Os resultados maléficos da entrega do Afeganistão aos Talibãs ainda virão
Por Eron Portal
A retirada mal executada do Afeganistão
O Ocidente já demonstrou não ter muita habilidade, nem muito traquejo para lidar com problemas criados por ditadores e pelos malucos do terror.
O mundo ainda não está livre de uma outra catástrofe humanitária, igual ou pior que esta invasão da Ucrânia pela Rússia.
Entregaram de mão beijada o poder Afegão aos radicais e malucos Talibãs.
Há que se concordar, no entanto, que já era hora mesmo de as tropas dos Estados Unidos e aliados baterem em retirada do Afeganistão.
Afinal, uma intervenção de mais de 20 anos, já custando mais de US$ 1,2 trilhão, em pouco ou quase nada ainda havia servido, a não ser apenas para conter um pouco os extremistas que vem agir no Ocidente.
Era um desperdício manter esse gasto em vidas e dinheiro para tão pouco de prático!
Também em pouco ou quase nada havia contribuído para a reorganização e construção de um país, com uma convivência pacífica e sustentável, sem conflitos de interesses ou de radicalismos fundamentalistas.
Apesar de o presidente Joe Biden (EUA) ter tentado convencer que o caus, a partir do aeroporto de Cabul e mundo afora, era algo inevitável, o fato foi que, então, a operação foi muito mal feita, para não dizer amadora e desastrada.
Se era tão previsível tudo o que a gente assistiu, convenhamos, a operação foi um fiasco!
Como já dissemos aqui mesmo, já no primeiro dia daquela malfadada operação: “tomara que em pouco tempo ainda não venha um outro Vietnã para os soldados norte-americanos”.
O perigo é que ainda venha o retorno de tropas, mas agora para lutar com inimigos ainda mais bem armado e entrincheirado (foi um achado para Estado Islâmico, Al-Qaeda e grupos radicais Talibãs a volta ao passado no Afeganistão).
E o pior, agora podem estar misturados com paquistaneses da mesma cepa, ali de perto: do Paquistão teria saído o embrião de muita organização terrorista, país sem muita capacidade de segurança mas que até já tem o know-how nuclear.
E sobre os refugiados, ENQUANTO ISSO, PARA AS VÍTIMAS REFUGIADAS, O MUNDO OCIDENTAL CONSTRÓI CERCAS E MUROS PARA BARRAR PERSEGUIDOS DO TALIBÃ, quando o ideal seria se construir pontes de solidariedade a todo atingido por tragédias e perseguições de radicais insensíveis.
ERON PORTAL
Texto: Eron J Silva
Deixe Seu Comentários