COM EXCELÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE CRICIÚMA VEM ‘FAZENDO ESCOLA’

COM EXCELÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE CRICIÚMA VEM ‘FAZENDO ESCOLA’

 

É uma referência em ações antes da pandemia, durante, na vacinação e neste começo de ‘novo normal’.

 

SISTEMA PIONEIRO DE TRANSPORTE DE PACIENTES POR MOTORISTA DE APLICATIVO

Unindo a Saúde à tecnologia, informação e inovação, mais uma vez Criciúma/SC ‘fez escola’.

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Diretoria de Tecnologia e Inovação humanizou o atendimento a pacientes que precisam de transporte para realizar sessões de quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia, serviços prestados pela rede da prefeitura.

Além da humanização, conforto e segurança, o projeto do aplicativo ainda resultou numa economia de mais de 60% nos custos pelo modelo anterior que era prestado simultaneamente em diversas especialidades por uma frota extremamente depreciada, com alto custo de manutenção e com mão de obra própria, feito através de agendamento individual direto na secretaria.

Há um ano e meio o erviço era moroso e caro, hoje a consegue o atendimento direto na Central de Agendamento e os pacientes que não possuem tecnologia (smartphone e aplicativo) nem habilidade para operar, conseguem contato com a Central, que faz a comunicação entre o paciente e o motorista, o qual o busca e leva em casa.

Com o projeto, um serviço que custava R$ 4,38 o KM caiu para R$ 1,77, ou seja, cerca de 60% mais barato e com muito mais conforto, segurança e rapidez.

A meta da Secretaria, hoje, é  chegar a 400 mil km/ano, ou seja: passar de 25 mil km por mês.

Um serviço idealizado antes da pandemia foi devidamente apropriado para o enorme desafio que era atender essas pessoas durante o período da emergência.

Diante do sucesso e a viabilidade do serviço, prefeituras de diversos pontos do país já estão buscando informações e implantando o modelo em suas redes de saúde.

 

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19

Alguns serviços já começam a ser desativados.

 

WhatsApp Image 2021-09-10 at 20.32.23

 

BAIXA DEMANDA LEVA À REDUÇÃO DE SERVIÇOS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

            Um fato novo, quase de norte da sul do País, é a redução do atendimento a pacientes de Covid-19. Em alguns estados, a persistir a queda na demanda, até já se pensa na desativação de serviços como o de triagem.

VEJA UM EXEMPLO:

CRICIÚMA/SC COMEÇA A REDUZIR HORÁRIO DE ATENDIMENTO

E já pensa em interromper serviço no Centro de Triagem

O Centro de Triagem Coronavírus, localizado na região central da cidade, deixa de ser 24h nesta quarta (22) e passa a atender das 7h às 19h. A alteração de horário é devido à baixa procura de pacientes suspeitos de Covid-19 e que ficou bem evidente depois do início da vacinação contra a doença.

“Atendíamos cerca de 200 pessoas por dia e mais de 60 no período noturno. Atualmente são aproximadamente 50 pessoas de dia e não passa muito de dez durante a noite”, informa a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Helena Cardoso.

Ainda de acordo com a coordenadora, a alteração de horário, em princípio, será feita por um mês para verificar a procura, e depois o atendimento será revisto. “Nestes 30 dias vamos analisar a demanda e, caso continue baixando, o atendimento no CT deve ser interrompido”, enfatizou Sandra, acrescentando que a estrutura deverá ficar em stand by e ser remontada, caso haja necessidade.

OUTROS ATENDIMENTOS DA COVID-19 

O secretário Acélio Casagrande lembra que existem outros locais que também prestam atendimento ao público sobre Covid-19. “Além do CT nós temos o atendimento online, atendimento pelo Telecovid e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para encaminhamentos. Em cada região de saúde temos uma unidade referência e nossos profissionais estão prontos para atender bem todos que procurarem”, destacou o secretário, acrescentando que “a vacinação também prossegue e as pessoas devem ficar atentas à aplicação da segunda dose para concluir o ciclo vacinal”.

INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com mais de 14 anos: quarta-feira (22) tem horário estendido no Salão Paroquial da Santa Bárbara, até às 20h.

Podem se vacinar adolescentes de acima de 14 anos, e adolescentes de 12 a 13 anos com comorbidades (é necessário documentos que comprovem a comorbidade).

A vacinação dos adolescentes está condicionada a autorização dos pais e/ou responsáveis legais

Pessoas acima de 18 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19.

Dose de reforço para:

IMUNOSSUPRIMIDOS (listagem completa disponível no Minha Vacina)
IDOSOS com 80 anos e acima que completaram o esquema vacinal, há pelo menos seis meses

Calendário de vacinação da 2ª dose desta quarta-feira (22):

Coronavac quem tomou a 1ª dose até 01 de Setembro
Astrazeneca quem tomou a 1ª dose até 02 de Julho
Pfizer quem tomou a 1ª dose até 09 de Julho

Informação:

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Criciúma

 

EXCELÊNCIA NA GESTÃO DA SAÚDE FAZ A DIFERENÇA NO SUL DE SC

Uma cidade referência em ações durante a pandemia e agora na vacinação.

 

CRICIÚMA/SC JÁ RECEBEU O ‘PRÊMIO SAÚDE BRASIL’, CATEGORIA EXCELÊNCIA

Agora já pode ser citada como ‘cidade referência também no enfrentamento à pandemia do Coronavírus’

Sob orientação do visionário prefeito Clésio Salvaro, um peso-pesado em gestão pública e sólida vivência na Saúde, Acélio Casagrande, vem revolucionando a estrutura da Saúde local e mais recentemente fazendo a diferença também ao enfrentar a pandemia Coronavírus.

Durante a pandemia, depois de dar conta com desenvoltura no atendimento e socorro à população local atingida pela Covidd-19, foi uma das cidades a receber pacientes contaminados pela doença e em estado grave; um dos casos foi o socorro a Chapecó.

Criciúma foi uma das cidades-pólo que também viveu níveis gravíssimos, na contaminação, ocupação de leitos e de UTIs, mas também foi a que registou números relativamente baixos em perdas de vidas humanas.

Agora, desde o começo da campanha de imunização, mais uma vez pesaram a organização e a experiência do comando, tanto do prefeito Salvaro como do secretário Acélio.

 

WhatsApp Image 2021-09-10 at 20.35.32

 

Para ajudar a comprovar a veracidade e dar mais respaldo ao dito acima, é bom dizer que a campanha de imunização em Criciúma já chegou ao braço do universo de pessoas entre os 12 e os 17 anos.

 

O PAÍS IDEAL NA VISÃO DE ACÉLIO CASAGRANDE

“Eu quero é um país com menos inflação, com mais saúde para todos, com qualidade de vida, e onde o aposentado e o trabalhador tenham plenas condições de sustentar sua família. Onde as brigas políticas sejam para ter mais escolas, mais saúde e mais segurança. Briga política sem objetivos não faz sentido, pois não contribuem em nada para que essas coisas melhorarem”, diz ele.

 

MAS QUEM É ACÉLIO CASAGRANDE?

Ele nasceu em 1º de dezembro de 1961 em Criciúma, bairro Sangão. Graduou-se em Administração de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e fez Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Antes de ingressar na vida pública, trabalhou por 12 anos na iniciativa privada.

Desde 1993 que é agente público, exercendo cargos de gestão e mandatos eletivos.

Iniciou como chefe de Gabinete do ex-prefeitos Eduardo Pinho Moreira, foi secretário municipal da Fazenda, secretário municipal da Saúde, em 2001 Vereador mais votado, depois secretário do Desenvolvimento Regional, deputado federa (2007 -2011), secretário da Articulação Nacional do Governo de SC, secretário-adjunto de Estado da Saúde e em janeiro de 2018 assumiu como Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina. Atualmente é Secretário Municipal da Saúde a convite do prefeito Clásio Salvaro.

ALGUNS DOS AVANÇOS QUE TEM SUAS DIGITAIS

Como secretário municipal de Saúde de Criciúma já colocou a Saúde da cidade entre as cinco melhores do País, na categoria ‘Excelência’, o que lhe rendeu a homenagem com o ‘Prêmio Saúde Brasil’.

Implantou o Programa Disque-Ambulância 24 horas (que inspirou o hoje Samu), instalou a UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina e inaugurou o primeiro Acelerador Linear do Hospital São José.

Seu projeto mais ambicioso é criar na estrutura de Saúde em Criciúma um centro de tratamento curativo de alta complexidade. Na Saúde preventiva, no atendimento básico e de média complexidade a cidade já é modelo em Santa Catarina.

Sem citar melhorias que já havia conseguido quando e esteve nos outros cargos como gestor.

 

PROGRAMAÇÃO ENVIADA PELA SECRETARIA DA SAÚDE

Amanhã, sábado (11), começa a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 17 anos, sendo 10% das doses destinadas a adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidades.

Sábado também tem #repescagem para QUALQUER PESSOA acima de 18 anos que ainda não se vacinou contra a Covid-19.

📍 A vacinação será no Salão Paroquial da Santa Bárbara, das 8h às 17h.

⚠️ A vacinação dos adolescentes está condicionada a autorização dos pais e/ou responsáveis legais.

👉 Caso o adolescente esteja acompanhado por um adulto responsável, a vacinação pode ser consentida por meio de uma autorização verbal.

👉 Caso não haja presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de assentimento assinado pelos responsáveis, o modelo do termo encontra-se disponível no site do Minha Vacina.

 

Segue abaixo os documentos que comprovem a comorbidade:

✅ Laudo médico ou exame comprobatório que indique a comorbidade ou deficiência;
✅ Comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada;
✅ Documento oficial com indicação da deficiência;
✅ Cartões de gratuidade do transporte público que indique a condição de deficiência permanente;
✅ Laudo emitido por nutricionista no caso de obesidade;
✅ Declaração de equipe multidisciplinar, que indique a condição de deficiência ou comorbidade;
✅ Autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.

Bora, tomar sua dose da vacina? 👊

 

Atenção para a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 desta sábado (11).

Confira o calendário da 2ª dose:

Coronavac quem tomou a 1ª dose até 17 de Agosto
Astrazeneca quem tomou a 1ª dose até 2 de Julho
Pfizer quem tomou a 1ª dose até 21 de Junho

#VacinaSalva

 



Politica de Privacidade!