ESPAÇO MUNICIPAL – A PÁGINA DE RIO RUFINO

ESPAÇO MUNICIPAL – A PÁGINA DE RIO RUFINO

Entre os pequenos municípios da Serra, o jovem Rio Rufino é o que ainda tem praticamente todo o potencial a ser explorado. Grande parte das reservas naturais é intacta. Os destaques são as águas cristalinas e a neve.

Rufino tem sua economia baseada na agricultura, com ênfase nos hortifrutigranjeiros, na produção de vime e leite. Mas, seu futuro está no seu potencial para o turismo.

Naturalmente já tem uma indústria artesanal bem adiantada e produz artefatos em vime: móveis, cestas, enfeites, souvenir e embalagens. Também já envereda para a confecção, com projetos incipientes e já houve treinamento de mão de obra.

Entre seus eventos oficiais, destaque para as festas típicas. Entre elas, as comemorações do aniversário da cidade. Movimentam o Parque Municipal e atraem gente de toda a região e do Estado.

 

Potencial turístico

Rio Rufino é o Município mais viável para sediar um Resort, ou um projeto turístico tipo o Costão do Santinho, em Florianópolis.

Como seu território está num divisor de águas. Em 10 minutos de carro você pode estar no calor ou no frio. É mais um diferencial que a natureza de Rio Rufino proporciona.

Entre seus pontos turísticos, além da Serra do Morro das Torres, as águas são uma atração à parte. Natureza viva, águas cristalinas, vegetação exuberante e belas paisagens são privilégios do Rufino. Os riachos são tão limpos que você vê os peixinhos nadando no fundo.

A pouco mais de dois quilômetros do entro da cidade está uma das cachoeiras mais belas do Estado. Dificilmente se encontra outra, a não ser em Bonito/MS, Mato Grosso. Mas, se duvidar, ela dá um banho nas de lá.

É um evento natural que dificilmente se encontra outro igual por ser tão cercada de natureza e beleza. Para se chegar até ela é preciso tempo, muita coragem e paciência. Já tivemos o prazer de contemplar essa maravilha da Natureza Serrana.

Galeria de Fotos: Rio Rufino e Bonito MS