TRIBUNA LIVRE DEBATE EFEITOS DAS CHUVAS EM COMUNIDADE

TRIBUNA LIVRE DEBATE EFEITOS DAS CHUVAS EM COMUNIDADE

 

Foto: divulgação/Assessoria

 

DESTAQUE DE HOJE (22)

 

8eb1778b-51df-41a9-abe1-83a1e93d0ca3

 

ONTEM

 

DESTAQUES DA SESSÃO DESTA TERÇA: MOÇÃO DE APLAUSOS A ESCOLA E TRIBUNA LIVRE.

 

6bff586f-5d61-4a88-a73d-02f70c825446

 

A Tribuna livre desta terça (21) trouxe a realidade do Bairro Sangão em dias de chuva.

A sessão também aprovou Moção de Aplausos à EEB Padre Miguel Giacca.

 

A seguir, conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação:

Tribuna Livre traz a realidade do Bairro Sangão em dias de chuva

A Tribuna Livre desta terça-feira (21) foi destinada à comunidade do Sangão. Os moradores Gustavo Aléssio Duminelli, Jailson da Rosa e Idelci Francisco Rampinelli relataram os transtornos causados pelas águas das chuvas no bairro.

Câmara vai homenagear EEB Padre Miguel Giacca

A Moção de Aplauso 22/2022 acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. De autoria do vereador Miguel Pierini (PP), o texto homenageia a Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, pelos 100 anos de história.

 

Bonifácio propõe inclusão do mel produzido no município no cardápio escolar

Daniel Bonifácio (PSD) propõe que o Município adquira o mel produzido pelos apicultores criciumenses. Para o vereador, o produto pode ser incluído no cardápio da merenda escolar nas escolas municipais.

Jair Alexandre sugere revitalização do asfalto da Avenida Luiz Lazzarin

O vereador Jair Alexandre (PL) aponta a necessidade de raspagem e de recolocação de material asfáltico na Avenida Luiz Lazzarin.

Manoel Rozeng requer atenção para iluminação pública do Bairro Argentina

O vereador Manoel Rozeng (PP) alerta para a necessidade de instalação de luminárias nos postes da Rua Erasmo Borato Geremias, na comunidade de Jardim Valença, no Bairro Argentina.

Miguel Pierini sugere revitalização de trecho da Avenida dos Imigrantes

Miguel Pierini (PP) sugere a revitalização de parte da Avenida dos Imigrantes ao poder executivo. O vereador destaca o trecho compreendido entre a rotatória de cruzamento da Avenida Luiz Lazzarin, Avenida João Ronchi e Rodovia Acesso Estadual Rio Maina até o cruzamento com as ruas Fernando Geraldo dos Santos e Manoel João Machado, no Distrito do Rio Maina.

Valerim indica plantio de árvores frutíferas nos parques da cidade

O vereador Valerim Fernandez (PSD) propõe o plantio de árvores frutíferas nos parques de Criciúma ao executivo municipal. Para ele, além de resultarem em sombra, os seus frutos servirão de alimento para a população.

 

Sessão do dia 20

 

Daniel Bonifácio questiona atividades da FME no Rio Maina
Daniel Bonifácio (PSD) questiona o poder executivo quanto às atividades esportivas desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME), no Distrito do Rio Maina. O vereador solicita, inclusive, planilha detalhada (dias, horários e locais) para análise da casa legislativa.

Bonifácio ainda propõe a criação do Programa Horta Comunitária nos bairros da cidade, em terrenos do Município que estejam em desuso.
Giovana Mondardo vai debater o incentivo ao hip hop em Criciúma
A pedido da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), a Câmara Municipal vai realizar Audiência Pública sobre as ações voltadas ao incentivo do hip-hop em Criciúma. O debate acontecerá no dia 30, às 19 horas, na casa legislativa, e terá as portas abertas a todos os interessados na pauta.
Feuser vai homenagear a Associação Doando e Recebendo Amor

A Moção de Aplauso 21/2022 acaba de ser aprovada em plenário. De autoria do vereador Dailto Feuser (PSDB), o texto homenageia a Associação Doando e Recebendo Amor pelos serviços prestados à comunidade.
Câmara institui mês de alerta sobre TEAF e SAF
O Projeto de Lei 35/2022 acaba de ser aprovado, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma.

De autoria dos vereadores Manoel Rozeng (PP), Paulo Ferrarezi (MDB), Edivânio Manenti (PL), Miguel Pierini (PP), Obadias Benones (Avante), Giovana Mondardo (PCdoB), Roseli De Lucca (PSDB) e Paulo da Farmácia (União), o texto institui, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município, o mês de alerta sobre Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal – TEAF e Síndrome Alcoólica Fetal – SAF.

 

Sessão do dia 14

Tribuna Livre traz o Observatório Social para a pauta

A pedido do vereador Manoel Rozeng (PP), a Tribuna Livre desta terça-feira (14) foi destinada ao Observatório Social de Criciúma. O presidente Mauro Pedro Losso mostrou o quanto a transparência é fundamental na administração pública municipal.
Jair Alexandre convoca presidente da Cisam Sul a sessão ordinária

Jair Alexandre (PL) convoca o presidente da Cisam Sul a comparecer na próxima sessão ordinária, segunda-feira (20), para usar o tempo destinado ao Horário Político. O vereador pede esclarecimento sobre a autorização de aumento da tarifa, de 16,01% a partir de julho, de água e esgoto solicitado pela Casan. Já para a Casan, ele questiona por quais motivos foi previsto o aumento.
Jair Alexandre ainda faz algumas perguntas ao executivo municipal. Ele quer saber como a Secretária de Educação lida com os estudantes que demonstram problemas psicológicos.

Daniel Antunes questiona as secretarias de Educação e de Saúde

Daniel Antunes (União) questiona o executivo municipal sobre a seleção e capacitação dos professores e professores auxiliares que atuam diretamente com crianças autistas ou com outras doenças intelectuais e cognitivas.
O vereador também pergunta se existe apenas uma fila para os serviços prestados pela Secretaria de Saúde e de qual forma estas informações são gerenciadas no portal da transparência. Para Antunes, a atualização constante manteria o cidadão informado sobre a sua posição na espera.

Paulo Ferrarezi requer faixa de pedestre elevada na Mineira Nova

Paulo Ferrarezi (MDB) aponta a necessidade de instalação de faixa de pedestre elevada na Avenida Caeté, Bairro Cidade Mineira Nova. Ele lembra que, inclusive, já estão colocadas as placas sinalizadoras no local.
O vereador também requer a pavimentação da parte final da Rua Martinho Lutero, no Bairro Pinheirinho.

Valerim Fernandez questiona cobrança de taxa no 1° Registro de Imóveis

Valerim Fernandez (PSD) faz questionamentos a Maria do Carmo de Toledo Afonso, titular do 1º Registro de Imóveis de Criciúma, e ao gabinete do corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre a cobrança da taxa para requerimento de Certidão Negativa de Bens Imóveis. O vereador faz questão de lembrar que já há possibilidade de isenção de cobrança com base no art. 5º, XXXIV, b, da Constituição Federal de 1988.

Daniel Bonifácio vai homenagear cidadão criciumense
A Moção de Aplauso 20/2022 acaba de ser aprovada em plenário. De autoria do vereador Daniel Bonifácio (PSD), o texto homenageia Pedro Canarim (in memoriam) pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

 

COBERTURA DA SEMANA ANTERIOR

LEI APROVADA PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS QUE CAUSAM DEPENDÊNCIA QUÍMICA A MENORES

Veja quais produtos que lei aprovada na Câmara de Criciúma proíbe comercialização a menores por causar dependência química.

De autoria do vereador Manoel Rozeng (PP), o PL32/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O texto proíbe vender, ofertar, fornecer e entregar produtos a base de tricloroetileno, clorofórmio, éter, benzina e fenol para menores de 18 anos, no âmbito do município de Criciúma.
Os parlamentares também aprovaram o PL 33/2022, de autoria do vereador Zairo Casagrande (PDT), que sobre os requisitos para isenção da taxa de inscrição em concursos públicos da administração direta e indireta do município de Criciúma.
Por fim, o Projeto de Lei 34/2022, de Edivânio Manenti (PL), também foi aprovado por unanimidade na casa. O texto considera obra pública inacabada a rua ou via pública, mesmo pavimentada, que não esteja com sinalização completa.

 

Vereadores questionam Celesc sobre novos abastecimentos no Pinheirinho

Toninho da Figueira (PSDB), Daniel Bonifácio (PSD) e Paulo Ferrarezi (MDB) solicitam informações da agência regional da Celesc de Criciúma. Os vereadores questionam qual o método adotado para deferimento de novos abastecimentos de energia elétrica às propriedades situadas na rua paralela à Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, no Bairro Pinheirinho.

Jair Alexandre trabalha pela recuperação do campo da Vila Zuleima

Jair Alexandre (PL) aponta a necessidade de um projeto de recuperação do campo de areia do Bairro Vila Zuleima. Para o vereador, há necessidade de implantação da rede pluvial para conter cheias, iluminação e telas ao redor do local.
Outra questão levantada por ele é a reforma ou construção de moradia para famílias criciumenses carentes ou de baixa renda. Ele questiona se existe algum programa já previsto pela Secretaria de Assistência Social.

Dailto Feuser propõe implantação de rotatória ou semáforo no Pinheirinho

Dailto Feuser (PSDB) alerta sobre a necessidade de implantação de rotatória, semáforo ou outro dispositivo no cruzamento da Avenida Dezoito com a Avenida Centenário, no Bairro Pinheirinho. O vereador quer mais segurança no trânsito.

Kaminski vai debater despejos ocasionados pela Criciúma Construções

O vereador Júlio Kaminski (PP) vai realizar Audiência Pública sobre os despejos ocasionados por contratos firmados com a Criciúma Construções e empresas vinculadas. O debate vai acontecer no dia 6 de julho, às 19 horas, no Auditório da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e terá as portas abertas a todos os interessados.

Giovana Mondardo requer contratação de novo advogado para o Creas
A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) questiona o poder executivo sobre a previsão da contratação de um novo advogado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A vereadora sugere a realização de concurso público para os cargos de pedagogo, advogado e educador social, conforme está na Lei Complementar nº 456, de abril de 2022.
Giovana ainda propõe estudo para combate da formação de filas, em horários de pico, na travessia do Bairro Pinheirinho com a Avenida Centenário, próximo à ferrovia.

Daniel Bonifácio sugere regularização fundiária no Nossa Senhora do Carmo

O vereador Daniel Bonifácio (PSD) alerta para a necessidade de regularização fundiária dos assentamentos irregulares do Bairro Nossa Senhora do Carmo.

 

 

Cobertura da sessão anterior

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL, TEMAS NA ‘TRIBUNA LIVRE’ DESTA TERÇA (7)

ENTIDADE APRESENTA SEU TRABALHO NO ATENDIMENTO A DEPENDENTES QUÍMICOS – Veja ainda os destaques de mais uma sessão ordinária da Câmara de Criciúma/SC

 

Tribuna Livre traz as boas práticas do Cetrad para a pauta

 

1474bba2-92ab-45d1-a72a-5a2f9c531f37

 

A pedido dos membros da Comissão de Saúde, a Tribuna Livre desta terça-feira (7) foi destinada ao Centro de Tratamento de Adicções de Içara (Cetrad). O diretor Ricardo Dajori Possamai falou sobre o tratamento alternativo para dependentes químicos e sobre as atividades de assistência psicossocial desenvolvidas na instituição.

 

Resumo da sessão disponibilizado pela Assessoria de Comunicação:

 

Obadias Benones sugere frente de trabalho para recuperação de vias

O vereador Obadias Benones (Avante) sugere uma frente de trabalho para a recuperação da capa asfáltica das ruas Melvin Jones, José de Patta e Celestina Zilli Rovaris. Todas estão localizadas na parte central da cidade.

Antunes sugere que Secretaria da Saúde confeccione as Cadernetas da Criança

Devido à falta das Cadernetas da Criança que chegam por meio do Ministério da Saúde ao Município, Daniel Antunes (União) sugere que a Secretaria Municipal de Saúde se encarregue da produção do material, a fim de não prejudicar as famílias criciumenses.
O vereador ainda pergunta ao Poder Executivo Municipal qual é o critério usado para o tempo de espera de consultas médicas e de retornos de pessoas com autismo. Ele ainda quer saber, considerando a necessidade de alimentação especial do aluno autista, se existe um profissional de nutrição nas escolas que faça o controle da alimentação destas crianças.

Rozeng evidencia necessidade de guard rail na Rua Antônio Serafim

Manoel Rozeng (PP) aponta a necessidade de colocação de guard rails com sinalizadores indicativos e refletivos, na Rua Antônio Serafim, no Bairro Laranjinha, e de substituição das lâmpadas queimadas por lâmpadas de LED, na Rua Felipe Colombo, Bairro Vila Zuleima. O vereador ainda lembra que a Rua Erasmo Borato Geremias, no Bairro Argentina, precisa de revitalização da pavimentação com lajotas.

Daniel Bonifácio defende mulheres vítimas de violência doméstica

O vereador Daniel Bonifácio (PSD) aponta a necessidade de aplicação da Lei 7.823, de dezembro de 2020, ao Poder Executivo. O texto institui a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, decorrente de violência doméstica e familiar, nos editais de licitação que visem a contratação de empresas para a prestação de serviços continuados e terceirizados, no âmbito da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional, no município de Criciúma/SC.

Miguel Pierini quer estender Colônia de Férias a outros bairros

Miguel Pierini (PP) sugere que o Projeto Colônia de Férias, da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), seja estendido ao Distrito do Rio Maina e a outros bairros do Município.
O vereador também aponta a necessidade de ampliação da campanha de conscientização de descarte consciente, por meio da coleta seletiva de lixo, com as Associações de Moradores e com a União das Associações de Bairro de Criciúma (UABC).

Toninho da Figueira questiona Casan sobre novos abastecimentos no Pinheirinho

Toninho da Figueira (PSDB) busca informações da Superintendência Regional de Negócios Sul/Serra da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O vereador quer saber qual a metodologia adotada para o deferimento de novo abastecimento de água às propriedades da rua paralela à Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, no Bairro Pinheirinho.
Toninho ainda alerta para a necessidade imediata de instalação da sinalização vertical e horizontal de trânsito, além da iluminação pública na Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira, Anel de Contorno Viário, entre o Bairro Vila Zuleima e São Simão.

Zairo questiona déficit de aprendizagem e plano de recuperação dos prejudicados

Zairo Casagrande (PDT) questiona o governador Carlos Moisés (Republicanos). Ele quer saber se existe estudo para constatação do déficit de aprendizagem, ocasionado pela pandemia do coronavírus, nas escolas estaduais – mais precisamente em Português e Matemática do Ensino Médio. O vereador também pergunta qual o plano de recuperação dos alunos que foram prejudicados.

Dailto Feuser requer aterro sanitário em Criciúma
O vereador Dailto Feuser (PSDB) aponta a necessidade de instalação de um aterro sanitário dentro dos limites territoriais do Município de Criciúma.

Valerim questiona por quê o Detran cobra taxa para Certidão Consultiva de Bens

O vereador Valerim Fernandez (PSD) questiona a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele quer saber o motivo da cobrança de taxa para requerimento de Certidão Consultiva de Bens, já que existe a possibilidade de isenção com base no art. 5º, XXXIV, b, da Constituição Federal de 1988.

 

 

SESSÃO DA SEGUNDA (6) DA CÂMARA DE CRICIÚMA

 

INFORMAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA A IDOSOS VULNERÁVEIS E HOMENAGEM A COLÉGIO DE 90 ANOS – Destaques de mais uma sessão ordinária legislativa/Criciúma

 

Presidência tem aprovada realização de sessão especial em homenagem a escola.

 

MATÉRIA DESTAQUE DA PAUTA: 

Vereadora quer saber número de idosos vítimas de violência atendidos

 

edcdcb87-0e26-4c77-953f-e0176f50b4d2

 

A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) quer saber do Poder Executivo qual o número de idosos vítimas de violência que estão sendo atendidos pelos órgãos municipais responsáveis; também quantos deles aguardam vagas em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
E a vereadora segue com outros questionamentos: também quer saber se existe previsão de aumento no valor destinado ao Aluguel Social, disponibilizado pela Secretaria de Assistência Social; qual o valor pensado para o reajuste; quantas famílias são beneficiadas atualmente; qual é o recurso repassado por esse serviço; e se há previsão de ampliação do número de famílias a serem atendidas.

 

Miguel Pierini vai homenagear EEB Padre Miguel Giacca

A pedido do vereador Miguel Pierini (PP), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Sessão Especial em homenagem aos 100 anos de atividades da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca. O evento acontecerá nas dependências do colégio, em 22 de junho, às 19 horas.

 

Rozeng quer a notificação de proprietários que negligenciam terrenos

O vereador Manoel Rozeng (PP) pede a notificação de mais proprietários de terrenos que precisam de limpeza, conservação e adequação do passeio público. Desta vez, os imóveis estão localizados no cruzamento da Tadeu Silvestre com a Paulino Búrigo e em demais ruas do Bairro Milanese.

 

Roseli De Lucca solicita Sessão Especial para EEF Professor Lapagesse

A pedido da presidente Roseli De Lucca (PSDB), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Sessão Especial em homenagem aos 90 anos de atividades da Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse. O evento acontecerá nas dependências do colégio, em 11 de agosto, às 19 horas.

 

Zairo sugere que agentes de trânsito atendam 100% dos acidentes sem vítimas

Zairo Casagrande (PDT) questiona o chefe do Poder Executivo sobre a quantidade de acidentes de trânsito, sem vítimas, que ocorreram nos últimos seis meses na cidade. O vereador quer saber qual o percentual dos acidentes atendidos (média mensal) pelos agentes de trânsito, quais as razões para não atenderem 100% dos acidentes sem vítima e qual o aumento de efetivo seria necessário para esta cobertura.

 

Obadias Benones propõe base da polícia militar no Pinheirinho

O vereador Obadias Benones (Avante) questiona o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, tenente coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor, sobre a possibilidade de estudo para implantação de uma base da Polícia Militar no Bairro Pinheirinho.

 

Câmara aprova criação da Central de Achados e Perdidos

O Projeto de Lei 31/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O texto, de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (MDB) dá nova redação aos parágrafos 2º e 3º do artigo 2º da Lei nº 8.098, de 14 de abril de 2022, que dispõe sobre a criação da Central de Achados e Perdidos – CAP.

 

 

PAUTA ANTERIOR

DUAS MUDANÇAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CRICIÚMA

PSD VALORIZA OS SUPLENTES

 

Dentro da política do PSD de valorização dos suplentes, dois vereadores titulares se afastaram por 30 dias do cargo, abrindo espaço para os suplentes.

O objetivo do partido é valorizar os suplentes, além de dar oportunidade para o exercício da atuação parlamentar.

Com isso, na tarde desta terça-feira (31) a presidente Roseli De Lucca (PSDB) deu posse aos suplentes: Valerim Braz Fernandes e Daniel Formentin Bonifácio, ambos do PSD.

Daniel somou 449 votos, na última eleição municipal, e entra na vaga de Juarez de Jesus. Valerim conquistou 439 votos, em 2020, e vai ocupar a cadeira de Salésio Lima.

Os dois devem ocupar o cargo de vereador por 30 dias.

 

Destaque da pauta da terça-feira

 

2d309a19-2275-4ef2-8b3a-40b77d7e991b

 

Vereadores querem presença do secretário de Estado da Saúde

Os vereadores Paulo Ferrarezi (MDB), Giovana Mondardo (PCdoB), Manoel Rozeng (PP) e Toninho da Figueira (PSDB) solicitam o comparecimento do secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, na Sessão Ordinária da segunda-feira (13 de junho), às 17 horas.

Ele terá espaço reservado no Horário Político, a fim de esclarecer a implantação de novos leitos de UTIs pediátrica e neonatal em Santa Catarina.

 

Demais conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação da Casa:

Tribuna Livre traz os malefícios do tabagismo e a Covid-19 para a pauta

A pedido do vereador Manoel Rozeng (PP), a Tribuna Livre desta terça-feira (31) foi destinada ao médico pneumologista Renato Matos. O especialista destacou os malefícios do tabagismo e, também, atualizou os presentes quanto ao cenário atual da Covid-19 no mundo, no estado e na cidade.

 

Zairo Casagrande trabalha para minimizar o déficit de alfabetização em SC

O vereador Zairo Casagrande (PDT) aponta ao governador Carlos Moisés a necessidade de estudo para constatação do déficit de alfabetização nas escolas estaduais, ocasionado pela pandemia da Covid-19. O vereador ainda destaca que deve haver um plano de recuperação para os alunos prejudicados, a fim de que cheguem aptos às próximas séries.

 

Vereadores requerem base de apoio do 4° BBM de Criciúma

Os vereadores Miguel Pierini (PP), Salésio Lima (PSD) e Paulo Ferrarezi (MDB) apontam demanda ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina. Para os parlamentares, é necessária a construção de uma base de apoio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, entre os bairros da Grande Santa Luzia e do Distrito do Rio Maina. A medida irá, sobretudo, agilizar o deslocamento, diminuindo o tempo de chegada à ocorrência.

 

Paulo da Farmácia deseja conceder bolsas de estudo para policiais

Paulo da Farmácia (União) questiona a possibilidade do Município e do Estado firmarem uma parceria com estabelecimentos de ensino superior, para concessão de bolsas de estudo a policiais civis e militares. Para o vereador, a formação para militar pode ser a grande chance destes cidadãos crescerem profissionalmente.

 

Edivânio Manenti vai homenagear a RTV Criciúma

Acaba de ser aprovada a Moção de Aplauso 19/2022. O texto, de autoria do vereador Edivânio Manenti, homenageia a RTV Criciúma pelos 25 anos de trabalhos prestados à cidade.

 

 

 

 

 

 



Politica de Privacidade!