TRAJETÓRIA: UM DEPUTADO CONSTITUINTE QUE ACABOU NA PICARETA. HOJE VIVE DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

TRAJETÓRIA: UM DEPUTADO CONSTITUINTE QUE ACABOU NA PICARETA. HOJE VIVE DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

O deputado Francisco Küster foi um dos 513 Constituintes que fizeram a Constituição de 1988. Seu nome está imortalizado na História, através de nossa Constituição Federal.

O que poucos sabem é que ao término do mandato saiu como entrou, em termos financeiros. Não pensou duas vezes e foi para a construção civil, onde foi pedreiro e pegou no cabo da picareta ao lado dos operários para continuar ganhando a vida com dignidade.

Abrindo valos, manuseando martelo rompedor, assentando tijolos, fazendo reboco e pintura, manteve as mãos limpas que herdou do Batalhão e dos tempos de político, em que foi vereador, deputado estadual, deputado federal, novamente deputado estadual e presidente da Assembléia.

Num período mais recente, foi presidente da Celesc e Secretário Regional em Lages. Retornou à construção civil, reconstruindo a vida no setor privado. Superou as dificuldades e hoje vive do suor do rosto construindo pequenos condomínios.

Em sua trajetória política, profissional e de vida, Këster foi um homem versátil. Ao mesmo tempo em que foi um brilhante político, parlamentar combativo e excelente gestor público, foi capaz de fazer sucesso também como empreendedor.

Com um pouco de sorte a gente até, de vez em quando, registrava cenas com a da foto, tocando acordeom, ao lado de Zé da Serra e até ensaiando alguns versos de repente com trovador Bruno Antunes.