EDITORIAL: FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL E “ÓPIO” DO POVO SOFRIDO – O esporte capaz de inspirar aplausos na mansão e festa na favela!

EDITORIAL: FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL E “ÓPIO” DO POVO SOFRIDO – O esporte capaz de inspirar aplausos na mansão e festa na favela!

PARA OS BEM SITUADOS, CHANCE DE VISIBILIDADE; PARA ALGUNS INQUILINOS DO PODER, OPORTUNIDADE DE AGRADAR SÚDITOS; E PARA OS CARENTES DE ALEGRIA E ESPERANÇA, UMA COMPENSAÇÃO.

Opinião

FLAMENGO, O NOVO SÍMBOLO NACIONAL

622_f5c2311f-6d3f-3867-a7ef-a4c372d001db

Assim como o carnaval, o futebol é coisa para curtição de abastados e de pobres. Festas em que durante elas o cidadão da base, o anônimo, hoje pode se sentir um rei e amanhã cair na real que é um súdito limpando a passarela. Sem desmerecer, é claro, a bela e nobre missão do gari. São manifestações populares “bem cara nacional!”.

Assista aos jogos do Flamengo, mas com olhar nos detalhes, olhar crítico e sem paixão, mesmo que seja um flamenguista legítimo. Irá logo perceber nos rostos das arquibancadas mais populares, momentos de glória e até de êxtase, com a anestesia das jogadas e dos gols.

Entre os bem situados, a maioria, por questões óbvias, torce pelo Flamengo ou pelo Corinthians. Mais no afã de angariar holofotes ou agregar simpatia. Além disso, desde o Império Romano que o pão e circo acalmam as massas!

Contudo, entre os menos abastados, futebol é pura paixão! Às vezes é onde se vive, perfeitamente, amor e ódio e desprezo e perdão! Tudo em nome da emoção que adoça a vida amarga!

LOGOMARCA-ERON-PORTAL-GRANDE

Texto: Eron J Silva.