CABEÇAS E PROFISSIONAIS QUE SE PERDE POR DESPREZO OU EQUÍVOCO – Saiba como evitaram que o Coronel Chrisóstomo e o Larri Passos brilhassem também em Lages.

CABEÇAS E PROFISSIONAIS QUE SE PERDE POR DESPREZO OU EQUÍVOCO – Saiba como evitaram que o Coronel Chrisóstomo e o Larri Passos brilhassem também em Lages.

PASSOS QUE PODERIAM TER LEVADO O NOME DA CIDADE PARA BEM MAIS LONGE

coronel cristostomo

Por falta de percepção, sensibilidade e por desprezo; por falta de ouvir e dar atenção; talvez por arrogância, ignorância ou por interesses estranhos, foi que figuras espetaculares como o Coronel Chrisóstomo e Larri Passos foram brilhar em outras paragens, ao invés da Serra Catarinense.

O MAIOR EQUÍVOCO OU DESPREZO

O Coronel Chrisóstomo sempre buscou se integrar à política de Lages. Sempre militou em partidos. Chegou a ser pré-candidato a prefeito, com um projeto revolucionário nas mãos. Seu sonho era colocar em prática estes projetos, sua experiência e seus conhecimentos em benefício da acidade de Lages.

Após estar para ser homologado candidato a prefeito na convenção, na véspera do evento seu partido lhe negou a sigla. No dia da convenção, somente os candidatos a vereador foram homologado. Foi num clima de tristeza e decepção. O Coronel nem foi candidato.

Ocorre que na última eleição o Estado de Rondônia acolheu o Coronel Chrisóstomo e hoje ele é deputado federal naquele estado com mais de 28 mil votos.

Meus parabéns ao amigo Chrisóstomo e que ele faça lá o que não o deixaram fazer aqui.

Ele é bem conhecido no Norte do Brasil, por onde andou com o Batalhão ajudando a comandar obras e a fazer amigos.

………

OUTRO EQUÍVOCO

Larri Passos

Não sabemos muito bem da história, por isso não temos certeza dos fatos, mas sabemos que alguma coisa aconteceu. Conta a historia que o professor e técnico de Tênis que projetou Guga no mundo esteve para trabalhar em Lages.Seria para formar uma escolinha, apoiar um clube ou trazer seus alunos para treinar aqui.

Fiquei sabendo que ele esteve em Lages procurando um clube local que tem boa estrutura para esportes e cremos que nem tenha sido ouvido muito bem. Será que acharam que ele não prestava para Lages?

Deu no que deu: ele ficou no Litoral e alguns anos depois um do seus alunos – o Guga Kuerten – estourou e chegou a um dos maiores do Mundo no Tênis.

É tem uma com mais de uma centena de títulos e chegou a 1º do mundo em 2000, primeiro sul americano com essa façanha.

 

VALORIZAR AS CABEÇAS PRIVILEGIADAS E SOMÁ-LAS ÀS LOCAIS

Hoje com cerca de uma dezena de universidades com os incentivos públicos aos estudos e com as vantagens que Lages oferecer, vem atraindo jovens do Brasil inteiro. E se estão conseguindo portas para estudar aqui é porque tem qualidade, talento, conhecimento e vontade. Caso contrário não teriam os índices exigidos para acesso às universidades.

Então, é preciso que se preste mai atenção aos mesmos e que se dê valor para tentar segurar aqui essas cabeças e somá-las às locais. Que não se faça como foi feito com os dois anteriormente citados.

……………………………………..

ANEXO

Coronel Chrisóstomo

Candidato do PSL, Coronel Chrisóstomo obteve 28.344 votos totalizados (3,62% dos votos válidos) e foi eleito Deputado Federal em Rondônia no 1º turno das Eleições 2018.

…………………….

Lari Passos

 

Trajetória esportiva

Começou a praticar o tênis em Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, mas desde cedo mostrou que sua habilidade era maior como treinador do que como atleta. Ainda adolescente começou a ministrar aulas e, em 1975, já era responsável pela escolinha da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo.

Em 1983 formou-se em educação física pela Universidade Feevale e se mudou para Camboriú, em Santa Catarina. Seu primeiro trabalho como treinador profissional foi em 1986, com Marcus Vinícius Barbosa, o “Bocão”, um dos mais talentosos juvenis da época. Quatro anos depois, iniciou um projeto de escolinhas de tênis, primeiro em Gaspar, e depois em Florianópolis; finalmente, abriu sua própria academia, em Camboriú

Era Guga

Em 1990, Larri Passos tornou-se o treinador de um jovem promissor, o catarinense Gustavo Kuerten que, ao lado de Larri, tornou-se um dos maiores tenistas da história do Brasil. Ainda juvenil, em 1994, Guga foi campeão da Copa Gerdau de Tênis, em Porto Alegre, e chegou à decisão do Orange Bowl.

Em 1997, ano em que Gustavo Kuerten venceu seu primeiro Torneio de Roland Garros, Larri Passos recebeu o prêmio de melhor treinador do ano pela imprensa italiana. Parceiros, Guga e Passos chegaram ao topo do ranking mundial e totalizaram mais de 20 títulos de grande importância internacional.

No início de 2005, Gustavo Kuerten anunciou que Larri não seria mais seu técnico. Após um ano e meio, em 2006, Larri anunciou que trabalharia de novo com Gustavo Kuerten, assim sendo até o último torneio de Kuerten.

Pós Guga

Larri treinou algumas tenistas promissoras da WTA, como a austríaca Tamira Paszek e a veterana eslovaca Daniela Hantuchova. Também treinou Marcos Daniel e Thomaz Bellucciem 2011,[4] até que Thomaz desistiu da parceria em decorrência dos maus resultados.

Larri treinou ainda Tiago Fernandes, jogador brasileiro que ganhou o Australian Open juvenil, e que anunciou aposentadoria do tênis aos 21 anos, em 2014, além de Bia Haddad Maia, vice-campeã juvenil de duplas femininas de Roland Garros de 2012, e que também trocou de treinador em 2014.

Atualmente ele também mantém o Instituto Larri Passos, um centro de excelência em treinamento do esporte.

 



Politica de Privacidade!