DAVI ALCOLUMBRE É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO – DEM comandará a Câmara e o Senado.

DAVI ALCOLUMBRE É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO – DEM comandará a Câmara e o Senado.

O GRANDE VITORIOSO FOI ONYX LORENZONI, CASA CIVIL-DEM, QUE ARTICULOU NOS BASTIDORES.

A vitória de Rodrigo Maia/DEM, no 1º turno, já na sexta-feira, com 334 votos, foi tranquila. Já era prevista desde o ano passado.

Já a eleição de Davi Alcolumbre/DEM-AP, foi surpresa. O favorito era Renan Calheiros/MDB-AL que tentava presidir o Senado pela 5ª vez.

Tudo começou se complicar para Calheiros na sexta-feira, quando o Plenário aprovou o Voto aberto. Após uma verdadeira batalha legislativa, durante a qual houve cenas hilariantes e até ameaça de senadores chegares às vias de fato, foi interrompida eleição e convocada outra sessão para o sábado, o2, a partir das 11h.

Na madrugada e manhã de sábado o STF julgou pedido de anulação da aprovação do voto aberto e que o mais velho presidisse a eleição. O ministro Dias Toffoli/STF determinou o rito conforme a Constituição (voto secreto) e a eleição presidida pelo mais velho, no caso, o senador José Maranhão.

Ao longo do processo, Renan Calheiros retirou a candidatura pela segunda vez. Isso abriu caminho para a vitória do senador Davi Alcolumbre, que venceu por 42 votos, um a mais que o necessário para vencer no 1º turno.

Esperidião Amin foi o segundo mais votado com 13 votos.

VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS:

Davi Alcolumbre – 42 votos

Esperidião Amin – 13

Angelo Coronel – 8

Reguffe – 6

Renan – 5

Collor – 3