DEU FRANÇA BI-CAMPEÃ NA COPA DA RÚSSIA: 4 a 2 SOBRE A CROÁCIA
BONS E MAUS EXEMPLOS
UM BOM EXEMPLO:
A presidente da Croácia, Kolinda Graber – Kitarovic, foi novamente à Rússia. Desta vez para assistir à final da Copa da FIFA: França 4, Croácia 2. No começo, por protocolo, dividiu espaço no camarote de autoridades e o presidente Emanuel Macron, da França.
Mas, em seguida foi para a galera e depois para junto dos jogadores, independentemente do resultado.
Nos jogos anteriores da Croácia, Kolinda esteve nos camarotes com dirigentes da FIFA, mas, em seguida foi para torcida e depois comemorar com os jogadores.
Kolinda é torcedora fanática da Copa e é apaixonada pelo futebol do Brasil.
Mais uma vez, ela foi de avião de carreira, pagou as passagens e vai descontar os dias que ficou fora do seu salário. Na vez anterior, ela já deu esse bom exemplo.
………..
OS MAUS EXEMPLOS:
No Brasil, os presidentes do Senado, Eunício de Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, para evitar assumir a presidência da República e ficarem inelegíveis, precisaram ir para o exterior. Um foi para a Argentina e o outro para Portugal. Até aí, todo bem, tudo legal. Só que foram com jatinhos oficiais. Pode até ser legal, porém, é imoral.
Esse acontecimento foi quando o presidente Michel Temer precisou ir com uma delegação brasileira a uma cúpula das Américas.
Usar os aviões e recursos públicos é um direito dos ocupantes de cargos relevantes, especialmente com as leis atuais. Mas, não é moral, nem um bom exemplo. Nem combina com o momento que vive o País. Nem em tempo algum.
Só que no Brasil o nosso Congresso faz leis com o espírito de corpo. Procura dar legalidade a tudo o que é do interesse dos seus integrantes.
Novamente no exterior
Mais uma vez o Presidente do Senado e o Presidente da Câmara precisam se ausentar do País para não assumir a Presidência e evitar se tornarem inelegíveis. Só que desta vez as viagens correrão por suas custas.
É que o presidente Michel Temer viaja para Cabo Verde onde participa da Cúpula da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O Brasil preside atualmente essa entidade e passa o comando para Cabo Verde durante esse evento.
O QUE É A CPLP
Essa entidade reúne os países onde se fala a Língua Portuguesa. Um grande encontro de representantes foi realizado no Brasil. Depois os sete Ministros se reuniram num dos mais importantes para a criação da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Foi em Junho de 1995, em Lisboa. Na ocasião foi reafirmada a importância para os seus países da constituição da entidade e reiterado os compromissos assumidos na reunião de Brasília.
Nessa ocasião, validaram o trabalho realizado pelo Grupo de Concertação Permanente (que passou a denominar-se Comité de Concertação Permanente) e concordaram em recomendar a marcação da Cimeira para o final do primeiro semestre de 1996, em Lisboa, fazendo-a preceder de uma reunião ministerial em Abril do mesmo ano, em Maputo.
A 17 de Julho de 1996, em Lisboa, realizou-se a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos mais tarde, em 20 de Maio de 2002, com a conquista de sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade. Depois de um minucioso processo de adesão, em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.
Deixe Seu Comentários