DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL- Contribuição do Portal

DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL- Contribuição do Portal

Quando vemos uma mulher muçulmana de burca, um escocês de saia e um gaúcho de bombacha, nem percebemos que aí existe alguma coisa relacionada com Ética e Moral.Para nós ocidentais a burca pode parecer um absurdo. Para a mulher muçulmana o biquíni pode parecer um escândalo. A mulher carioca de biquíni pode ser vista pela muçulmana como uma sem moral, uma sem vergonha!

Essa é a força dos costumes e valores convencionados em cada Sociedade. Então vamos aprender um pouco do que seja Ética e Moral.

É bom lembrar que a inobservância desses dois capítulos da Filosofia é o que mal no Brasil entre as classes dirigentes.

Essas duas palavrinhas fazem o inferno estral de todo estudante pela aparente semelhança de significado. Mas, na verdade, a Ética é o estudo, o fundamento da moral.

No sentido prático a finalidade da Ética e da Moral é muito semelhante. A Ética é uma reflexão sobre a moral. A Moral é um conjunto de regras aplicadas no cotidiano de dada sociedade.

Essas regras orientam cada individuo norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Moral vem do Latim – Morales – relativo aos costumes. Ética vem do grego – Ethos – modo de ser ou caráter.

Definição: Está no Google – No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.