Vereador comemora aprovação do serviço com modificação na lei do transporte de pequenas cargas
Ao aplaudir a aprovação de sua matéria, o vereador Nícola Martins disse que a medida deveria se estender também às vans, a bem da mobilidade, pois reduziria ainda mais os engarrafamentos.
De autoria do vereador Nícola Martins (PSDB), o Projeto de Lei 90/2022 foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciuma, na noite de ontem. O texto revoga o §1º, que veda o transporte remunerado de passageiros, do artigo 1º, da Lei nº 5.457, de dezembro de 2009, que institui no Município de Criciúma, o serviço de transporte de pequenas cargas, mediante a utilização de motocicletas, motonetas ou triciclos motorizados, denominado moto-frete.
Quando questionado sobre a origem do projeto, Nícola lembra que a demanda é antiga. “Já em 2020, eu defendia que Criciúma precisa de novos modais de transporte. De lá pra cá, presenciamos importantes debates sobre a pauta nesta casa e, no início da semana, no engarrafamento do final do dia, o motorista teve certeza do quanto está caótica a questão da mobilidade na cidade.”
O vereador ainda faz questão de enfatizar que é a favor da liberdade e pergunta a quem pode interessar restringir o transporte público aos ônibus, aos táxis. Para ele, deveríamos ter não somente as motos regulamentadas, mas vans, também. “Daríamos mais estas opções ao cidadão. Se a pessoa mora no Cristo Redentor e sabe que ir trabalhar de mototáxi é mais barato, por que ela iria de ônibus?”, exemplifica o vereador.
Ele ainda conta que a justificativa da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) para não autorizar o serviço do mototáxi é a existência do parágrafo na lei. “Então, estamos trabalhando para revogá-lo”, fortalece.
Entre os vereadores que aprovaram o projeto, está Albertino Pacheco (PCdoB). O parlamentar, além de parabenizar a iniciativa de Nícola, destaca que o PL vem em boa hora. “Após a pandemia, vários horários de ônibus foram extintos. Nos finais de semana, a periferia está sem opção de transporte até mesmo para trabalhar. Vamos legalizar esta atividade, gerar mais emprego e renda para o criciumense. São projetos desta natureza que deveríamos aprovar todos os dias nesta casa”, finaliza Albertino.
CÂMARA VAI HOMENAGEAR HOSPITAL PELO ATENDIMENTO A CRICIÚMA E REGIÃO
A sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Vereadores de Criciúma votou várias matérias de interesse direto da comunidade.
Foram elas: pavimentação de rua ainda este ano; mais uma ponte sobre o Rio Criciúma; revitalização de rua; e uma homenagem ao Hospital Santa Catarina.
Conteúdos oficiais disponibilizados pela Assessoria de Imprensa:
Jair solicita pavimentação no Santo Antônio para este ano
O vereador Jair Alexandre (PL) solicita a pavimentação da Rua Regina Aparecida Rodrigues, no Bairro Santo Antônio. Em seu requerimento, o parlamentar sugere que a obra seja concluída ainda em 2022.
Juarez de Jesus pede mais uma ponte sobre o Rio Criciúma
O vereador Juarez de Jesus (PSD) sugere, ao chefe do executivo municipal, a construção de uma ponte sobre o Rio Criciúma, na altura da Rua Argemiro Frutuoso, no Bairro Santa Bárbara.
Obadias aponta necessidade de revitalização da Rua Aristides Bolan
Obadias Benones (Avante) solicita um plano de estudo para revitalização total da Rua Aristides Bolan ao Executivo Municipal. O vereador menciona a necessidade de pavimentação com concreto, de iluminação e da pintura de faixas, além da instalação de placas de trânsito no trecho que compreende a subida do Morro Cechinel, no Bairro Mina Brasil.
Paulo Ferrarezi vai homenagear o Hospital Santa Catarina
De autoria de Paulo Ferrarezi (MDB), a Moção de Aplauso ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina acaba de ser aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. No texto, o vereador faz referência ao atendimento prestado a Criciúma e região. A instituição oferece pronto-socorro materno e pediátrico, serviços ambulatoriais, de apoio a diagnóstico terapêutico, internação de média e alta complexidade e possui centro cirúrgico.
Deixe Seu Comentários