DIPLOMADOS VEREADORES MIRINS – ESPAÇO DESTINADO À DIVULGAÇÃO DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA

DIPLOMADOS VEREADORES MIRINS – ESPAÇO DESTINADO À DIVULGAÇÃO DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA

 

 

Câmara Municipal de Criciúma diploma os novos vereadores mirins

 

de5429c4-e39b-4ccc-ab2d-2cae25484e10

 

Em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma, na tarde desta quarta-feira (23), foram diplomados os 17 vereadores mirins e seus suplentes, além da dona da vaga inclusiva Helena Ferrazzo Outeiro.

O nome de Helena ficou conhecido nesta semana, quando a escola que chegou em primeiro lugar (das 25 participantes), o Colégio Unesc, a indicou para completar o quadro dos jovens parlamentares que ocuparão as cadeiras do legislativo por dois anos.

“Tempo que vai servir para despertar um interesse ainda maior pela política em cada um deles”, lembra a presidente Roseli De Lucca (PSDB), acrescentando que, desta edição, podem surgir importantes lideranças criciumenses.

“E estamos ansiosos para envolvê-los nas atividades. Queremos apresentar o poder legislativo para eles e o funcionamento da nossa cidade”, conta o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus (PSD). “Eles vão entender, sobretudo, que precisam trabalhar com o coração, ouvindo as pessoas, as representando e suprindo as suas necessidades. Estes pequenos vão aprender a política do bem”, prevê.

Prestigiados – com a galeria do plenário lotada, a diplomação também contou com a presença de Júlio Kaminski (PSDB), Salésio Lima (PSD), Nícola Martins (PSDB) e Tia Cidy (Avante).

Próximos passos – a capacitação dos 18 vereadores titulares acontece nesta sexta-feira (25), das 13 às 19 horas, no plenário da Câmara e será conduzida por representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Já a posse, de acordo com a coordenadora técnica, Juliana Ronsoni, fica para o início de 2023, quando reiniciam as atividades parlamentares e escolares.

Vereador comemora promulgação de Lei de sua autoria

Conteúdo oficial disponibilizado pela Assessoria de Imprensa –

Foi na tarde desta segunda-feira (14) que a presidente Roseli De Lucca (PSDB) promulgou a Lei 8.245/2022. De autoria de Toninho da Figueira (PSDB), o texto determina que a administração pública, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exija que um percentual mínimo da mão de obra da contratada seja oriundo (ou de egressos) do sistema prisional.

Salésio Lima requer lombadas no Pinheirinho

O vereador Salésio Lima (PSD) aponta a necessidade de construção de duas lombadas no Bairro Pinheirinho, nas ruas José Jovino Deolindo e Imigrante Miliolli.

Giovana traz fechamento de escolas, fibromialgia e rotativo para a pauta

Giovana Mondardo (PCdoB) tem questionamentos para o chefe do poder executivo municipal. A vereadora quer saber se a Secretaria de Educação realizou estudo para fechamento de unidades escolares – a exemplo do que foi anunciado na imprensa sobre a EMEIEF Augusto Pavei, no Bairro São Domingos, e sobre o CEI Umberto Cesa, no Bairro Capão Bonito – e quantas e quais escolas deverão ser fechadas.
A parlamentar também pergunta se existe a possibilidade de ampliação do número de consultas concedidas a cada paciente no Ambulatório de Fibromialgia, de contratação de assistente social e de formação continuada sobre o assunto aos profissionais da saúde.
Giovana ainda aponta a necessidade de ampliação das informações referentes à mudança do rotativo em Criciúma, nos meios eletrônicos e físicos. Ela ainda questiona se foi realizado algum estudo, por parte da vencedora da licitação do rotativo de veículos, para a ampliação do número de vagas que terão cobrança.

Toninho da Imbralit aponta demanda do Bairro Brasília

O vereador Toninho da Imbralit (PSDB) alerta para a necessidade de reconstrução do muro de contenção do córrego localizado na Rua Artur Linemburguer, no Bairro Brasília.

Jair Alexandre questiona manutenção da Praça Antônio de Assis Gonçalves

Jair Alexandre (PL) questona o calendário de limpeza e manutenção da Praça Antônio de Assis Gonçalves, no Bairro Pinheirinho. Ele quer saber se acontecem mensalmente ou apenas quando solicitado ao poder executivo e se seria possível estabelecer essa prática todo mês. O vereador ainda denuncia que a comunidade gostaria de utilizá-la, mas dependentes químicos tomaram o espaço e o utilizam para desordem e práticas ilícitas.

Vereadores trabalham pelos diabéticos atendidos no Município

Júlio Kaminski (PP), Toninho da Imbralit (PSDB), Daniel Antunes (União), Jair Alexandre (PL), Tia Cidy (Avante), Salésio Lima (PSD), Arleu da Silveira (PSDB), Geovana Zanette (PSDB), Paulo Ferrarezi (MDB), Manoel Rozeng (PP), Paulo César Bitencourt (PSDB) e Miri Dagostim (PP) buscam informações relativas aos pacientes diabéticos com o poder executivo. Eles questionam a quantidade de pacientes cadastrados no Município, quantos são do tipo 1 e se falta algum medicamento para eles. Os vereadores ainda sondam a possibilidade do Município fornecer a todos os pacientes diabéticos, do tipo 1, o aparelho FreeStyle Libre, especialmente aos que apresentam hipossuficiência financeira.

Roseli De Lucca vai homenagear o 28º GAC

A Moção de Aplauso 40/2022 acaba de ser aprovada em plenário. O texto, de autoria da presidente Roseli De Lucca (PSDB), homenageia o 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) pelos 45 anos de contribuição ao município.

Juarez soma vitória para os consumidores de água e energia elétrica

O Projeto de Lei 111/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O PL, de autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD), dispõe sobre a obrigatoriedade de as concessionárias prestadoras do serviço público de energia elétrica e água notificarem previamente o consumidor, por, além de carta com aviso de recebimento (AR), telefonema, e-mail ou WhatsApp, sobre a necessidade de fazer serviços ou vistoria técnica no medidor.

 

 

Eleição dos Vereadores Mirins acontece nesta semana

 

7eb01306-8479-4a81-a3bf-e909b7788679

 

Conteúdo oficial disponibilizado pela Assessoria de Imprensa –

Falta pouco para os alunos de 25 escolas públicas e particulares de Criciúma decidirem quem será o seu candidato para a 7ª Legislatura Mirim da Câmara Municipal. A votação começa nesta quarta (9) e segue na quinta e sexta-feira, nas próprias instituições de ensino, e conta com 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano.

A coordenadora técnica do projeto Juliana Ronsoni conta que desde julho, quando o edital foi lançado, os 57 candidatos inscritos, do 7° e 8° ano, surpreenderam com as peças publicitárias de suas campanhas eleitorais. “Foi muita criatividade, além de engajamento. Eles realmente estão interessados em trabalhar para representarem aqueles que lhes confiarem o voto”, comemora.

“E teve mais uma questão que chamou muita atenção. As meninas superam os meninos no número de concorrentes, são 30 candidatas e 27 candidatos”, destaca a presidente Roseli De Lucca (PSDB), acrescentando que, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no poder legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, desperta o interesse delas desde cedo.

Sobre como serão escolhidos os pequenos parlamentares quem explica é o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus. “Como cada escola escolhe um candidato, chegaremos a 25 nomes. Destes, serão eleitos os 17 mais votados (proporcional ao número de alunos eleitores de cada unidade de ensino). Vamos trabalhar com percentuais.”

Juarez ainda acrescenta que para refletir ainda mais a realidade da Câmara de Criciúma, o mandato, que nas outras edições era exercido em apenas um ano, foi estendido para dois. E as novidades não param por ai. De acordo com o coordenador, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Apuração – a contagem dos votos acontece na sexta-feira (11), a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro (Prefeitura Municipal). Será auditada por um representante do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e pode ser acompanhada por todos os interessados.

Cronograma de votação

Quarta-feira
Colégio Rogacionista – Pinheirinho
EEB Antônio Milanez Netto – São Defende
EEB Humberto de Campos – Pio Corrêa
EMEB Prof. Francisco Skrabski – Brasília
EMEB Prof. Marcílio Dias de San Thiago – Vila Manaus
EMEB Profª Iria Zandomênego De Luca – Archimedes Naspolini
Escola S (Sesi) – Comerciário
SATC – Universitário
Unesc – Universitário

Quinta-feira
EEB João Frassetto – Santa Luzia
EMEB José Cesário da Silva – Nossa Senhora da Salete
EMEB José Contim Portella – São Sebastião
EMEB Luiz Lazzarin – Rio Maina
EMEB Marechal Rondon – Centro
EMEB Pe. José Francisco Bertero – São Simão
EMEB Prof. Casemiro Stachurski – Linha Batista
EMEB Serafina Milioli Pescador – Operária Nova
Marista – Pio Corrêa

Sexta-feira
EMEB Adolfo Back – Jardim União
EMEB Filho do Mineiro – Metropol
EMEB Giácomo Búrigo – Mãe Luzia
EMEB Pascoal Meller- Santa Augusta
EMEB Pe. Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude) – Pinheirinho
EMEB Prof. Maria de Lourdes Carneiro – Vila Francesca
Universitário – Centro

 

Pontos do trabalho do Plenário na terça (8)

Miri Dagostim requer revitalização da Rodovia Leonardo Bialeck

 

5c8284b8-3718-42e0-a281-7b3d61917bd4

 

Miri Dagostim (PP) aponta demanda ao chefe do poder executivo municipal. Trata-se da revitalização de toda a extensão da Rodovia Leonardo Bialeck.

 

Kaminski questiona abordagem da população em situação de rua

 

c9e5ebe6-4820-45f0-9d65-529f5ec34e65

 

Júlio Kaminski (PP) busca informações com o chefe do poder executivo. O vereador quer saber quais ações concretas resultam das abordagens dos transeuntes para sua identificação; se o Município possui um cadastro de todos os abordados; qual o procedimento na ausência do documento pessoal; se caberia a criação de identidade municipal, se a Secretaria de Assistência Social poderia pesquisar e manter, em arquivo, cópia da Certidão de Nascimento daqueles que não possuem identificação.

 

CÂMARA DOA AUTOMÓVEL A ENTIDADE

O veículo servirá para locomoção em visitas e também para coleta de doações.

 

Após um Projeto de Resolução da Mesa ter sido aprovada por unanimidade em plenário, a entrega foi efetivada no último dia 26 de outubro na sede da beneficiada, a AMA-REC.

Veja:

 

0e4187c9-b8b7-4fa9-888a-bb4802d6ce94

 

Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Imprensa –

 

Câmara Municipal de Criciúma doa automóvel para AMA-REC

O Projeto de Resolução 8/2022, de autoria da mesa diretora, foi aprovado, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma, no último mês.

De acordo com o texto, o poder legislativo fica autorizado a ceder, por doação, o Fiat Pálio Week Trekking 2012, que já não atende mais à necessidade dos vereadores, para a AMA-REC – Associação de Pais e Amigos de Autistas da Região Carbonífera.

A entrega do veículo aconteceu na tarde de quarta-feira (26/10). Além da presidente, o vice Júlio Kaminski (PP) e o vereador Salésio Lima (PSD) marcaram presença no ato.

“Nós acompanhamos o trabalho da Ama desde 2010 e sabíamos da necessidade de um carro. Como a Câmara Municipal trocou o Pálio por um veículo mais econômico, optamos por colaborar com o maravilhoso trabalho realizado pela associação”, justifica Roseli, lembrando que ali são atendidos cerca de 210 alunos.

A diretora geral da AMA, Sandra Pereira, lembra que apresentou a demanda a Roseli e que imediatamente a presidente teve um olhar sensível à pauta.

“E este presente vem em ótima hora. Vai auxiliar nas visitas domiciliares e em escolas que realizamos”, prevê Sandra, comemorando o fato de não precisarem mais deixar de ir até as famílias por falta de locomoção.

Já o presidente José Augusto Freitas acrescentou que o automóvel também será utilizado no recolhimento de doações e que, com certeza, trará mais agilidade e qualidade a todo serviço prestado à sociedade.

 

Últimas sessões

Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Imprensa –

Rozeng alerta sobre necessidade de demolição no Bairro Universitário

Manoel Rozeng (PP) questiona o chefe do poder executivo municipal. Ele quer saber se a Defesa Civil já programou a demolição do imóvel da Sociedade Amigos da Vila Industrial, localizado na Rua São Domingos, no Bairro Universitário. Para o vereador, a medida vai resultar em mais segurança à comunidade.

Kaminski defende criciumenses que esperam por cirurgias eletivas

Júlio Kaminski (PP) sai em defesa de quem espera por uma cirurgia eletiva em Criciúma. Ele pergunta ao chefe do poder executivo se o Município já planeja uma estratégia com recursos próprios, independente do governo estadual, para realizar tais procedimentos.

Zairo busca dados sobre as pessoas em situação de rua em Criciúma

Zairo Casagrande (PDT) busca informações do executivo municipal. O vereador quer saber qual é o número atualizado de pessoas em situação de rua, na cidade, e se existe protocolo utilizado pelo Município para abordagem e acolhimento desta população.

Roseli De Lucca sugere que coronel Dimitri ocupe Horário Político

A presidente do poder legislativo Roseli De Lucca (PSDB), por meio de requerimento, solicita que o espaço do Horário Político, da sessão ordinária de 31 de outubro, seja ocupado pelo comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Cristian Dimitri Andrade. A intenção da vereadora é que ele faça uma explanação do trabalho que desenvolveu à frente do comando da regional.

Salésio solicita substituição de postes na Vila Manaus para a Celesc

Salésio Lima (PSD) faz um pedido ao gerente regional da Celesc – agência Criciúma. Trate-se da substituição dos postes de madeira da Rua Rufino João Eufrásio, no Bairro Vila Manaus, por postes de concreto.

Márcio Darós vai dabater a segurança em nosso município

O vereador Márcio Darós (PSDB) requer a realização de Audiência Pública sobre a segurança em Criciúma. O debate acontecerá no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Salão Ouro Negro, da Prefeitura Municipal de Criciúma, e será aberto a todos os interessados.
O parlamentar ainda aponta a necessidade de pavimentação da Rua Valdir Porto Corrêa, no Bairro Santo Antônio, ao executivo municipal.

Antunes propõe repintura de faixas e de lombadas na Mina do Mato

Por uma maior segurança de motoristas e pedestres, Daniel Antunes (União) questiona o poder executivo municipal. Ele quer saber se já existe previsão para repintura da faixa contínua e das lombadas ao longo da Avenida Presidente Juscelino e da Rua Octavio de Luca, no Bairro Mina do Mato. O vereador lembra que já fez o mesmo pedido, por meio da Indicação 750/2022, e que vários acidentes acontecem na via, inclusive fatais.

Obadias Benones vai homenagear a MEUADC

A Moção de Aplauso 38/2022, de autoria de Obadias Benones (Avante), acaba de ser aprovada no plenário da Câmara de Criciúma. O texto faz referência aos 50 anos de atividades da MEUADC (Mocidade Evangélica Unida da Assembleia de Deus de Criciúma) na cidade.

Juarez de Jesus comemora vitória para o Cadi

O Projeto de Lei 108/2022, de autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD), acaba de ser aprovado em plenário. O PL dá nova redação à ementa e ao artigo 1º, da Lei nº 5.666, de 6 de setembro de 2010, que declara de utilidade pública o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral de Criciúma – Cadi.

Rozeng alerta sobre necessidade de demolição no Bairro Universitário
Manoel Rozeng (PP) questiona o chefe do poder executivo municipal. Ele quer saber se a Defesa Civil já programou a demolição do imóvel da Sociedade Amigos da Vila Industrial, localizado na Rua São Domingos, no Bairro Universitário. Para o vereador, a medida vai resultar em mais segurança à comunidade.

Kaminski defende criciumenses que esperam por cirurgias eletivas

Júlio Kaminski (PP) sai em defesa de quem espera por uma cirurgia eletiva em Criciúma. Ele pergunta ao chefe do poder executivo se o Município já planeja uma estratégia com recursos próprios, independente do governo estadual, para realizar tais procedimentos.

 

Câmara Municipal de Criciúma doa automóvel para AMA-REC

O Projeto de Resolução 8/2022, de autoria da mesa diretora, foi aprovado, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma, no último mês. De acordo com o texto, o poder legislativo fica autorizado a ceder, por doação, o Fiat Pálio Week Trekking 2012, que já não atende mais à necessidade dos vereadores, para a AMA-REC – Associação de Pais e Amigos de Autistas da Região Carbonífera.

A entrega do veículo aconteceu na tarde desta quarta-feira (26). Além da presidente, o vice Júlio Kaminski (PP) e o vereador Salésio Lima (PSD) marcaram presença no ato.

“Nós acompanhamos o trabalho da Ama desde 2010 e sabíamos da necessidade de um carro. Como a Câmara Municipal trocou o Pálio por um veículo …

 



Politica de Privacidade!