ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA

ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA

Matérias aprovadas nesta segunda-feira (8/5)

 

Nicola destaca demandas do Jardim das Paineiras, Mineira Velha e Santa Augusta

 

eba4b733-4266-4252-bffc-6b5f7c092521

 

Nícola Martins tem questionamentos para o poder executivo. Ele verifica a existência de um estudo para a pavimentação da Rua Docelira Claudina Evaristo, no Bairro Jardim das Paineiras, e de um projeto para repavimentação asfáltica e revitalização do passeio público de toda a extensão da Rua Arcângelo Meller, importante via de ligação entre os Bairros Mineira Velha e Santa Augusta.

 

Zairo Casagrande quer tornar o X-salada patrimônio imaterial da cidade

Zairo Casagrande (PDT) solicita á Fundação Cultural de Criciúma que faça um estudo sobre a possibilidade de caracterização de um item da alimentação do criciumense, o x-salada, em patrimônio imaterial local, transformando-o em comida típica.

Manoel Rozeng atua pela implantação de rótula no Sangão

Manoel Rozeng (PP) busca uma informação do poder executivo. Ele quer saber quando será implantada a rótula ou trevo alemão para acesso aos loteamentos Marisa e Chaminé, Usina de Asfalto da prefeitura e ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, no cruzamento da Rodovia Jorge Lacerda (SC 108) com Rua Carlo Gambalonga, Bairro Sangão.

O vereador também questiona se há projeto para pavimentação asfáltica ou com lajotas das ruas Amábile Milanez Sônego, Benedito Narciso da Rocha e Severino Pereira Silva, no Bairro Santo Antônio. De acordo com Rozeng, os moradores reclamam da poeira provocada pela passagem dos carros, além da má conservação destas vias públicas.

Para finalizar, ainda ao poder executivo, o parlamentar pergunta se, no cronograma de manutenção da Prefeitura, está contemplada a reposição do complemento da passarela na ponte da Rua José Saturnino Pacheco, Bairro Santo Antônio. Rozeng alerta que a falta deste complemento oferece alto risco de acidentes, inclusive fatais.

Comissão de obras trabalha por mutirão para limpeza de terrenos baldios

Os membros da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Criciúma, Obadias Benones (Avante), Paulo Ferrarezi (MDB), Márcio Darós (PSDB), Manoel Rozeng (PP), Roseli De Lucca (PSDB) e Zairo Casagrande (PDT), têm um questionamento ao poder executivo. Eles querem saber de existe a possibilidade de um mutirão para limpeza de terrenos próprios baldios e de reforço da fiscalização/notificação dos terrenos particulares, principalmente daqueles próximos às escolas e dos que avançam os leitos das ruas.

Ferrarezi requer caminhão multiuso para atendendimento das comunidades

Paulo Ferrarezi (MDB) questiona o chefe do poder executivo sobre a possibilidade de aquisição de um caminhão multiuso para atender às demandas de infraestrutura e de serviços básicos das comunidades como, por exemplo, a desobstrução de bocas de lobo e de rede pluvial.

O vereador também questiona quando serão realizadas as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Nova Esperança, uma vez que o projeto da obra já existe. Além disso, Ferrarezi quer saber se há garantia de recursos para a execução dos trabalhos.

Para finalizar, e ainda ao chefe do poder executivo, Ferrarezi verifica a viabilidade de um estudo para revitalização asfáltica, criação de pista de caminhada e ciclovia na Avenida Metropolitana, no bairro Cidade Mineira Nova.

Nícola destaca demandas do Jardim das Paineiras, Mineira Velha e Santa Augusta

Nícola Martins tem questionamentos para o poder executivo. Ele verifica a existência de um estudo para a pavimentação da Rua Docelira Claudina Evaristo, no Bairro Jardim das Paineiras, e de um projeto para repavimentação asfáltica e revitalização do passeio público de toda a extensão da Rua Arcângelo Meller, importante via de ligação entre os Bairros Mineira Velha e Santa Augusta.

Toninho da Figueira aponta necessidade de reforma na UBS da Linha Anta

Toninho da Figueira verifica com o poder executivo a possibilidade de realizar, com urgência, reformas na rede de esgoto e na rede elétrica da Unidade de Saúde do Bairro Linha Batista. Se a resposta for positiva, o vereador solicita o cronograma de obras. Se for negativa, pede uma justificativa.

 

Matérias aprovadas nesta terça-feira (2/5)

 

Paulo Ferrarezi verifica possibilidade de faixa elevada próxima à Satc

 

Paulo Ferraezi (MDB) questiona o poder executivo sobre a possibilidade da realização de um estudo para instalação de uma faixa de pedestre elevada na Rodovia Governador Jorge Lacerda, nas proximidades do Portão 9 de acesso à Satc.

Toninho da Figueira trabalha por demandas do Boa Vista e São Francisco

Toninho da Figueira (PSDB) questiona o poder executivo sobre a existência de projeto para pavimentação asfáltica da Rua Corupá, no Bairro Boa Vista, e para a revitalização da camada asfáltica das Ruas Tangará e São Ludgéro, no Bairro São Francisco. Se as respostas forem positivas,o vereador solicita previsão para início das obras e, em caso negativo,pede as justificas.

Salésio sugere placas indicativas com CEP em ruas da cidade

O presidente Salésio Lima (PSD) verifica algumas situações com o chede do poder executivo. Salésio questiona a possibilidade de recapeamento asfáltico da Rua Rufino João Eufrásio, no Bairro Vila Manaus, além da instalação de placas denominativas/indicativas, com o respectivo CEP, em ruas da cidade. Confira-as a seguir. Santina Simoni Perdoná, Pedro Duarte, Claudenir de Souza, João Just, Recanto das Hortências, Orlando Luciano Oliveira, Elisa Santinoni Machado, Pedro Dagostin, Pedro Morona, Ítalo Zanzi, Adelmo Rodrigues, Amadeu Gonçalves Dias, Claudio da Silveira Alves, Sebastião Manoel Alano, Braz Cardoso Fernandes, Placidina Inácia Fernandes, Luís Eurico Tejera Lisboa, João José Tristão, Pedro Vergílio Serafim, Catarina, 3 de Maio, Benta Torres Cabral, Ana Manfioletti Lima, João Pacheco de Souza, Miguel Pires Luiz, 98, Antônio Vonsnieski, Divo Fernandes de Oliveira, Travessa Marly Luzia Vieira, Primo Meller, Victório Benincá, Cândido Francisco Fortuna, Júlio Rabelo Gomes, 1308, Selezina dos Santos Lopes, Liberato Rocha, Rosa Dagostin Pasini, Tereza de Jesus Gomes, Osvaldo da Conceição, Clair Ângelo Barbosa, Osvaldo Serafim, Maria de Lurdes Deiter, Linda Casagrande Gomes, Ildefonso Lopes e Irio Netto.

Márcio Darós sai em defesa dos grupos folclóricos da cidade

Márcio Darós da Luz (PSDB) pergunta ao chefe do poder executivo se existe algum estudo de viabilidade da cessão do espaço onde funcionava um restaurante, no Parque das Nações, aos grupos folclóricos do Município. De acordo com o vereador, os grupos poderiam realizar reuniões e ensaios, desde que se comprometessem com a manutenção e despesas de adequação do local. Para ele, esta seria uma alternativa para continuarem resgatando e preservando as tradições dos povos que colonizaram Criciúma, já que vêm passando muitas dificuldades para realizarem seu eventos e atividades.

Nícola requer informações sobre as redes sociais oficiais do governo municipal

Nícola Martins requer algumas informações do chefe do poder executivo. O vereador quer saber quantas e quais são as páginas oficiais da prefeitura, secretarias e fundações no Instagram, Facebook, TikTok e Twitter e se há usuários bloqueados ou restritos nestas redes sociais oficiais. Se a resposta for afirmativa, Nícola solicita lista dos nomes de usuários e motivos que levaram ao bloqueio ou restrição.

Zairo questiona previsão de pavimentação no Morro Estevão

Zairo Casagande (PDT) pergunta ao chefe do poder executivo quando será asfaltada a Rua João Novak, no Loteamento São João, Bairro Morro Estevão.

Giovana Mondardo trabalha por reparos em ruas do Bairro Univrsitário

Giovana Mondardo (PCdoB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. A vereadora quer saber se já existe previsão para os reparos necessários nas ruas São Martinho, São João Batista e São Domingos, no Bairro Universitário.

Mesa Diretora atende encaminhamentos requeridos pela UABC

Atendendo aos encaminhamentos requeridos pelos representantes da União das Associações de Bairros de Criciúma – UABC, durante a Tribuna Livre da última terça-feira (25), os membros da Mesa Diretora, Salésio Lima (PSD), Márcio Darós (PSDB), Roseli De Lucca (PSDB) e Obadias Benones (Avante), questionam o chefe do poder executivo sobre a possibilidade de implantação de uma intendência na grande Próspera; da criação de um cronograma municipal de limpeza e reparo das bocas de lobo e de um planejamento de visitas da Secretaria de Saúde às Unidades Básicas de Saúde, se possível com a presença do secretário da pasta e das lideranças do bairro visitado.

Jair Alexandre atua por maior agilidade no atendimento oftalmológico no Município

Jair Alexandre (PL) busca informações do poder executivo municipal. O vereador quer saber se existe alguma ação imediata prevista para agilizar atendimentos na área de oftalmologia no Município. Em resposta positiva, Jair questiona quais ações estão sendo tomadas para a diminuição da fila para esta especialidade. Caso não haja ações, pergunta o motivo.

Já para a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), Jair Alexandre pergunta se é de conhecimento que, na Escola Estadual Cívico Militar Joaquim Ramos, em aula de Moral e Ética para alunos do segundo ano, uma professora trabalhou letra de música que representa ofensa à crença religiosa de alguns estudantes. Seguinte o conteúdo: “Deus pra mim é Djonga, não me leve a mal militar boçal, devia soltar o anel, vai ser até mais fácil de entrar no céu (meu precioso), Jesus era anarquista, não era racista jogado na pista, bebia vinho e chupava Madalena respeitava as mina e fudia o sistema. Cê tá enganado falando de família, tá parecendo o Dória, rodeado de puta, broxa, doido de pedra, vou te jogar no mosh para assistir a sua queda”. Por fim, o parlamentar questiona se a Gered aceita este tipo de conteúdo, se possui alguma forma de controlar e saber quais atividades são realizadas com os alunos e se serão tomadas providências sobre esta apresentada aos alunos.

 

 

Câmara Municipal de Criciúma homenageia Cedup Abílio Paulo

De autoria do vereador Júlio Kaminski, a Moção de Aplauso 19/2023 acaba de ser aprovada no plénário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto homenageia os 45 anos de atividades do Centro de Educação Profissional Abílio Paulo.

Câmara Municipal de Criciúma aprova PL que incentiva adoção de animais

De autoria do vereador Manoel Rozeng (PP), o Projeto de Lei 16/2023 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto dispõe sobre a afixação de cartazes de incentivo à adoção de animais em pet shops, clínicas veterinárias, lojas agropecuárias e em estabelecimentos similares.

 

ONVITE

 

2caa7999-7260-4596-955e-ed95d4351978

Conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Imprensa

 

Sessão de terça-feira (25/04)

Câmara Municipal de Criciúma aprova doação de veículo à Casa Guido

 

4c2dc425-f17a-416f-935b-a04304b2d0be

 

De autoria dos membros da Mesa Diretora, Salésio Lima (PSD), Márcio Dáros (PSDB), Roseli de Lucca (PSDB) e Obadias Benones (Avante), o Projeto de Resolução 1/2023 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O PR autoriza a doação de veículo automotor ao Grupo de Pais e Amigos pela Unidade Infanto juvenil de Onco-Hematologia – Guido (Casa Guido).
A entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal pela Lei n° 5.954, de 5 de dezembro de 2011, presta assistência a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer. Atualmente, presta atendimento a 78 pacientes, por meio de uma equipe técnica capacitada, assistentes sociais, psicóloga, nutricionista e advogada. Além disso, consultas, exames, tratamentos e medicamentos que não são disponibilizados pelo poder público ou que demandem muito tempo para receber, são ofertados gratuitamente aos pacientes.

Vereadores criciumenses requerem aeronave e sede próprias para a Saer Sul

O vice-presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Márcio Darós (PSDB), e o vereador Zairo Casagrande (PDT) solicitam algumas informações ao governador do Estado. Eles verificam a possibilidade de aquisição de uma aeronave própria para o Saer Sul e, também, de construção de uma sede própria ao serviço aeropolicial.

Nícola Martins requer instalação do Conselho Municipal de Esportes

Nícola Martins solicita algumas informações do executivo municipal. O vereador quer saber quando será realizada a instalação do Conselho Municipal de Esportes, criado pela Lei Ordinária nº 7.899/2021. Ele ainda questiona se existe algum impedimento para a referida instalação.
O parlamentar também questiona se a Rua José Henrique Mezzari continua sendo fechada aos domingos para a realização do projeto “Rua da Gente”, da Fundação Municipal de Esportes, e quais medidas de segurança são adotadas pelo Município, além do fechamento da via com cavaletes.

Toninho da Figueira atua por demandas do Rio Maina

Toninho da Figueira (PSDB) busca informações do chefe do poder executivo. Ele quer saber se há projeto para a implantação da rede de esgoto na Rua Bento Mota da Silva, no Distrito do Rio Maina. Em caso de resposta positiva, solicita uma cópia do projeto e a data em que a obra será realizada. Em caso negativo, pede justificativas.

Câmara Municipal de Criciúma aprova PL que repudia músicas obscenas

De autoria do vereador Obadias Benones (Avante), o Projeto de Lei 25/2023 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O PL dispõe sobre a implementação de programa na Rede de Educação Municipal, pública e privada, para orientar pais, responsáveis e alunos, além de capacitar professores sobre os malefícios das músicas com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas, à pornografia e ao linguajar obsceno.

Utilidade Pública da Associação Mente Livre é aprovada em plenário

De autoria do vereador Jair Alexandre (PL), o Projeto de Lei 30/2023 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O PL declara de Utilidade Pública a Associação Mente Livre – Prevenção e Proteção à Saúde Mental. Fundada em 2021, a associação disponibiliza e organiza cursos institucionais, palestras, seminários e eventos com foco em saúde mental.

Rozeng atua pela formação dos profissionais da área da saúde mental

Ao executivo, Manoel Rozeng (PP) tem alguns questionamentos. O vereador quer saber se existe um plano de formação para profissionais da área da saúde mental. Em caso de resposta afirmativa, pergunta quais as áreas temáticas, ações de formação, calendário e o orçamento para implementação, e se é possível enviar cópia para a Câmara Municipal de Criciúma sobre Drogas e Saúde Mental. Caso não exista previsão, pede informações sobre os motivos. Além disso, o vereador pergunta quando os consultórios psicológicos da Unidade de Saúde Nossa Sra. da Salete e as demais Unidades de Saúde, vão estar adaptadas, com isolamento acústico e visual, conforme o que estabelece o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP). A fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas em atendimento psicológico.
Ainda ao executivo, Rozeng questiona se há um plano, ou projeto elaborado, visando a formação dos profissionais da Educação, Social e Saúde sobre substâncias psicoativas, comportamentos aditivos e dependências. Caso a resposta seja positiva, solicita que uma cópia seja enviada à Câmara Municipal de Criciúma.
Pra finalizar, o parlamentar quer saber sobre a possibilidade de substituição das lâmpadas incandescentes para lâmpadas de led de espaço público, localizado na Rua Henrique Lage com Avenida Centenário, bairro Santa Bárbara. E se pode haver a podagem da árvore neste local ou adequar o posicionamento das luminárias, pois, segundo o vereador, a copa da mesma impede a iluminação do local, gerando insegurança aos pedestres. Ele ainda questiona em qual data serão realizados os trabalhos, e se não forem realizados por qual motivo.

 

Sessão desta segunda-feira  (24/04)

 

Giovana Mondardo traz o programa Mais Médicos para a pauta

Giovana Mondardo (PCdoB) busca informações do poder executivo. Trata-se do interesse do Município em se inscrever no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que objetiva atrair mais profissionais para atuarem na cidade. Em caso de resposta negativa, a vereadora solicita justificativa.
Ainda ao executivo municipal e, também, ao consórcio CriBus, Giovana questiona a existência de medida para reforçar a segurança na entrada e na saída dos ônibus, nos três terminais de Criciúma, e a possibilidade de contratação de guardas para o local, para evitar a trafegabilidade de pedestres nos corredores dos ônibus, o que pode gerar maior segurança para todos.

Obadias trabalha por demandas do Santa Augusta, Vera Cruz e Pinheirinho

Ao chefe do poder executivo, Obadias Benones (Avante) solicita informações referentes à existência de um projeto para capeamento asfáltico imediato e/ou restauração da pavimentação de lajotas das ruas João Paes, São Bonifacio, Bortolo Pavan, São Martinho e Manuel Agostinho da Silva, no Bairro Santa Augusta, da Rua dos Rogacionistas, no Bairro Pinheirinho, e da Rua Urussanga, no Bairro Vera Cruz.

Rozeng verifica possibilidade de implantação de faixas elevadas perto de paradas de ônibus

Manoel Rozeng (PP) verifica com o poder executivo a possibilidade de construção de faixas elevadas de pedestre próximas às paradas de ônibus, nos dois sentidos da Avenida Centenário. Se a resposta for positiva, questiona o prazo para a realização dos trabalhos. Se negativa, solicita explicações.
Rozeng também questiona a possiblidade de ativação do Fundo Municipal sobre Drogas em Criciúma, criado pela lei nº 2888/93. Em caso de resposta for positiva, solicita prazo.

Zairo Casagrande questiona Casan sobre reparos nas vias públicas

Ao chefe do poder executivo e à Casan, Zairo Casagrande (PDT) faz alguns questionamentos. O vereador quer saber qual a razão da demora para a reparação da via pública após o conserto dos vazamentos. Ele ainda pergunta a respeito do prazo máximo estabelecido para o serviço executado.

Júlio Kaminski requer mais investimento na segurança das escolas municipais

Júlio Kaminski (PP) traz questionamento ao chefe do poder executivo. O vereador participou de uma reunião na escola de Ensino Fundamental Padre Ludovico Coccolo, e alguns pais relataram que se sentem receosos em levar seus filhos à escola, por conta dos acontecimentos em Blumenau e no Hospital de América Brasiliense. Segundo o vereador, os pais acreditam que a escola não apresenta a segurança necessária especialmente por contas das obras que estão acontecendo. Sendo assim, o parlamentar questiona a possibilidade de, pelo estado de emergência, contratar vigilantes, a fim de mais segurança nas escolas, considerando que tal problema possa estar ocorrendo em outras unidades escolares.
Para finalizar, ao governador do Estado, Kaminski solicita informações referentes a possibilidade de criação de um convênio entre Estado e Município, para uma possível contratação de vigilância, a fim de levar segurança aos moradores de cada localidade. Segundo o vereador, o questionamento se dá pela falta de efetivo policial em todo o estado de Santa Catarina. Considerando a existência de orçamento de 20 mil policiais e a existência de apenas 9 mil, ele acredita que o estado passa por uma situação de emergência em relação à segurança.

Nícola busca previsão de reforma/adaptação das calçadas de prédios e próprios públicos

Nícola Martins faz também alguns questionamentos ao poder executivo. Ele quer saber quando será realizada a reforma e adaptação das calçadas dos prédios e próprios públicos e qual orientação aos moradores e comerciantes sobre edificações privadas. Ele ainda questiona quando será realizada a reforma e adaptação das calçadas dos terminais da Próspera e do Pinheirinho.
Ainda ao executivo, o parlamentar destaca os inúmeros acidentes que vêm ocorrendo no cruzamento das ruas Artur Souza e Pedro Rodrigues Lopes, no Bairro Comerciário, e questiona a existência de um projeto para construção de faixa elevada, ou outro dispositivo redutor de velocidade, no local. Em caso de resposta positiva, solicita a data da implantação. Em caso de resposta negativa, pede justificativas.
Para finalizar, Nícola cobra da Casan uma previsão de reparo definitivo no vazamento da Rua Papa Pio XII, no Bairro Operária Nova, e pergunta qual foi o problema identificado no local.

Câmara Municipal de Criciúma apoia aprovados ao cargo de auxiliar criminalístico

De autoria da vereadora Roseli De Lucca (PSDB), a Moção de Apoio 17/2023 acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto apoia os aprovados para as vagas de Auxiliar Criminalístico, do Concurso Público Edital 001/2022 da Polícia Científica de Santa Catarina, que pleiteiam suas nomeações imediatas.

 

Atividade desta quarta-feira (19) 

Câmara Municipal de Criciúma registra mudança nesta quarta-feira (19)

A Câmara Municipal de Criciúma registra mudança nesta quarta-feira (19). Com a saída do vereador Miri Dagostim (PP), que se afasta durante 30 dias por motivos de saúde, quem assume a cadeira no legislativo é Valdir Martins (PP).

Valdir é o sexto suplente do partido e somou 442 votos na eleição de 2020. O presidente Salésio Lima (PSD) foi quem fez as honras da casa e desejou um bom trabalho ao colega.

Valdir relata que, como líder comunitário e por trabalhar na área da saúde, está concretizando um sonho. “Evidentemente tenho a saúde como foco, mas vou trabalhar pelas bandeiras apresentadas pela comunidade. Vou somar força à casa legislativa e trazer ainda mais resultados a nossa gente”, prevê.

 

Trabalhos legislativos na sessão desta segunda (18/04)

Câmara Municipal de Criciúma realiza Sessão Especial em homenagem à Unesc

Homenagear os 55 anos da Unesc. Este é o objetivo da Sessão Especial que a Câmara Municipal de Criciúma realiza nesta quarta-feira (19). A solenidade é uma proposição do vereador Nícola Martins e foi aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares criciumenses.

“Porque são 55 anos do principal instrumento de transformação da cidade e de toda a Região Sul de Santa Catarina”, justifica Nícola, lembrando que a Câmara de Vereadores também faz parte desta história. “A Fucri nasceu na casa legislativa, por meio de uma indicação feita pelo então vereador João Sônego, aceita pelo prefeito Ruy Hülse, transformada em projeto e, depois, na Lei 697, aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Câmara aprova o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias

De autoria de Zairo Casagrande (PDT), o Projeto de Lei 28/2023 acaba de ser aprovado em plenário. O texto estabelece o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. De acordo com o vereador, o objetivo é estimular a integração das políticas desenvolvidas pelos diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que tenham como foco o fomento das atividades das Universidades Comunitárias. O PL também pretende dar à sociedade o conhecimento acerca das ações realizadas pelas Universidades Comunitárias, além de enaltecer a função pública de prestação de serviços à sociedade.

Salésio Lima atua por mais segurança no trânsito do Pinheirinho

Salésio Lima (PSD) solicita uma informação ao executivo municipal. O presidente quer saber se há possibilidade da realização de um estudo para conter os acidentes que estão ocorrendo no cruzamento da Rua Cônego Aníbal Maria Di Frância com a Rua Adolfo Konder, no Bairro Pinheirinho.

Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre a saúde mental materna

A pedido da vereadora Giovana Mondardo (PC do B), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre ações voltadas à saúde mental materna em Criciúma. O debate será realizado no dia 03 de maio, às 19 horas, na Sede da Câmara Municipal de Criciúma. Todos os interessados no assunto estão convidados.

Zairo busca informações sobre parceria da prefeitura e Unesc na UBS do Centro

O vereador Zairo Casagrande (PDT) busca algumas informações com o chefe do poder executivo. Ele quer saber quais medidas jurídicas estão sendo adotadas em defesa da Lei 8012/2021, que estabelece a parceria entre Prefeitura de Criciúma e Unesc na administração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro.

Paulo Ferrarezi verifica possibilidade de ampliação do ensino profissionalizante no município

Paulo Ferrarezi (MDB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se há projeto ou estudo para implantação de escolas municipais de ensino profissionalizante na cidade.

Jair Alexandre traz a revitalização da Avenida Luiz Lazzarin para a pauta

Jair Alexandre (PL) busca algumas informações do chefe do poder executivo. Ele pergunta se existe planejamento para revitalização da Avenida Luiz Lazzarin. Em caso afirmativo, solicita a previsão do prazo e de conclusão. Caso a Prefeitura já tenha um projeto, Jair pede para que uma cópia seja encaminhada para a Câmara Municipal, para que se torne de conhecimento dos vereadores.

Geovana Zanette verifica possibilidade de substituição de três pontes na Quarta Linha

Geovana Zanette (PSDB) questiona o poder executivo sobre a possibilidade da substituição de três pontes de madeira, por pontes em concreto, nas ruas Eloir Bortolin, no Loteamento Priscila, Maria Vieira Gervasio, próxima ao campo do Flamenguinho, e SD2484-090, que dá acesso ao Loteamento Dona Amália. Todas estão localizadas no Bairro Quarta Linha.
Ainda ao executivo, Geovana solicita previsão de limpeza da área pública ao lado da Unidade Básica de Saúde do Bairro Quarta Linha.
Já à empresa CCR Via Costeira, a vereadora pergunta se existe possibilidade de melhorias na iluminação pública das marginais da BR-101, no perímetro de Criciúma.

*Rozeng trabalha por melhorias nas ruas Caetano Casagrande e Otávio Fontana *

Manoel Rozeng (PP) requer algumas informações ao chefe do poder executivo. O primeiro, referente a instalação de abrigos de ônibus na rua Otávio Fontana, em especial em frente aos nºs 218 e nºs 1.190. Além da restauração, manutenção ou substituição do existente em frente ao número nºs 515.
O vereador também questiona quando será concluída a camada asfáltica e colocação do meio fio em toda extensão da rua Caetano Casagrande. Além disso, ele pede que a prefeitura notifique os proprietários dos terrenos, localizados nas ruas Otávio Fontana e Caetano Casagrande.
Rozeng solicita ainda, informações sobre a previsão de um projeto para imediato capeamento asfáltico ou restauração da pavimentação de lajotas da rua Octávio Fontana. De acordo com o vereador, devido a reparos na rede de água pela CASAN, foram retiradas as lajotas deixando imensos buracos no leito da rua.
Pra finalizar, o parlamentar quer saber se existe um programa de formação ou treinamento do servidor público para atendimento a pessoas com deficiência.

Câmara Municipal de Criciúma homenageia serviço prestado pelo Saer/Sarasul

A Moção de Aplauso 16/2023 acaba de ser aprovada em plenário. De autoria do vice-presidente Márcio Darós da Luz (PSDB), o texto homenageia o Serviço Aeropolicial e Aeromédico (Saer/Sarasul) pelo excelente trabalho realizado na missão de salvar vidas.

 

Nícola busca informações sobre o atendimento de psicologia no Município

Nícola Martins tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber qual o número de psicólogos lotados na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Saúde; qual o número de pessoas aguardando atendimento clínico de psicologia na Rede Pública Municipal, dividido por faixa etária; quantos desses atendimentos clínicos foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação; quando será regularizada a carga horária dos profissionais de psicologia que atuam na Secretaria de Educação em cumprimento à regra de valor pago por carga horária e quando o Município regulamentará a Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Caso não haja previsão, Nícola pergunta por qual motivo.

 

Trabalhos legislativos na sessão desta segunda (17/04)

 

Nícola verifica possibilidade de haver trecho do Binário do São Luiz sem rede de esgoto instalada

Nícola Martins tem questionantos para a Casan. O parlamentar quer saber em quais trechos da Avenida Santos Dumont, Avenida Carlos Pinto Sampaio, Avenida Imigrantes Poloneses, Rua Fioravante Benedet e Rua Pinheiro Machado (todas envolvidas nas obras do Binário do Bairro São Luiz) já existe a rede de esgoto da companhia instalada e se ainda há algum trecho da obra do Binário que não possui a rede de esgoto instalada. Em caso de resposta afirmativa, Nícola solicita previsão para a instalação e o prazo para a sua finalização.

Já ao chefe do poder executivo, Nícola quer saber se o horário de funcionamento do Parque dos Imigrantes, descrito no site da prefeitura como das 6 às 23 horas, está sendo cumprido, já que há relatos de cidadãos que ficaram “presos” dentro do local antes do fechamento. Além disso, o vereador pergunta acerca da possibilidade de ampliação do horário de funcionamento do Parque das Nações e do Parque Prefeito Altair Guidi até as 23h, a fim de que os cidadãos possam usufruir desses ambientes durante um período maior de tempo.

Obadias Benones requer pavimentação no Bairro Cristo Redentor

Ao chefe do poder executivo municipal, o vereador Obadias Benones (Avante) pergunta se existe um projeto para execução imediata da pavimentação asfáltica da Rua João Sabino, no Bairro Cristo Redentor.

Manoel Rozeng propõe mais faixas de pedestre na Avenida Centenário

Manoel Rozeng (PP) questiona o executivo municipal sobre a possibilidade da instalação de faixas de pedestre, nos dois sentidos da Avenida Centenário, em frente à Agropecuária Nossa Senhora da Salete.

Zairo Casagrande questiona Gerestar sobre o mau funcionamento dos parquímetros

Zairo Casagrande (PDT) faz um questionamento à Gerestar, empresa prestadora de serviços de estacionamento rotativo em Criciúma. O vereador solicita uma resposta acerca do mau funcionamento dos parquímetros.

Jair Alexandre trabalha para suprir demandas do Maria Céu

Ao chefe do poder executivo, Jair Alexandre (PL) solicita informações sobre a pavimentação das ruas Honório Benjamin Pereira e Oadi Matheus Silvano, localizadas no Bairro Maria Céu. De acordo com o parlamentar, estas vias são consideradas as principais do bairro, inclusive para o trajeto das linhas de ônibus. E, por isso, quer saber se as obras serão finalizadas ainda neste ano.

Comissão de Educação trabalha por mais segurança nas escolas municipais

Os membros da Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, Roseli De Lucca (PSDB), Geovana Zanette (PSDB), Miri Dagostim (PP), Jair Alexandre (PL), Juarez de Jesus (PSD), Daniel Antunes (União) e Márcio Darós (PSDB), solicitam algumas informações ao poder executivo. Considerando a ocorrência com vítimas fatais na creche blumenauense, eles querem saber quais medidas estão sendo realizadas para uma maior segurança nas escolas e se pode haver a formação de equipes multidisciplinares ou comitê (com a participação de professores, psicólogos, Conselho Tutelar e representantes de pais/responsáveis) para acompanhamento dos alunos, como forma de prevenção de violência psicológica e/ou física na comunidade escolar.

Câmara homenageia a ACF pela conquista na Copa do Mundo de Futsal Sub-21

De autoria do vereador Nícola Martins (PSDB), a Moção de Aplauso 12/2023, acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto homenageia a Associação Criciúma de Futsal (ACF) pela conquista do vice-campeonato da etapa nacional da Copa do Mundo de Futsal Sub-21.

A Associação Criciúma de Futsal (ACF) é responsável pelo futsal masculino no município. São mais de 150 atletas em equipes do Sub-16 ao Sub-20 e, na base, com escolinhas de futsal de 8 a 14 anos. Desde 2018, a associação realiza o Programa “Formando Vencedores”, com o objetivo de destinar esforços para preparar melhor seus atletas dentro e fora de quadra.

 

Atuação parlamentar desta quita-feira (13)

 

Nícola Martins comemora sanção do Estatuto da Desburocratização
A nova lei de autoria do vereador criciumense faz o cidadão economizar tempo e dinheiro.

O Estatuto da Desburocratização já é lei em Criciúma. A autoria é do vereador Nícola Martins e é ele quem conta os três principais benefícios da sanção do texto para o cidadão. O primeiro, de acordo com o parlamentar, é que a pessoa não precisa mais reconhecer firma em cartório para entregar documentos a órgãos públicos na cidade. “Basta assiná-lo na frente do burocrata”, exemplifica.

O segundo ponto é que passa a ser desnecessária a autenticação dos documentos. “O burocrata vai comparar original e cópia e autenticar o que fica com o órgão público”, prevê. Sobre o terceiro benefício, Nícola relata que, se o cidadão já entregou cópia de RG, CPF, título de eleitor ou carteira profissional para a prefeitura, ele não precisa mais entregar qualquer uma delas em um novo processo administrativo.

“A Lei 8.308/2023 já está em vigor e elimina práticas herdadas do arcabouço burocrático dos colonizadores e que já não fazem sentido há muito tempo, ainda mais diante do incremento tecnológico dos últimos tempos”, comemora Nícola. Para ele, este pode ser o primeiro passo para a mudança de costumes normativos e uma grande vitória para o cidadão pagador de impostos, aquele que contribui muito para o desenvolvimento de Criciúma e, também, do estado e país.

 

Trabalhos legislativos desta terça-feira (11)

 

Nícola verifica possibilidade de melhorias na iluminação da Praça Nereu Ramos

Nícola Martins tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. Primeiramente, pergunta se existe projeto para a substituição da iluminação pública da Praça Nereu Ramos, no Centro, por lâmpadas de LED. De acordo com o vereador, a atual iluminação, com lâmpadas incandescentes, é insuficiente para oferecer segurançca a quem transita no local à noite.

Nícola também busca a previsão de limpeza do terreno baldio, cadastro nº 11107, situado na Rua Othília Bussolo Stopassoli, no Pio Côrrea.

Juarez de Jesus busca informações sobre pavimentação asfáltica no Verdinho

Juarez de Jesus (PSD) verifica existência de um projeto, para execução imediata, da pavimentação asfáltica de algumas vias do Bairro Verdinho com o poder executivo. Tratam-se das ruas São Terezinha Elisete Melo Acordi, Izaurina Duarte Melo e Ida Mariotti Dal Molin.

Márcio Darós questiona mudança de local do Presídio Santa Augusta

Ao governador do Estado, Márcio Darós (PSDB) pergunta se há algum estudo para mudança do Presidio Santa Augusta do local onde está instalado para uma outra área/região. Caso exista, o vereador questiona o prazo da troca. Se a resposta for negativa, o parlamentar pergunta se há possibilidade de realizar o referido estudo.

Toninho da Figueira atua por melhorias no Cristo Redentor e Laranjinha

Toninho da Figueira (PSDB) pergunta ao chefe do poder executivo se há possibilidade de implantação de uma faixa elevada de pedestre na Rua Maria Salete de Oliveira, no Cristo Redentor, em frente à Abadeus. De acordo com o vereador, há um escola no local. Ele também verifica se já existe projeto para pavimentação asfáltica da Rua Guilhermina da Silva, no Bairro Laranjinha.

Câmara vai realizar Audiência Pública sobre a prevenção da crueldade animal

A pedido do vereador Manoel Rozeng (PP), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre a prevenção da crueldade animal. Com a finalidade de orientar e conscientizar a população, o debate acontecerá no dia 26 de abril, às 19 horas, no plenário da casa legislativa e já conta com representantes do Núcleo de Bem-estar Animal, de ONGs protetoras dos animais e da Polícia Militar. Todos os interessados serão bem-vindos.

Manoel Rozeng requer Botão do Pânico nas escolas municipais

Manoel Rozeng (PP) requer ao poder executivo um estudo de viabilidade para implementação de “botão do pânico” (por aplicativo ou físico) nas escolas municipais. De acordo com o vereador, ele serviria para acionamento imediato dos órgãos de segurança de Criciúma, em caso de ocorrências e/ou sinistros.

Comissão de Educação trabalha por mais segurança nas escolas municipais

Os membros da Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, Roseli De Lucca (PSDB), Geovana Zanette (PSDB), Miri Dagostim (PP), Jair Alexandre (PL), Juarez de Jesus (PSD), Daniel Antunes (União) e Márcio Darós (PSDB), solicitam algumas informações ao poder executivo. Considerando a ocorrência com vítimas fatais na creche blumenauense, eles querem saber quais medidas estão sendo realizadas para uma maior segurança nas escolas e se pode haver a formação de equipes multidisciplinares ou comitê (com a participação de professores, psicólogos, Conselho Tutelar e representantes de pais/responsáveis) para acompanhamento dos alunos, como forma de prevenção de violência psicológica e/ou física na comunidade escolar.

Tribuna Livre trata das bolsas de estudo para alunos carentes no Estado

A pedido do presidente Salésio Lima (PSD), a Tribuna Livre desta terça-feira (11) contou com a presença do professor Everaldo José Tiscoski, um dos componentes do Conselho da presidência do Sistema Ampesc (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina) e diretor da Esucri (Escola Superior de Criciúma).

Vereadores entregam Moção de Aplauso à torcida do Tigre

De autoria do vice-presidente Márcio Darós (PSDB), a Moção de Aplauso 10/2023 acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto homenageia a torcida do Criciúma, Os Tigres, pelo apoio, presença e fidelidade ao Criciúma Esporte Clube desde 2006. Quando iniciaram as atividades, a intenção dos membros era criar uma torcida mais atuante, que apoiasse o time durante os 90 minutos de jogo.

Câmara Municipal de Criciúma homenageia o Tigre pela conquista do Campeonato Catarinense

De autoria de todos os vereadores da casa, a Moção de Aplausos 15/2023 acaba de ser aprovada em plenário. O texto homenageia o time carvoeiro pela vitória do último sábado (8), que garantiu a conquista da 11ª Taça do Campeonato Catarinense.

Daniel Antunes registra vitória para a educação especial

De autoria do vereador Daniel Antunes (União), o Projeto de Lei 11/2023 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto estabelece a educação especial com equipe interdisciplinar, adequada especialização, e orientações pedagógicas individualizadas. Além disso, garante que os serviços da educação especial sejam iniciados a partir de zero ano e que serão ofertados nas instituições públicas e privadas do município.

Juarez de Jesus facilita identificação de pessoas com deficiências ocultas em Criciúma

De autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD), o PL 13/2023 acaba de ser aprovado em plenário. O texto estabelece o uso facultativo do colar de girassol para que a população possa identificar pessoas com deficiências ocultas, no âmbito do município de Criciúma.
A aquisição do colar, por ser de uso facultativo, deve ser feita pela própria pessoa que deseja o utilizar. Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto ao uso do colar de girassol por pessoas com deficiências ocultas.

Salésio conquista validade indeterminada para laudo médico pericial de deficiência permanente

De autoria do presidente Salésio Lima (PSD), o Projeto de Lei 14/2023 acaba de ser aprovado em plenário. O texto estabelece que o laudo médico pericial que ateste deficiência permanente terá validade por tempo indeterminado e será válido para todos os serviços públicos e benefícios que exijam comprovação da deficiência para concessão.

O PL também determina que o laudo poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada e poderá ser apresentado para as autoridades competentes por meio de cópia simples, desde que acompanhada do seu original.

Nícola Martins inicia 4ª edição do Estágio no Gabinete

O Estágio no Gabinete do vereador Nícola Martins chegou a sua quarta edição. E os selecionados – André Fonseca, Michel de Lima, André Bergmann, Lucas Tavares, Antônio Cizewscki, Fernando Carminatti, Paulo César Barbosa e André Roberto Gomes, já participaram da primeira atividade do programa.

Nesta segunda-feira (10), além de conhecerem a Câmara Municipal de Criciúma, Nícola relata que eles ficaram sabendo de mais detalhes dos próximos encontros e ainda acompanharam a Sessão Ordinária.

Quando questionados sobre a importância do Estágio no Gabinete, Michel de Lima foi o primeiro a responder. Para ele, o mais importante será conhecer a real importância do poder legislativo para o município, além, é claro, do dia a dia do vereador. “Vamos aprender tudo sobre legislar, fiscalizar e representar. Serão ensinamentos que levarei para a vida”, comemora.

Aulas – os próximos encontros encontros estão previstos para 17 e 26, de abril, e 5 e 8 de maio. Na última data já serão entregues os certificados dos participantes.

 

SEGUNDA-FEIRA (10)

Nícola Martins inicia 4ª edição do Estágio no Gabinete

O Estágio no Gabinete do vereador Nícola Martins chegou a sua quarta edição. E os selecionados – André Fonseca, Michel de Lima, André Bergmann, Lucas Tavares, Antônio Cizewscki, Fernando Carminatti, Paulo César Barbosa e André Roberto Gomes, já participaram da primeira atividade do programa.

Nesta segunda-feira (10), além de conhecerem a Câmara Municipal de Criciúma, Nícola relata que eles ficaram sabendo de mais detalhes dos próximos encontros e ainda acompanharam a Sessão Ordinária.

Quando questionados sobre a importância do Estágio no Gabinete, Michel de Lima foi o primeiro a responder. Para ele, o mais importante será conhecer a real importância do poder legislativo para o município, além, é claro, do dia a dia do vereador. “Vamos aprender tudo sobre legislar, fiscalizar e representar. Serão ensinamentos que levarei para a vida”, comemora.

Aulas – os próximos encontros encontros estão previstos para 17 e 26, de abril, e 5 e 8 de maio. Na última data já serão entregues os certificados dos participantes.

 

Trabalhos legislativos desta terça-feira na Câmara de Criciúma

(semana passada)

 

Tribuna Livre traz os malefícios da esmola para a pauta

 

62cbe33b-3f34-41af-b859-e7a831717ace

 

A pedido do vereador Manoel Rozeng (PP), a Tribuna Livre desta terça-feira (4) foi ocupada pelo secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira, pela técnica da secretaria, Leila Cristina Ferrari, e pelo comandante do 9ª Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva. Eles falaram sobre a campanha “Não dê esmolas” e o quanto o ato pode interferir na segurança pública do município.

Nícola Martins requer nova camada asfáltica em ruas do Centro

Nícola Martins faz questionamentos ao chefe do poder executivo. Uma vez que a resposta anexada ao requerimento nº 43/2023 não contém as informações solicitadas, ele quer saber se já existe possibilidade e previsão da aplicação da nova camada asfáltica nas ruas Celestina Zili Rovaris, Melvin Jones e Dr. José de Patta, no Centro Centro.

Devido aos transtornos que a poeira vem causando aos moradores, o vereador também pergunta se há data prevista para ser colocado um caminhão pipa nas ruas da entrada do Bairro Linha Anta, Rodovia José Guedin Neto.

Por fim, Nícola pergunta se a empresa Gerestar ja está recebendo os subsídios acordados com a prefeitura. Em caso de resposta negativa, questiona quando será feito o pagamento.

Câmara vai homenagear a Escola Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos
A pedido da vereadora Roseli De Lucca (PSDB) e com aprovação em plenário, a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Sessão Especial em homenagem ao 50º aniversário da Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos. O evento acontecerá nas dependências da própria escola, no dia 11 de maio, às 19 horas.

Paulo Ferrarezi trabalha por mais segurança nas escolas

Paulo Ferrarezi (MDB) tem um questionamento ao poder executivo. O vereador quer saber sobre a possibilidade de considerar a implementação de detectores de metais nas escolas públicas do município de Criciúma. Para ele, a medida evitaria a entrada de armas ou objetos de metal que possam causar ferimentos.

Salésio Lima busca informações sobre reparos de edificações pichadas

O presidente Salésio Lima (PSD) solicita informações ao chefe do poder executivo, ao comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina e ao delegado regional de Polícia Civil. Diante do elevado número de edificações públicas e privadas pichadas em Criciúma, ele quer saber quais medidas de prevenção e de repressão estão sendo realizadas, considerando a tipificação criminal no art. 65 da Lei n º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, atualizada pela Lei nº 12.408, de 25 de maio de 2011. O parlamentar também questiona quais ações são realizadas para a reparação dos bens que foram pichados.

Obadias atua pela instalação do programa “Viver em Casa” no Município

Ao poder executivo, Obadias Benones (Avante) pergunta se existe, por parte do departamento responsável, projeto e data prevista para a revitalização, com pintura, placas de sinalização, faixa de pedestres e ciclovia, da Rua José Salvador, na Quarta Linha. Ele sugere também o envio de notificação aos moradores para providenciarem a construção de calçadas em frente às residências.

Obadias ainda pergunta se é possível que o Município de Criciúma ingresse no programa, do Governo Federal, “Viver em Casa”, que objetiva garantir a saúde, educação e bem-estar das crianças e adolescentes, como por exemplo, prevenir a evasão e o abandono escolar, fortalecer vínculos na família. O vereador quer saber se há um prazo estimado para colocá-lo em prática.

Trabalhos legislativos desta segunda na Câmara de Criciúma

Vereadores saem em defesa dos produtores rurais da região

Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Imprensa

 

79e61dee-1d5b-4abe-9718-732102710aeb

 

Os vereadores Paulo Ferrarezi (MDB), Manoel Rozeng (PP), Obadias Benones (Avante) e Roseli De Lucca (PSDB) solicitam uma informação ao chefe do poder executivo. Considerando que, no dia 6 de março, o ex-vereador e atual gerente de agricultura e agronegócios de Criciúma, Vanderlei Zilli, esteve presente na reunião da Comissão de Obras para prestar esclarecimento sobre os trabalhos desenvolvidos, eles querem saber qual a previsão para que a prefeitura envie projeto de lei “flexibilizando mais horas-máquina para o auxílio do pequeno produtor da região”. Os parlamentares também questionam se existe probabilidade do retorno do programa de inseminação gratuita dos rebanhos dos pequenos pecuaristas da região.

Toninho verifica possibilidade de um trevo alemão na Avenida Universitária

Toninho da Figueira (PSDB) verifica a possibilidade de elaboração de um estudo para implantação de um trevo alemão na Avenida Universitária, em frente à Borracharia do Serrano, ao poder executivo.

Márcio Darós atua por melhorias no trânsito da Santa Bárbara
Márcio Darós (PSDB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se há previsão de um estudo de viabilidade da instalação de um semáforo na Avenida Henrique Lage com a travessa Santa Bárbara.

Salésio Lima aponta demanda do Bairro Cidade Mineira Nova

O presidente Salésio Lima (PSD) solicita uma informação ao chefe do poder executivo. Ele quer saber se há possibilidade de cobertura, com capa asfáltica, da atual pavimentação com lajotas da Avenida Metropolitana, no Bairro Cidade Mineira Nova.

Câmara aprova Moção de Repúdio ao presidente Lula

De autoria do vereador Obadias Benones (Avante), a Moção de Repúdio 9/2023 acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto repudia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por falta de decoro em relação à operação Sequaz da Polícia Federal, realizada no último dia 22, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal. A referida operação prendeu suspeitos que planejavam a morte de autoridades públicas, como o senador Sérgio Moro.

Rozeng requer informações sobre fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas

O vereador Manoel Rozeng (PP) verifica, com o chefe do poder executivo, algumas informações referentes à fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas no município. Sobretudo tipo e quantidade.

Zairo Casagrande tem questionamentos ao executivo municipal e estadual

Zairo Casagrande (PDT) questiona o poder executivo municipal quanto à possibilidade de realização de um concurso público para agentes de trânsito. Já ao governo do Estado, o vereador questiona os motivos que levaram a redução em 83% da Bolsa Estudante, que afetou cerca de 50 mil famílias.

Daniel Antunes trabalha por demandas no bairro Quarta Linha

Daniel Antunes (União) solicita algumas informações do chefe do poder executivo. Uma delas é a previsão de retorno das obras de pavimentação da Rua Mansueto Luiz Rosso, no Bairro Quarta Linha. As outras são os motivos da paralização e o prazo para entrega da obra.

Câmara Municipal de Criciúma apoia PEC do diploma para jornalistas

A Moção de Apoio 8/2023 acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto, de autoria da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), apoia a PEC que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão.

Comissão de Obras trabalha por melhorias em ginásios da rede municipal e iluminação pública

Os membros da Comissão de Obras, Obadias Benones (Avante), Paulo Ferrarezi (MDB), Márcio Darós (PSDB), Manoel Rozeng (PP), Roseli De Lucca (PSDB), Miri Dagostim (PP) e Zairo Casagrande (PDT), questionam o chefe do poder executivo …

 

Segurança Pública

 

Vereador, jornalista, administrador público e professor universitário –  Nícola Martins – afirma: “não podemos ser vítimas da nossa eficiência”

 

df7ce673-2461-4597-8186-871e650271cf

 

Segundo ele, “Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil e Criciúma é referência em segurança neste cenário. Temos índices em Segurança Pública semelhantes aos de cidades europeias no que diz respeito a crimes violentos. É o que apontam os dados da Polícia Militar de Santa Catarina. Mas não podemos ser vítimas da nossa eficiência.

Encerramos 2022 com apenas sete homicídios, o que para uma população com mais de 230 mil habitantes é considerado um número muito baixo, mesmo tendo consciência de que cada vida é importante. Mas, quando algo foge do normal, como a onda destas últimas semanas, a sensação de insegurança rouba a tranquilidade do criciumense.

E o que justifica este aumento expressivo de crimes contra o patrimônio, que são os assaltos e arrombamentos? Temos como principal ponto a leniência da legislação: o criminoso não fica encarcerado. Quase que a totalidade dos crimes registrados em janeiro foi cometida por reincidentes. Há quem já tenha sido preso uma, duas, três, ATÉ CATORZE VEZES e já está se preparando para o próximo delito, sem ficar preso. Sim, 14 vezes!

Precisamos reagir para devolver o direito de ir e vir, de trabalhar, de ter lazer do cidadão pagador de impostos. No âmbito estadual, continuemos a cobrar ações do governador e do futuro secretário de Segurança Pública. Nossas polícias Civil e Militar não podem ter efetivo menor do que o de cidades com menos habitantes. Nossos quatro deputados federais de Criciúma, que representam a Região Sul do estado no Congresso, devem legislar e articular a favor das mudanças necessárias em Brasília.

E como não podemos esperar com os braços cruzados, no âmbito municipal já pedimos, por meio de requerimento na Câmara de Vereadores, um estudo que avalie a retomada da Guarda Municipal; mas, desta vez, com limites estabelecidos e formação adequada. Vamos insistir por maiores investimentos em tecnologia, em câmeras inteligentes que garantam a leitura facial e de placas.

Sabemos que o crime só ocorre quando três fatores se encontram, o tal triângulo do crime: um agente motivado, uma vítima em potencial e um ambiente desguarnecido. Podemos não ter o controle sobre os dois primeiros, mas podemos trabalhar para eliminar o terceiro.

Vereador Nícola Martins – jornalista, administrador público e professor universitário.

 

 

 

 



Politica de Privacidade!