DIRETORES DA ACIL HOUVEM SECRETÁRIO – Na pauta, obras e projetos da SEPLAN

DIRETORES DA ACIL HOUVEM SECRETÁRIO – Na pauta, obras e projetos da SEPLAN

A GRANDE INQUIETAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO É COM OS PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS.

Mais uma autoridade municipal esteve participando da reunião dos diretores da Associação Empresarial de Lages (ACIL). Objetivo do espaço especial do dia foi ouvir do secretário de Infraestrutura e Planejamento de Lages, Claiton Bortoluzzi, as ações e projetos da secretaria. Entre os itens da pauta estiveram: o Plano Diretor, planejamento de trânsito, Centro Administrativo, entre outros.

Segundo o secretário, uma das atribuições da secretaria é o planejamento do trânsito. “Nesses 18 meses desta gestão, foram implantadas 8 faixas elevadas, 5 lombadas físicas e uma rótula no entroncamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Zeca Neves”, explicou. Relatou ainda que estão trabalhando no Plano de Mobilidade Urbana, que irá dar diretrizes a questão viária; nos editais de licitação da Área Azul e de lombadas eletrônicas. Sendo que, a Área Azul deverá disponibilizar 2 mil vagas de estacionamento para o Centro e o Coral, podendo ser ampliado para 5 mil vagas nos próximos 10 anos.

Bortoluzzi também repassou informações sobre alguns projetos que estão em andamento. Um dos projetos que a secretaria está estudando é a construção do Centro Administrativo que abrigará todas as secretarias em um só local facilitando o atendimento ao cidadão. “Temos três alternativas e estamos estudando qual é a melhor, uma delas é a própria Prefeitura executar a obra, e existem dois investidores interessados. Hoje o município gasta cerca de R$ 300 mil por mês com aluguéis, esse valor poderia ser compensado com o pagamento da obra que seria paga ao longo de alguns anos. Estamos buscamos um local adequado, de fácil acesso e que não complique o trânsito do entorno”, falou. Sobre a revitalização do Centro informou que estão trabalhando no edital de licitação que deverá ser lançado dentro de algumas semanas.

Outras obras realizadas foram a pavimentação de 19 ruas; reurbanização dos canteiros na Rua Correia Pinto e no entroncamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Zeca Neves; desassoreamento do Rio Carahá; colocação de galerias nos bairros São Paulo, Santo Antônio e Santa Rita; conclusão da Avenida Ponte Grande (saneamento básico e ponte de acesso ao Condomínio Gralha Azul).