencerem bem, sem sustos, farão jus aos milhões que ganham por ano.

Mas, a Seleção do Paraguai não é de se matar com a unha…

Quanto a nossa Seleção, é bom que ela tenha consciência de que já é hora de pelo menos no esporte a galera ter alegria!…

ERON PORTAL.

 

………………………………….

O QUE DEMOS ANTES:

SELEÇÃO HONROU O MANTO SAGRADO CANARINHO: 5 a 0.

Tudo bem que o Peru é um velho freguês, mas…

Foi só parar de jogar para o Neymar encher o cofre de Euros que o time jogou por música e todos brilharam.

Ficou comprovado, também, que dois caras só atrapalham a Seleção: o TITE que só esconde quem joga bola pra impor sua filosofia e o Neymar que só rola em campo. Fora de campo só arruma encrenca, dodói e contratos milionários. Não fez falta alguma.

Como pode o TITE deixar no banco um craque como o Éverton! Toda vez que o cara entra, incendeia o jogo… Que tal esse craque jogando no Colorado!

O pior é que a mídia já vem perguntando ao Everton Cebolinha se ele já se acha pronto pra jogar na Europa. Parece é que o Pedro, filho dele que vem por aí já irá nascer na Europa.

Bem que o Jesus poderia ter convertido aquele pênalti. Assim nos cobraríamos dos  6 que o Peru deixou Argentina marcar pra nos tirar da Copa de 78.

CAMPANHA NA 1ª FASE

Brasil 2 , Bolívia 0

Brasil 0, Venezuela 0

Brasil 5 ,  Peru 0

Brasil 1º do grupo com 7 pontos.

…………………………………

O QUE DEMOS ANTES

Amistoso no Beira Rio: Brasil 7, Honduras 0

SELEÇÃO MASCULINA DE FUTEBOL SOBROU EM CAMPO: 7 a 0 – Deste vez a vítima foi Honduras. Só fez turismo no Beira Rio.

O placar de até lembrou o inverso do “Mineiraço”, quando o Brasil tomou 7 a 1 da Alemanha/Copa do Mundo no Brasil.

………………………………….

O QUE DEMOS ANTES:

O FUTEBOL SERIA O ÓPIO DO POVO?

O fato é que durante as competições, especialmente com a seleção envolvida, o torcedor se esquece das mazelas.

A seleção canelinha de vidro da Copa da Rússia, abaixo, foi um carrossel, mas, rolando no gramado. Resultado: voltamos pra cassa mais cedo. E é bom não nos iludirmos muitos neste Copla América. Não se vê um camisa 9 matador. Pode até pintar durante a competição.

BRASIL

 

E o torcedor, ah! Esse precisa de ilusões e de alegria!

É sempre assim, a esperança é a última que morre!

E durante o Brasileirão, a Libertadores, a Copa América e a Copa do Mundo é um um hiato sem pensar nas mazelas da vida.

Vem aí a Copa América e no Brasil ainda por cima. Certamente ela vai desviar as atenções dos graves problemas do País e das pessoas.

Contudo, o futebol tem seu lado bom, mas também seu lado ruim.

Durante ele, sempre há os aproveitadores que na calada dos bastidores consolidam seus interesses.

Cuidado!

……………………………………

O QUE DEMOS ANTES

Faz tempo que a Seleção Brasileira de Futebol não nos dá alegarias. Na Coma do Mundo, só fiascos. Na Copa América chega a ser sofrível!

Os jogadores mal saem das fraldas já estão com a cabeça na Europa.

Sem contar que é um exibicionismo extremo: cabelos e corte esquisitos, tatuagens exóticas e chuteiras coloridas. Tudo para aparecer!

É bem como disse um amigo meus, torcedor ferrenho da Seleção de Futebol:

O Brasil só vai voltar a jogar um bom futebol e ganhar alguma coisa quando os jogadores passarem a usar chuteiras pretas. Atualmente é só exibicionismo e caça de espaços na mídia”.

……………

MAS MESMO ASSIM, DURANTE OS JOGOS DA SELEÇÃO TUDO PARA E AS PESSOAS PARECEM ESQUECER ATÉ A DOR NO FÍSICO E NA ALMA.

Um povo alegre, que gosta de praia, carnaval e que adora uma festa, não poderia mesmo gostar de xadrez, dominó, tênis, hipismo ou golf. Estas não são modalidades esportivas de massa porque não geram alegria, vibração, envolvimento e nem servem de vitrine.

O futebol foi o esporte que mais rapidamente se espalhou pelo País porque, tendo um gramado com um relevo relativamente regular e uma bola, já desperta emoção entre a garotada.

O futebol, ao mesmo tempo em que desvia a atenção das pessoas da base da pirâmide social, especialmente das mais mais excluídas, também serve de vitrine para aqueles do ápice que tem condições de chegar até à Russos para assistir a Copa do Mundo. E há festa melhor que essa?

Durante os governos militares, os intelectuais, sociólogos, socialistas, comunistas e, especialmente os contra o regime, diziam que o futebol era o ópio do povo porque o fazia esquecer das mazelas, da falta de oportunidades e da liberdade. Não deixavam de ter razão, em parte.

Na verdade, a ideia de oferecer pão e circo ao povo para mantê-lo calmo, não durou muito, nem nos impérios mais poderosos. Nem no reino em que vieram alertar à rainha de que o povo clamava por comida e ela perguntou: “Por que eles não comem pão?”

Foi a primeira prova de que nem só de pão e circo vive o homem.

Hoje em dia, o brasileiro gosta de carnaval, praia e futebol porque fazem parte da nossa cultura e por que também são motivos para a diversão, festança e uma boa oportunidade para quem gosta de aparecer. Mas, o brasileiro sempre está antenado e vigilante a tudo. Não é bom subestimá-lo!

Eron Portal.