Giovana Mondardo quer saber a previsão para contratação de oficineiros de arte e cultura; ontem (25), solicitou a previsão do retorno da cobrança em dinheiro da passagem do transporte coletivo urbano.
Na sessão de hoje. terça-feira (26), a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) fez questionamentos ao poder executivo, querendo saber se há previsão para lançamento de editais para contratação de oficineiros de arte e cultura e, também, quantos projetos sociais culturais estão em andamento nos bairros e quais as suas modalidades.
Já na sessão de ontem, segunda (25), seu assunto principal foi sobre a previsão do retorno da cobrança em dinheiro da passagem de ônibus.
Questionou o poder executivo se já existe previsão de retorno da cobrança, em dinheiro, da passagem de ônibus do transporte coletivo. A vereadora também pergunta se algum projeto já fomenta a cultura nas escolas municipais.
Demais conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Imprensa:
Jair Alexandre propõe parceria com óticas para atender menores carentes
Jair Alexandre (PL) propõe parcerias com óticas da cidade ao poder executivo. A intenção do vereador é facilitar a aquisição de óculos para os menores carentes.
Toninho da Figueira sugere placas solares nos órgãos públicos municipais
O vereador Toninho da Figueira (PSDB) faz sugestões ao poder executivo. Ele propõe a instalação de placas solares, como fonte renovável de energia, em todos os órgãos públicos municipais e a pavimentação da Rua Gélson Locks, no Bairro Santo Antônio.
Salésio Lima solicita abrigo de parada de ônibus na Vila Nova Esperança
O vereador Salésio Lima (PSD) aponta a necessidade de instalação de abrigo de parada de ônibus na Rua Getúlio Cândido Albino, no Bairro Vila Nova Esperança.
Dajori aponta necessidade de um centro comunitário na Próspera
Moacir Dajori (PSDB) propõe a construção de um centro comunitário na Próspera. O vereador justifica que a comunidade precisa de um espaço apropriado para realizar eventos, como aniversários, casamentos e ações sociais direcionadas aos moradores do próprio bairro.
Manoel Rozeng requer mais notificação de proprietário negligente
Manoel Rozeng (PP) solicita, ao poder executivo, a notificação de proprietário de terreno da Rua Bento Antônio Neto, no Bairro São Sebastião. O vereador aponta necessidade de roçada, limpeza, conservação, cercamento e adequação/construção do passeio público, conforme dispõem as Leis Municipais 6822/2016, 6860/2017 e 404/2021.
Sessão desta segunda (25)
Miguel Pierini requer revitalização de estrada no Santa Augusta
O vereador Miguel Pierini (PP) aponta necessidade de revitalização da Rua Valmir Antônio Orsi, no Bairro Santa Augusta, com capeamento asfáltico.
Manoel Rozeng quer parada de ônibus do Renascer de volta
Manoel Rozeng (PP) questiona o poder executivo sobre quando será recolocada a parada de ônibus, com a devida instalação de abrigo aos passageiros, na Rua Ayrton Senna, Bairro Renascer.
Ele também quer saber se há possibilidade de instalação de uma sinalização vertical indicativa de “Pare”, na Rua SD-848-009, cruzamento com a Rua Carlo Gambalonga, no Bairro Sangão.
E o vereador ainda solicita a notificação do proprietário do terreno localizado na rua Sd. 1992-019, no Bairro Santo Antônio, para que providencie roçada, limpeza, conservação, cercamento e adequação/construção do passeio público, conforme dispõem as Leis Municipais 6822/2016, 6860/2017 e 404/2021.
Obadias Benones questiona término de obras no Centro
O vereador Obadias Benones (Avante) pergunta à administração municipal se há previsão para o término das obras de pavimentação asfáltica da Rua Eugênio de Bona Castelan, no Centro da cidade.
Paulo Ferrarezi aponta necessidade de pavimentação no Pinheirinho
O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) alerta para a necessidade de pavimentação da Rua Eugênio Tessmann, no Bairro Pinheirinho.
Moacir Dajori trabalha pela ampliação do Cemitério Municipal Brasília
Moacir Dajori (PSDB) aponta demandas do Cemitério Municipal Brasília ao executivo municipal. O vereador sugere a ampliação do cemitério, reforma e ampliação das capelas mortuárias, a pavimentação da parte interna e, também, do estacionamento.
Jair Alexandre vai garantir a matrícula de irmãos na mesma unidade escolar
De autoria do vereador Jair Alexandre (PL), o Projeto de Lei 63/2022 acaba de ser aprovado em plenário. De acordo com o PL, fica assegurada a preferência de matrícula de irmãos, na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, desde que a instituição ofereça turmas do mesmo nível educacional pretendido e, quando os irmãos estiverem em níveis educacionais diferentes, terão preferência de matrícula em unidades escolares próximas.
Câmara Municipal declara Cascri de Utilidade Pública
O PL 62/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O texto, de autoria da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), declara de utilidade pública a Comunidade Assistencial Sindical de Criciúma. Há 50 anos, a Cascri presta serviços de saúde (médicos e dentistas) a associados e seus dependentes.
Jair Alexandre vai garantir a matrícula de irmãos na mesma unidade escolar
De autoria do vereador Jair Alexandre (PL), o Projeto de Lei 63/2022 acaba de ser aprovado em plenário. De acordo com o PL, fica assegurada a preferência de matrícula de irmãos, na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, desde que a instituição ofereça turmas do mesmo nível educacional pretendido e, quando os irmãos estiverem em níveis educacionais diferentes, terão preferência de matrícula em unidades escolares próximas.
MUDANÇA NA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DEVIDO À VALORIZAÇÃO DOS SUPLENTES
Câmara Municipal de Criciúma (SC) dá posse a mais um suplente
Com isso, registra nova mudança na composição do Plenário
Assessoria de Imprensa – A Câmara Municipal de Criciúma registrou mudança nesta sexta-feira (22). Daniel Shelp, o Shelpão (PP), acaba de tomar posse de uma das cadeiras do legislativo. Ele entra no lugar de Miguel Pierini (PP), onde permanecerá por 45 dias.
Daniel somou 517 votos em 2020 e chegou à quinta suplência do partido. Os segundo, terceiro e quarto suplentes, Edilson Medeiros, Vanderlei José Zilli e Adriano Ribeiro, respectivamente, declinaram do cargo.
“E estou muito feliz por ter a oportunidade de representar o criciumense no Poder Legislativo”, comemora Shelpão, destacando que vai trabalhar principalmente pelas pessoas com câncer. “Estes pacientes não podem esperar. Queremos um bom e rápido atendimento para todos.”
Já a presidente Roseli De Lucca (PSDB), que deu as boas vindas ao vereador, lembrou suas duas passagens pela Câmara, como suplente. “Ajudaram muito a me preparar para o mandato de agora e, certamente, contribuirá muito para a carreira política do Daniel”, finalizou.
HIP HOP GANHA ESPAÇO NA TRIBUNA LIVRE EM SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
Apresentadas ações voltadas ao incentivo do Hip Hop em Criciúma
Conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação
A pedido da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), a Tribuna Livre desta terça-feira (19) foi destinada às ações voltadas ao fortalecimento do Movimento Hip Hop em Criciúma. Maxwell Sandeer Flor, presidente da Associação Dança Criciúma (ASDC); Franklin dos Passos, vice-presidente do Instituto de Hip Hop, diretor da Casa do Hip Hop e Conselheiro Municipal de Cultura da cadeira de Hip Hop de Criciúma, e William Otávio Batista, produtor musical da SLF Records, educador social e presidente do Instituto Criciumense de Hip Hop, discorreram sobre a pauta para os presentes.
Obadias defende reestruturação familiar e idosos que navegam na internet
Obadias Benones (Avante) questiona o executivo municipal. O vereador quer saber se existe serviço social do Município que atende casais em crise matrimonial, com palestras, terapias, seminários em prol da reestruturação familiar, e um outro serviço que oriente os idosos sobre a violência financeira no comércio eletrônico, na internet.
Obadias ainda aponta a necessidade de revitalização da pavimentação asfáltica, com pinturas e instalação de placas de trânsito, em toda a extensão da Rua São Miguel do Oeste, no Bairro Ceará.
Ferrarezi trabalha pela obrigatoriedade de capacitação na Educação
O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) questiona o executivo municipal sobre a possibilidade de tornar obrigatória a capacitação de primeiros socorros e combate à incêndio aos professores e profissionais das redes pública e privada de ensino.
Dajori quer mais segurança aos motoristas que trafegam pela Otávio Dassoler
Moacir Dajori (PSDB) solicita ao coordenador da Regional de Infraestrutura Sul que seja feita a limpeza do lixo e roçada da vegetação das margens da Rodovia Otávio Dassoler, em toda a sua extensão. O vereador justifica que a falta de manutenção causa risco de acidentes aos motoristas, seja pela vegetação que prejudica a visibilidade, como pelo depósito de entulho no acostamento da via.
Câmara vai realizar Audiência Pública sobre Mobilidade em Criciúma
A pedido dos vereadores Júlio Kaminski (PSDB), Giovana Mondardo (PCdoB), Juarez de Jesus (PSD), Jair Alexandre (PL), Daniel Antunes (União), Obadias Benones (Avante), Paulo Ferrarezi (MDB), Toninho da Figueira (PSDB) e Zairo Casagrande (PDT), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre Mobilidade em Criciúma. O debate acontecerá no dia 4, às 19 horas, no Auditório da Amrec e será aberto a todos os interessados.
Salésio questiona falhas no abastecimento elétrico em bairros da cidade
Salésio Lima (PSD) questiona a Agência Regional da Celesc de Criciúma. O vereador quer saber qual é o motivo de constantes quedas da energia elétrica e do fornecimento em meia fase, ocorrido quando a energia retorna, nos loteamentos Jardim Camélia, Jardim Bromélia e Hilário Juste, no Bairro Santa Luzia.
Salesio ainda aponta a necessidade de pintura de todas as faixas de pedestres e trevos alemães, que estejam com a pintura apagada, desde a rótula do Cedup até o Bairro Mãe Luzia, para o poder executivo.
Daniel Antunes solicita informações sobre obras no Santo Antônio
O vereador Daniel Antunes (União) questiona a administração municipal sobre o andamento das obras de revitalização da pavimentação nos entornos do Centro de Saúde da Mulher, que abrange as ruas Maria Fernandes Argente e Lages, no Bairro Santo Antônio.
Manoel Rozeng propõe criação do Programa Wi-Fi Livre em Criciúma
Manoel Rozeng (PP) busca informações do poder executivo. Ele quer saber se existe oferta de acesso gratuito à internet no âmbito do Município, se é disponibilizado em parques, praças e em todos os prédios públicos municipais. Se não, o vereador sugere a criação do Programa Wi-Fi Livre em Criciúma.
Rozeng ainda questiona quais os tipos de deficiências são contemplados no acesso à informação nos canais oficiais do poder público municipal na internet. O parlamentar destaca acesso à pessoa com deficiência visual, acentuada ou total, com softwares que leiam as telas.
DESTAQUES DA SESSÃO DA CÂMARA DESTA SEGUNDA
VEREADOR DE CRICIÚMA QUESTIONA GOVERNADOR CARLOS MOISÉS SOBRE ONCOPEDIATRIA
Nesta segunda (18) a Câmara Municipal de Criciúma votou vários assuntos de interesse da cidade.
Realçamos dois deles:
Qual a previsão da implantação da ala de oncopediatria, no Hospital São José, solicitação do vereador Toninho da Figueira; e o serviço de recolhimento de animais mortos diretamente em propriedades privadas ou atropelados e mortos em locais públicos; esta foi uma sugestão do vereador Juarez de Jesus.
(Sessão ordinária de hoje, 18 de julho)
Veja mais detalhes:
Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Comunicação.
Toninho da Figueira quer saber do governador a previsão da abertura da ala oncopediátrica
Toninho da Figueira (PSDB) questiona o governador Carlos Moisés (Republicanos).
Quer saber qual a data prevista para implantação da ala de oncopediatria no Hospital São José, em Criciúma.
Juarez de Jesus propõe serviço de recolhimento de animais mortos
Juarez de Jesus (PSD) faz uma sugestão ao poder executivo. Trata-se de um serviço para recolhimento de animais mortos (cães e gatos) em propriedades privadas, com destino sanitário adequado e sem necessidade de pagamento.
O vereador também aponta necessidade de recapeamento asfáltico de todas as ruas do Bairro Jardim Maristela. As vias foram cortadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para implantação do sistema de esgoto.
Juarez ainda requer a pavimentação de trecho sem asfalto da Rua Maria Salete de Oliveira, no Bairro Cristo Redentor.
Ferrarezi questiona governador sobre falta de especialistas de cabeça e pescoço
Paulo Ferrarezi (MDB) questiona o governador Carlos Moisés (Republicanos) sobre a falta de profissionais especialistas de cabeça e pescoço no Estado. O vereador quer saber por quê não estão atendendo pacientes que necessitam de consulta e de cirurgia nestas especialidades, se cidadãos continuam sendo encaminhados para a fila do TFD – Tratamento Fora do Domicílio.
Salésio Lima destaca necessidade de lombada na Avenida Monte Negro
O vereador Salésio Lima (PSD) alerta o poder executivo municipal sobre a necessidade de construção de lombada na Avenida Monte Negro, no Bairro Vila Manaus.
Rozeng sugere criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais
Manoel Rozeng (PP) sugere a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias-Intérpretes ao executivo municipal. O objetivo é prestar tratamento diferenciado às pessoas com deficiência auditiva e aos surdo-cegos.
O vereador, inclusive, pergunta à Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) se existe algum projeto de noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as crianças.
Rozeng ainda destaca a necessidade de melhorias da iluminação das praças criciumenses, especialmente da Praça do Congresso, no Centro da cidade, e da pavimentação asfáltica da Rua Quintino Dal Pont, no Bairro Arquimedes Naspolini.
Antunes trabalha pela prevenção de casos de assédio na rede municipal da saúde
Devido ao aumento do número de casos de assédio moral e sexual em nossa sociedade e do recente caso do médico anestesista que abusava de suas pacientes em situação de vulnerabilidade, Daniel Antunes (União) questiona como ocorre a prevenção de episódios de assédio moral e sexual em consultórios médicos da rede municipal de saúde. O vereador quer saber se há alguma ouvidoria ou canal de denúncia, como estas mulheres são acolhidas e se já existe algum programa que as encoraje a denunciarem os abusadores.
Ainda sobre a rede municipal de saúde, Antunes questiona como são realizadas as atividades de estágio obrigatório com os acadêmicos da área, quantos estão atuando no Município e em quais Unidades Básicas de Saúde.
Obadias questiona monitoramento por câmeras nas unidades básicas de saúde
Obadias Benones (Avante) questiona se há monitoramento, por câmeras de segurança, nas Unidades Básicas de Saúde do Município, que registrem permanentemente suas áreas de acesso e principais instalações internas. O vereador quer saber quantas unidades estão com o acompanhamento em funcionamento; quantas ainda precisam ser assistidas; se os equipamentos dispõem de recursos para gravação de áudio, além de vídeo, para registro de atendimentos e possíveis casos de desacato aos servidores.
Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Comunicação).
Dia 12
DIRETOR DO IFSC FALA SOBRE O CAMPUS DE CRICIÚMA E AS OPORTUNIDADES QUE OFERECE
A Tribuna livre da sessão desta terça (12) da Câmara Municipal de Criciúma foi dedicada ao IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.
O diretor da instituição, Daniel Comin da Silva, falou sobre o Campus e sua contribuição para o setor produtivo e as oportunidades revolucionárias que oferece.
Lembrou que a atuação do IFSC é importante para a qualificação profissional e para o mercado de trabalho, mas também para a realização pessoal e humana de sua clientela estudantil.
A pedido do vereador Márcio Darós (PSDB), a Tribuna Livre desta terça-feira (12) foi destinada ao IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.
O diretor Daniel Comin da Silva apresentou o Campus de Criciúma e as oportunidades que oferta para a região.
Uma prática importante revelada pelo diretor, durante os debates. foi a possibilidade de troca de oportunidades entre as 12 unidades do IFSC no estado.
O Campus que é especializado em uma determinada formação profissional supre a necessidade daquele que dispõe do candidato a estudar um conteúdo que não disponibiliza.
Outro tema que ocupou bom espaço na sessão desta terça foi a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Vereador quer a inclusão desse recurso de comunicação dos surdos no currículo escolar da rede municipal de ensino
Devido à importância e em atenção a Lei nº 10.436/2002 e ao Decreto nº 5.626/2005, o vereador Manoel Rozeng (PP), quer saber do poder executivo se os professores do Município têm formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e se é possível a sua inclusão no currículo escolar da rede pública.
O vereador ainda solicita que a prefeitura encaminhe à casa legislativa o protocolo de cuidado da Saúde Mental do Município de Criciúma (da atenção básica à especializada); indicadores de saúde mental pactuados; cópia dos projetos, inicial e atual, que foram encaminhados e aprovados pelo Ministério da Saúde, dos Centros Psicossociais (CAPS) I, II, II ad e III em funcionamento no Município de Criciúma.
Rozeng ainda solicita o nome do psicólogo que exerce, atualmente, a função de responsável técnico da Secretaria de Saúde, devidamente cadastrado no Conselho Regional de Psicologia – CRP-12.
Jair Alexandre traz demandas da Vila Zuleima e do Montevidéu
Jair Alexandre (PP) alerta para a necessidade de restauração da iluminação e de instalação de redes de proteção no campo de areia do Bairro Vila Zuleima.
O vereador ainda solicita a instalação de meios-fios nas vias públicas do Bairro Montevidéu. Ele lembra que a área já está asfaltada e que, agora, os moradores precisam iniciar as obras das calçadas.
Moacir Dajori requer melhoria no trânsito do Nossa Senhora da Salete
Moacir Dajori (PSDB) alerta para a necessidade de melhoria do trânsito da rotatória existente entre a Avenida Centenário e a Avenida Jorge Elias De Lucca, no Bairro Nossa Senhora da Salete. O vereador destaca preocupação com o acesso do Bairro Nossa Senhora da Salete, por aqueles que trafegam pela Avenida Jorge Elias De Lucca.
Obadias Benones sugere elaboração de projetos de lei ao Executivo
Obadias Benones (Avante) sugere a elaboração de dois projetos de lei ao executivo municipal. Um seria para impedir a depredação de qualquer templo de atividade religiosa, assim como ofender a fé alheia, por meio de sátiras, ridicularização e menosprezo em eventos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, associações, agremiações, partidos políticos e fundações, no âmbito do Município de Criciúma.
A proposta serviria para cassar a licença para o trabalho de motoristas de táxis e de transporte de passageiros por aplicativo, que sejam flagrados por autoridade competente em quaisquer tipos de atividades de favorecimento à exploração sexual de crianças ou adolescentes, tais como, o transporte para hotéis, motéis ou estabelecimentos com fins libidinosos.
O vereador também aponta a necessidade de construção de uma faixa de pedestres elevada e de ponto de ônibus em frente ao Cedup Abílio Paulo, na Avenida Universitária, Bairro Universitário.
Obadias ainda recebeu a aprovação de seus pares para a realização de audiência pública, no próximo dia 3, às 19 horas, no Plenário da Câmara, sobre a inclusão no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Criciúma do “Dia Criciumense da Linguagem Brasileira de Sinais”, no dia 24 de abril, Dia Nacional da Linguagem de Sinais.
Para finalizar, o parlamentar solicita informações do Poder Executivo e da Afasc. Ele quer saber se a Lei 7.440/19, que torna obrigatório treinamento presencial em primeiros socorros a todos os condutores que atuam no transporte escolar no município de Criciúma está sendo cumprida. E também questiona a aplicação da Lei 6.283/13, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidentes a pelo menos um funcionário das escolas, creches ou centros de educação infantil instalados no município de Criciúma.
Sessão legislativa desta segunda (11)
LEI IDENTIFICARÁ PROPRIETÁRIOS DE FIOS E CABOS SUPORTADOS POR POSTES EM CRICIÚMA/SC
De autoria quase unânime, é aprovada pela Câmara identificação da posse de fios e cabos suportados pelos postes da rede elétrica da cidade.
Vereador quer informação sobre disponibilidade de lista de espera na Saúde.
Os conteúdos abaixo foram disponibilizados pela Comunicação da Câmara:
Câmara aprova identificação de proprietários de fios e cabos.
De autoria de Roseli De Lucca (PSDB), Toninho da Imbralit (PSDB), Toninho da Figueira (PSDB), Dailto Feuser (PSDB), Geovana Zanette (PSDB), Giovana Mondardo (PCdoB), Paulo da Farmácia (União), Paulo Ferrarezi (MDB), Juarez de Jesus (PSD), Júlio Kaminski (PP), Manoel Rozeng (PP), Márcio Darós (PSDB), Miguel Pierini (PP), Obadias Benones (Avante), Salésio Lima (PSD), Zairo Casagrande (PDT) e Edivânio Manenti (PL), o PL 53/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O texto regulamenta a identificação dos proprietários de fios e cabos, exceto aqueles de distribuição de energia elétrica, suportados pelos postes da rede pública municipal.
Manoel Rozeng questiona disponibilidade da lista de espera da Saúde
Manoel Rozeng (PP) questiona o chefe do poder executivo se já está sendo disponibilizada, nas unidades de saúde e no site da Secretaria de Saúde, a listagem dos pacientes, que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública.
O vereador aponta necessidade de pavimentação da Rua Itália Gobbo Dagostim, no Bairro Dagostim; de restauração da pavimentação com lajotas da Rua Domingos José Stopassoli, no Bairro São Cristóvão e de reposição da tampa de ferro da rede de esgoto, na Rua Artur Bernardes, no Bairro São Luiz.
Rozeng também questiona a periodicidade da fiscalização do cumprimento da Lei nº 3.474/97, que dispõe sobre campanha educativa para combate ao uso de drogas. Principalmente, no que diz respeito a casas noturnas, cinemas e eventos.
O vereador ainda quer saber se existe projeto para criação de unidades de acolhimento de usuários de álcool e de outras drogas no Município, nas modalidades infanto-juvenil e adultos, para ambos os sexos.
Juarez de Jesus requer melhoria na rede elétrica do Bairro Colonial
O vereador Juarez de Jesus (PSD) alerta a Agência Regional da Celesc de Criciúma sobre a necessidade de melhorias na rede de energia elétrica da Rua Augusto Tinelli, no Bairro Colonial.
Paulo Ferrarezi destaca necessidade de pavimentação no Pinheirinho
O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) destaca a necessidade de pavimentação da Rua Francisco Milioli, no Bairro Pinheirinho.
Salésio propõe isenção de pagamento a idosos e deficientes em vagas aleatórias
Salésio Lima (PSD) questiona o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). O vereador quer saber se existe possibilidade de isenção de pagamento quando idoso ou pessoa com deficiência, que portar o cartão de uso obrigatório, utilizar vaga do estacionamento rotativo municipal, sem que seja necessariamente a vaga reservada exclusivamente para eles.
O vereador também aponta a necessidade de instalação de uma lombada física na Rua Esteves Júnior, no Bairro Cruzeiro do Sul, e de melhorias na sinalização de trânsito da Rua José Vanio Burigo, que se estende pelo Bairro Colonial, Vila Visconde e Distrito de Rio Maina.
Salésio ainda convida a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, um representante do Departamento Jurídico da Casan, o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – Cisam-Sul, Antonio Ironildo Willeman, e o coordenador executivo do Procon de Criciúma, Luis Gustavo Cattani Colle, a comparecerem na Casa Legislativa, para sessão ordinária do dia 26 de julho, às 17 horas. Eles deverão ocupar a Tribuna Livre e explanar sobre o descumprimento da Lei n.º 7916/2021, que dispõe sobre a instalação, facultativa, de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar), para hidrômetros em todos os imóveis comerciais e residenciais do município de Criciúma.
Obadias Benones destaca necessidade de pavimentação de vias da cidade
Obadias Benones (Avante) destaca a necessidade de pavimentação asfáltica de algumas vias da cidade ao Poder Executivo. Ele aponta a Rua São Domingos, no Bairro São Domingos; a Rua Manoel Goulart, no Bairro Cristo Redentor, a Rua José Raiel, no Bairro São Francisco; a Rua Terezinha Benta Coelho, no Bairro São Sebastião; a rua SD 1764-089, no Bairro Primeira Linha e a Rua Santa Hortolan Milioli, no Bairro Ana Maria.
Kaminski busca dados de resolutividade do Ceja aos aposentados por invalidez
Júlio Kaminski (PP) lembra que aposentados por invalidez são encaminhados para inscrições em cursos de formação do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). A intenção, de acordo com o vereador, é que estudem mais e que sejam capacitados para desempenharem atividades laborativas.
Por isso, Kaminski questiona o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) sobre o número de aposentados encaminhados para o Ceja em 2021 e 2022; deste número, quantos retornaram ao mercado de trabalho e qual o percentual de resolutividade seja em redução do número de aposentadoria, como aproveitamento no mercado de trabalho.
Dia 7
INCENTIVAR A CÂMARA MIRIM PARA ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE NOVAS GERAÇÕES NA POLÍTICA
Poder Legislativo lança nova edição da Câmara Mirim em Criciúma
Foi dada a largada para mais uma edição do Projeto Câmara Mirim.
O edital já está disponível no portal oficial da casa legislativa e, nesta semana, diretores de escolas municipais, estaduais e particulares estiveram reunidos com a prefeita interina Roseli De Lucca (PSDB), com o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus (PSD), e com a coordenadora técnica Juliana Ronsoni.
Os representantes dos colégios ficaram por dentro das novidades desta edição e foram convidados a efetuarem a inscrição das unidades escolares até esta sexta-feira (8). “Mas, muitos já se comprometeram em participar durante a reunião. O que nos deixa muito felizes, porque queremos envolver nossos jovens no dia a dia da Câmara Municipal e despertar futuras lideranças da cidade”, comemora Juarez.
Para Juliana, algumas alterações no edital deverão alavancar uma participação ainda maior das escolas. “Este mandato será de dois anos, os eleitores são estudantes do 5° ao 9° ano, os candidatos serão alunos do 7º e 8º, e os três mais votados (proporcionalmente) conhecerão a Câmara dos Deputados, em Brasília”, explica a coordenadora técnica.
“E estamos prontos para ver a juventude contribuindo com o legislativo. Já testemunhamos grandes ideias nascerem na Câmara Mirim e, até mesmo, serem sancionadas mais tarde”, destaca Roseli De Lucca. E ela ainda faz questão de lembrar da reforma da EMEIEF Antônio Minotto, no Bairro São Roque, uma conquista da comunidade que é resultado do projeto.
Deixe Seu Comentários