JORNALISMO DE LUTO! AGORA O MUNDO FICA MENOS CONHECIDO NO BRASIL SEM GLÓRIA MARIA

JORNALISMO DE LUTO! AGORA O MUNDO FICA MENOS CONHECIDO NO BRASIL SEM GLÓRIA MARIA

Fotos deste post: G1, Prefeitura de Santos e Shutterstock.com

 

Por que será que os melhores e bons de alma vão embora tão cedo?

Há quem diga que uns vão mais cedo para que fiquem a falta e o exemplo e, assim, fixem referências.

 

LUTO NO JORNALISMO

 

Nesta quinta (2) a repórter e jornalista Glória Maria, da Rede Globo, nos deixou.

Para dar a exata dimensão do peso do trabalho dela vamos inverter a ordem natural de uma frase: o mundo ficou mais conhecido no Brasil, graças à Glória Maria. 

Ela foi embora tão cedo, mas com o dever cumprido e toda envolta em brilho.

Uma profissional que enriqueceu a história da mulher brasileira na comunicação e serviu de inspiração a gerações.

Na mochila, Glória leva inúmeros troféus, medalhas, vitórias e sucesso materializado… 

É difícil um país onde não tenha um rasto dela.

Como disse ontem seu colega César Tralli, “parecia que ela tinha rodinhas nos pés”.

Além das viagens e reportagens arrojadas, Glória entrevistou ícones de inúmeros setores, inclusive mitos que não falavam, como o Michael Jackson.

 

Basta observarmos a lista dos que nos deixaram, só nos últimos 2 anos, que vamos perceber que foram embora mas fixaram referências.

 

images (14)

 

COMEÇANDO POR PELÉ, PODERÍAMOS PARTIR DOS MAIS RECENTES PARA TRÁS, QUE LOGO VEREMOS, TAMBÉM, FIGURAS DONAS DE UMA HISTÓRIA MUITO RICA.

PARTINDO DE HOJE (2) DIA EM QUE A JORNALISTA GLÓRIA MARIA NOS DEIXOU, VAMOS PERCEBER QUE HÁ 2 ANOS E POUCO, UMA DAS MAIORES PROMESSAS DE HOMEM PÚBLICO NACIONAL NOS DEIXOU: BRUNO COVAS, EX-PREFEITO DE SÃO PAULO

Foi mais um que foi bem cedo, mas contribuindo para eternizar o bom exemplo e solidificar uma referência.

Focando no lado oposto, até parece que os medíocres e maus vivem mais por outra missão: construir muros, vender ilusões e destilar veneno.

Muitos dos bons talvez estejam indo embora mais cedo porque já cumpriram a missão em etão pouco tempo.

Até para que fique sua falta; para fixar a referência; e fazer triunfar o bom exemplo.

 

EM 2021

A POLÍTICA DE LUTO

 

Tempos emblemáticos 

       Vivemo um tempo em que tombam tantos gigantes e que prosperam tantos enganadores, tantas nulidades e tantas iniquidades.

Sem dúvida, são tempos emblemáticos; um marco na História recente da Humanidade! 

 

sao-paulobrazil-may-07-2018-260nw-1086087503

No mesmo final de semana duas referências nos deixaram, sendo que ainda tinham tanto a nos oferecer: a atriz Eva Wilma e o prefeito Bruno Covas, de São Paulo.

VEJA UMA SÉRIE DE PROVÁVEIS CAUSAS QUE, TEORICAMENTE, LEVAM ALGUÉM A MORRER MAIS CEDO.

EM NOSSA CARREIRA JÁ OUVIMOS MUITOS ESPECIALISTAS E TAMBÉM PESQUISAMOS PARA VOCÊ.

Uma das grandes dificuldades é explicar por que, apesar de a expectativa de vida estar aumentando, mesmo assim, ainda tanta gente de qualidade vai embora tão cedo.

Até há uma afirmativa popular que diz: gente boa MORRE mais cedo e gente ruim, que só destila veneno, vive até mais de 100 anos…

Pelo nosso levantamento com relação ao assunto – morte mais cedo – que estamos postando aqui, a ordem é mais ou menos esta:

Mortes pré-maturas

Vítimas de infortúnio, que é o óbito por tragédias, acidentes e até por azar de estar no lugar errado (onde não deveria) num atentado, por exemplo; devido a doenças e pandemias; por não cuidar da saúde preventiva; por autoflagelo; pela boca, ou seja, consumir coisas, deliberadamente para que lhes prejudiquem, sabendo que fazem mal; suicídio; entre outros.

A pandemia da Covid-19 levou os mais idosos, porém, agora, prematuramente, muitos mais jovens são vítimas. São trajetórias de vida interrompidas e que ainda teriam muito a contribuir para a Humanidade.

E é lógico que apenas por problemas relativos à senilidade (velhice) só poderia ser o último caso; falamos aqui de mortes mais cedo.

 

ALGUNS QUE NOS DEIXARAM

Só pense quantos dos 50 e 60 que nos deixaram mais recentemente!

Gente de quem já estamos sentindo saudade!

 

 

1403855_427191

 

                        Vivemos um tempo em que se vê prosperar tanta iniquidade e “triunfar* tanta nulidade”. Um ano em que tombam tantos gigantes e que prosperam tantos enganadores. Perceba que, independentemente de que alguns tenham eventuais lados inadequados (até porque são humanos), morrem muitas reservas de qualidade em seus devidos quadrados.

 

Só para citar alguns, em pouco tempo já perdemos: Paulo Gustavo, Fernando Vanucci, Seu Francisco Camargo, Agnaldo Timóteo, Genival Lacerda, Maradona, entre tantos outros.

Já estão nos fazendo falta!

 

(Triunfar*: Rui Barbosa disse algo em torno deste tema).

 

(*) Rui Barbosa:

Anexo

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Fonte: Google.



Politica de Privacidade!