Estudantes visitam Lages para aprender sobre suas origens

Estudantes visitam Lages para aprender sobre suas origens

Foto: Fabrício Furtado
Estudantes da cidade de Taió visitam o Memorial Nereu Ramos, Fundação Cultural de Lages e Museu Thiago de Castro
Mesmo com fim da Primavera dos Museus, Lages continua recebendo estudantes de outras cidades para visitações nos locais de preservação e estudos da memória da região. Na manhã desta terça-feira (28), trinta e seis alunos do quinto ano da Escola Leopoldo Jacobsen do município de Taió, visitaram o Memorial Nereu Ramos, Fundação Cultural e Museu Thiago de Castro com o objetivo de conhecer a história do Presidente Nereu Ramos e saber mais sobre as suas origens, isso pelo motivo que o primeiro morador da cidade saiu de Lages por volta de 1867 e fixou residência às margens do Rio Taió que deu nome ao município. Segundo registros, Emil Odebrecht realizava serviços de abertura de estradas e em um desses trabalhos realizados em Lages tomou destino ao Alto Vale do Itajaí e por lá ficou.

Segundo a professora Catia Blogoslowoski, a iniciativa tem o propósito de mostrar aos alunos que Lages, a Revolução Farroupilha e o Caminho das Tropas têm forte ligação com Taió. “Lages tem relação direta com nossa cidade, daqui saiu nosso fundador, o município também fez parte do roteiro do Caminho das Tropas e com isso muitos dos ascendentes dos nossos alunos tiveram suas origens em Lages”, comenta.

Para agendamentos de visitas guiadas ao Memorial Nereu Ramos basta ligar no número (49) 3223 54 10, para o Museu Thiago de Casto o contato é através do telefone (49) 3224 7425.