Fotos: Ana De Mattia.
O EVENTO FOI NESTA QUARTA (8), À NOITE, NO TEATRO ELIAS ANGELONI
Desde antes da crise sanitária que a secretaria de Saúde de Criciúma vem se afirmando como um modelo de gestão nessa área.
Sob o comando do secretário Acélio Casagrande, afinado com as diretrizes e políticas de atendimento do prefeito Clésio Salvaro, consolidou o setor local como referência, antes e durante a pandemia; também na campanha de imunização e de reabilitação vem fazendo escola.
Criciúma foi uma das primeiras cidades em SC a desativar o Centro de Triagem e reduzir o contingente de pessoal na linha de frente e os recursos técnicos, por falta de demanda; no lugar, ficou o Centro de Reabilitação.
A iniciativa da Câmara de Vereadores, ao conceder o Troféu aos servidores e a Moção de Aplauso à secretaria, foi motivo para uma noite de homenagens àqueles que se doaram e se dedicaram nas ações a serviço do atendimento ao próximo. Na cerimônia, muita emoção, memórias, celebração da vida e de vitórias.
Foi um agradecimento da cidade, através dos representantes do povo, ao homenagear os servidores da área pelo papel corajoso desempenhado no combate à pandemia. A secretaria de Saúde recebeu a Moção de Aplauso.
– “Estamos aqui para reconhecer a dedicação daqueles que sacrificaram tanto de suas vidas pessoais pela vida do próximo. Passaram-se quase dois anos, e estes profissionais trabalharam incansavelmente pela Saúde Pública da nossa cidade”, agradeceu o prefeito Clésio Salvaro.
Como reconhecimento, e em nome da comunidade, cada representante dos setores da secretaria de Saúde presentes recebeu um troféu. Foi a forma que o Legislativo encontrou para lembrar e agradecer aos mais de 1,5 mil profissionais que atuaram no combate ao vírus.
– “O ano de 2020 começou com muitos desafios e desde então todos os servidores têm enfrentado a pandemia com empenho e seriedade. No combate à Covid-19, criamos o Centro de Triagem e o Centro de Reabilitação, e demos exemplo de agilidade e logística com a vacinação no Salão Paroquial da Santa Bárbara. Foi por causa dos agentes da saúde que tudo isso funcionou; eles que estiveram na linha de frente durante todo esse tempo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Fonte: DECOM
A seguir, mais detalhes disponibilizados pela Secretaria e o DECOM
Texto: Samuel Borges
Secretaria de Saúde recebe ‘Moção de Aplauso’
Seguindo o clima de agradecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, ainda, uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores do município, proposta pelo vereador Miguel Pierini.
A entrega foi feita aos gerentes e coordenadores da Secretaria, pelas mãos dos vereadores presentes.
- “Precisamos reconhecer a importância destes profissionais, que com esforço e união, tem atendido as demandas que necessitam da saúde pública neste momento tão difícil que estamos enfrentando. Agradecer é palavra de ordem, e é com muita emoção que realizamos essa homenagem”, ressaltou Miguel Pierini.
Emoção e união marcam as apresentações artísticas*
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A comoção seguiu com as apresentações artísticas da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). A cantora Jana Cruz levou os servidores da saúde às lágrimas com a interpretação da música Girassol, da Priscilla Alcantara e Whindersson Nunes. Ela também agitou o público com canções dos anos 80. Ao fim, todos subiram ao palco em comemoração ao dia e uma forma de agradecimento.
O evento também contou com apresentações de dança árabe com a professora Marzane Matos, da Escola de Tecido Aéreo Júlia Linemburg, Daniele e Kemily – Duo de Violinos e Double D Lines, que movimentaram o público.
Fotos: Ana De Mattia
COBERTURA ANTERIOR
COM EXCELÊNCIA NA GESTÃO E LOGÍSTICA DA SAÚDE, CRICIÚMA VEM ‘FAZENDO ESCOLA’
É uma referência em ações antes da pandemia, durante, na vacinação e neste começo de ‘novo normal’.
SISTEMA PIONEIRO DE TRANSPORTE DE PACIENTES POR MOTORISTA DE APLICATIVO
Unindo a Saúde à tecnologia, informação e inovação, mais uma vez Criciúma/SC ‘fez escola’.
Uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Diretoria de Tecnologia e Inovação humanizou o atendimento a pacientes que precisam de transporte para realizar sessões de quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia, serviços prestados pela rede da prefeitura.
Além da humanização, conforto e segurança, o projeto do aplicativo ainda resultou numa economia de mais de 60% nos custos pelo modelo anterior que era prestado simultaneamente em diversas especialidades por uma frota extremamente depreciada, com alto custo de manutenção e com mão de obra própria, feito através de agendamento individual direto na secretaria.
Há um ano e meio o erviço era moroso e caro, hoje a consegue o atendimento direto na Central de Agendamento e os pacientes que não possuem tecnologia (smartphone e aplicativo) nem habilidade para operar, conseguem contato com a Central, que faz a comunicação entre o paciente e o motorista, o qual o busca e leva em casa.
Com o projeto, um serviço que custava R$ 4,38 o KM caiu para R$ 1,77, ou seja, cerca de 60% mais barato e com muito mais conforto, segurança e rapidez.
A meta da Secretaria, hoje, é chegar a 400 mil km/ano, ou seja: passar de 25 mil km por mês.
Um serviço idealizado antes da pandemia foi devidamente apropriado para o enorme desafio que era atender essas pessoas durante o período da emergência.
Diante do sucesso e a viabilidade do serviço, prefeituras de diversos pontos do país já estão buscando informações e implantando o modelo em suas redes de saúde.
ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19
Alguns serviços já começam a ser desativados.
BAIXA DEMANDA LEVA À REDUÇÃO DE SERVIÇOS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Um fato novo, quase de norte da sul do País, é a redução do atendimento a pacientes de Covid-19. Em alguns estados, a persistir a queda na demanda, até já se pensa na desativação de serviços como o de triagem.
VEJA UM EXEMPLO:
CRICIÚMA/SC COMEÇA A REDUZIR HORÁRIO DE ATENDIMENTO
E já pensa em interromper serviço no Centro de Triagem
O Centro de Triagem Coronavírus, localizado na região central da cidade, deixa de ser 24h nesta quarta (22) e passa a atender das 7h às 19h. A alteração de horário é devido à baixa procura de pacientes suspeitos de Covid-19 e que ficou bem evidente depois do início da vacinação contra a doença.
“Atendíamos cerca de 200 pessoas por dia e mais de 60 no período noturno. Atualmente são aproximadamente 50 pessoas de dia e não passa muito de dez durante a noite”, informa a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Helena Cardoso.
Ainda de acordo com a coordenadora, a alteração de horário, em princípio, será feita por um mês para verificar a procura, e depois o atendimento será revisto. “Nestes 30 dias vamos analisar a demanda e, caso continue baixando, o atendimento no CT deve ser interrompido”, enfatizou Sandra, acrescentando que a estrutura deverá ficar em stand by e ser remontada, caso haja necessidade.
OUTROS ATENDIMENTOS DA COVID-19
O secretário Acélio Casagrande lembra que existem outros locais que também prestam atendimento ao público sobre Covid-19. “Além do CT nós temos o atendimento online, atendimento pelo Telecovid e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para encaminhamentos. Em cada região de saúde temos uma unidade referência e nossos profissionais estão prontos para atender bem todos que procurarem”, destacou o secretário, acrescentando que “a vacinação também prossegue e as pessoas devem ficar atentas à aplicação da segunda dose para concluir o ciclo vacinal”.
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