Foto: Campos Gerais Rural
TÉCNICOS ESTIMAM EM 200 MIL A POPULAÇÃO DE JAVALI EM SC
Essa espécie exótica, mais conhecida por ‘javali-europeu’, além de atacar e dizimar lavouras, pomares, pequenos aninais e a biodiversidade geral, também preocupa devido ao perigo que representa à sanidade animal produtiva.
Atacam, perigosamente, até pessoas, além de matar e comer terneiros e outros animais recém-nascidos.
Veja detalhes na cobertura do Blog Olivete Salmória a evento que tratou sobre o assunto em Lages/SC:
“Estima-se que haja uma população de 200 mil javalis em SC
A necessidade da caça como meio de controle da população de javali foi destacada durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, na noite da quinta-feira (26), em Lages, para tratar do manejo sustentável dessa espécie em Santa Catarina.
Autoridades, produtores rurais e caçadores participaram do encontro, promovido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.
O javali-europeu é uma espécie exótica, que não tem predadores e se reproduz de maneira acelerada.
Segundo o proponente da audiência, o deputado Lucas Neves (Podemos), estima-se que haja uma população de 200 mil javalis no estado, que causam estragos em lavouras, rebanhos e ameaçam a biodiversidade local.
O parlamentar é autor do Projeto de Lei (PL) 393/2023, em tramitação na Alesc, que autoriza o controle populacional e manejo sustentável do javali.
Ele acredita que essa é a melhor alternativa para enfrentar o problema.
“É uma situação que está trazendo temor para o campo”, disse Lucas.
“Precisamos conscientizar a população dessa ameaça e, ao mesmo tempo, garantir que os caçadores tenham a autorização necessária para fazer o controle dessa espécie.”
Temores
O público que se manifestou durante a audiência demonstrou apreensão com a ausência do controle populacional desses animais.
A preocupação aumentou ainda mais com a decisão do Ibama, em agosto passado, de suspender a concessão de novas autorizações para a caça do bicho.
O médico veterinário José Cristani, professor da Udesc/Lages, afirmou que os javalis ameaçam a sanidade animal dos rebanhos produtivos do estado, o que pode causar prejuízos incalculáveis para a pecuária.
Já o produtor de vinhos Geraldo Possamai disse que no ano passado teve destruídas videiras de sua propriedade. Além disso, bezerros foram atacados e mortos pelos javalis”.
Deixe Seu Comentários