FARO PELA VIDA FAZ CÃO VIRAR ASTRO NA MÍDIA – Cão treinado em salvamento em crises está nas capas dos jornais de SC.

FARO PELA VIDA FAZ CÃO VIRAR ASTRO NA MÍDIA – Cão treinado em salvamento em crises está nas capas dos jornais de SC.

ESSE CÃO LABRADOR, PODERIA SE DIZER QUE TEM UM FARO TAMBÉM PELA VIDA. ESTÁ EM BRUMADINHO/MG PARTICIPANDO DE BUSCAS A CORPOS E EM SALVAMENTO.

Ele está lá junto com cinco bombeiros de Lages, que integram a tropa de SC que está ajudando nas buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, há 12 dias.

Deu no CL:

1-cachorro

1-c1

Crédito e legenda: Barney foi capa da edição dest terça, 5, do Correio Lageano. Também é notícia em diversos jornais do Estado.

…………………..

Esse cão e seu companheiro em salvamentos, Luciano Rangel, já foram homenageados por bravura em serviço, uma delas durante a tentativa de resgate de uma vítima na Serra Catarinense, num lugar onde atá para o Helicóptero Águia da PM chegar foi difícil.

APRESENTAMOS O CBB- CÃO BOMBEIRO BARNEY

WhatsApp Image 2019-02-05 at 16.46.40

O Barney já foi homenageado com “aplausos e louvor” na Câmara de Vereadores de Lages, por indicação em Moção Legislativa do vereador Jean Pierre/PSD, pela sua atuação num difícil resgate de uma pessoa já sem vida, em Bocaina do Sul/SC.

Pendurados em cordas e fazendo rapel, o Barney e seu companheiro, atuaram colocando em riso até a própria vida.

A princípio, a mídia não deu muita importância ao fato, que pouco foi explorado no jornalismo local. Contudo, o treinamento e a atuação em salvamentos foi o que levou o cão a hoje estar em Minas, atuando na busca de corpos na tragédia em Brumadinho.

……………………………………………….

INVESTIMENTO IMPORTANTE.

Uma fração dos recursos do Funrebom de Lages vai auxiliar na manutenção dos serviços de treinamento do Cão Bombeiro Barney. O Funrebom vem de uma parte de taxas que você paga ao Município para o aparelhamento e manutenção dos equipamentos e estrutura do Corpo de Bombeiros.

A grande novidade, neste momento, será o auxílio de um cachorro da raça labrador ao serviço de salvamento dos Bombeiros  em Lages.

Certamente você já ouviu o ditado popular de que o cão é o melhor amigo do homem”. Essa denominação, que para muitos não passa de uma simples frase falada no dia a dia, pode ser a mais pura verdade, ainda mais quando falamos de um cão treinado e devidamente preparado e pronto para a busca e auxílio em salvamento e resgate de pessoas nas mais variadas ocorrências e situações adversas.

Saiba mais no conteúdo disponibilizado pela Secretaria de Comunicação Social.

ANEXO

MOÇÃO DE APLAUSOS AOS BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIOS E AO CÃO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTOS QUE ATUARAM RECENTEMENTE NA REGIÃO.

JEAN PIERRE EZEQUIEL, Vereador com assento nesta Casa Legislativa, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem à presença de Vossa Excelência requerer, após manifestação do Egrégio Plenário, envio de Moção Legislativa aos Bombeiros Militares e Comunitários, bem como ao cão Barney, com o seguinte teor:

A CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES, no uso de suas atribuições legais e regimentais, acatando proposição do Vereador acima nominado, envia:
MOÇÃO LEGISLATIVA

Que os bombeiros militares e voluntários bem como o cão Barney, foram essenciais para um difícil resgate que ocorreu na cidade de Bocaina do Sul.

Todos os envolvidos cumpriram com mais que esmero a sua missão de executar a atividade de busca e resgate, o que mostra que a Corporação é imprescindível, devido a sua grande importância para todos.

A Corporação é composta por homens e mulheres abnegados e corajosos, que muitas vezes colocam em risco a própria vida para salvar a dos outros. Verdadeiros heróis!

Devemos sempre prestar homenagem ao Corpo de Bombeiros independentemente da ocasião. Porém, no presente caso, um resgate de uma pessoa já sem vida, em local de difícil acesso, que levou os envolvidos a extremo desgaste físico, e também emocional (dado a pressão popular) devemos prestar ainda mais nossas saudações, tendo em vista que todos da equipe e o cão extrapolaram todos os limites de segurança para terminar a operação, e ao final retirar a vítima do local e trazer alento aos familiares e amigos.

Nas situações mais adversas, nos momentos de maior dor e desespero, os Bombeiros são o braço amigo com quem sempre podemos contar. Por isso viemos através desta, expressar todo o nosso apreço, consideração e agradecimento por tudo o que a Corporação representa e tem feito pela sociedade.

Ante o exposto, atendidas as formalidades de praxe, requeiro que conste na ata desta Sessão Legislativa, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS aos Bombeiros Militares e Voluntários, bem como ao cão de busca e salvamento Barney:
Militares envolvidos:
Cap Mateus Muniz Corradini
Asp Oficial Guilherme Dall Igna
Asp Oficial Barbara Fortkamp
3º Sgt Lucio Vitorino Córdova
3º Sgt Maicon da Silva Ataide
Sd Luciano Warth S. Rangel
Sd Guilherme Pereira Galli
Bombeiros Comunitários:
Sullivan Ramos dos Santos
Mathias Martinelli

Dê-se ciência desta Moção ao Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, ao Excelentíssimo Senhor Comandante João Valério Lopes do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de Santa Catarina, e ao Capitão Ivonilso Varela Duarte, Capitão do BM 1º/5ºBBM de Lages.

Em Santa Catarina, os Batalhões de Corpo de Bombeiros Militares possuem dez animais para operações com cães. Lages é um destes Batalhões com esta importante ferramenta de trabalho. O cão bombeiro Barney, da raça labrador, com pouco mais de dois anos de idade, é o representante deste seleto grupo que está à disposição para os serviços de busca. Sua atuação não se restringe apenas a Lages e região, mas se estende a outras cidades e regiões do Estado, o que representa quase metade do território catarinense sob sua jurisdição e responsabilidade.

Barney é um cachorro já planejado para este tipo de trabalho. Vem de uma ninhada, cujos pais atuam neste gênero de operação. Mas não pense que ele só está disponível para o serviço, o tempo todo. Nos intervalos de cada treinamento ele tem todas as características de um cão brincalhão, dócil e amigo.

Para manter este importante serviço é necessário um investimento para treinamento e cuidados. Barney se alimenta com ração apropriada e alguns suplementos alimentares. Pratica exercícios físicos: anda em esteira e faz natação.

Com os recursos arrecadados através do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), um tributo municipal, é capaz de realizar consultas e exames em clínicas veterinárias, adquirir brinquedos, equipamentos, e fazer treinamentos específicos.

TRABALHO COMO BRINCADEIRA

O treinamento de Barney é intenso, com uma programação já definida. De acordo com o soldado e condutor do cão, Luciano Rangel, todo este processo na busca de vítimas é como uma brincadeira para o animal. “Ele não busca por simples obrigação, mas sim por ser prazeroso. Para isso, trabalhamos e aguçamos ainda mais o sentido do olfato do cão para as operações dos Bombeiros Militares”, destaca.

Barney está pronto para atuar na busca urbana e rural. “Um exemplo são as estruturas colapsadas nas áreas urbanas, assim como aconteceu no prédio que desabou no início no mês de maio, em São Paulo. Uma irmã do Barney ajudou neste trabalho em apoio às equipes humanas na busca das vítimas”, salienta o soldado Rangel.

A última atuação de Barney, até o fechamento desta matéria, foi em uma área rural do município de Urubici, em um local de difícil acesso. Nesta oportunidade, infelizmente a vítima já estava sem vida, mas a atuação do cão foi de suma importância para a localização do corpo. “Como parâmetros, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estabelece que o cão, para atuar, tenha no mínimo um ano e meio de vida, com constantes treinamentos e provas de certificação, em que se simulam ocorrências com avaliações de árbitros especializados no condicionamento canino”, explica o soldado.

Para o soldado Guilherme Galli, que também participa das operações com cães, a atuação de Barney, principalmente no período noturno, contribui para o sucesso das missões. “Ele auxilia muito as equipes humanas. Em uma ocorrência, sua área de atuação é maior na busca por vítimas”, conclui.

Barney é um cachorro já planejado para este tipo de trabalho. Vem de uma ninhada, cujos pais atuam neste gênero de operação / Fotos: Toninho Vieira



Politica de Privacidade!