BIDEN ASSUME FALANDO EM ESTENDER A MÃO, OLHAR UM AO OUTRO E “VER O OUTRO” – Quer EUA como uma força de liderança do bem: o farol do mundo

BIDEN ASSUME FALANDO EM ESTENDER A MÃO, OLHAR UM AO OUTRO E “VER O OUTRO” – Quer EUA como uma força de liderança do bem: o farol do mundo

BIDEN DEFENDEU UM GRITO DE SOBREVIVÊNCIA DENTRO DO PLANETA

Fotos: Uol e G1

 

“VAMOS ANDAR NA ESCURIDÃO, GUIADOS PELA FÉ”

 

                 Tomou posse hoje, 14h, o 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris. Prometeu união interna e olhares para o mundo. A cerimônia não contou com a presença do ex-presidente Donald Trump, que esta manhã voou para a Flórida. Foi considerado uma ausência que tornou o ambiente até mais leve.

 

PALAVRAS CHAVE FORAM: UNIÃO, JUNTOS E LIDERANÇA

 

A seguir alguns pontos emblemáticos do discurso de posse:

“Dar um grito de sobrevivência dentro do Planeta. Ser uma força de liderança pelo bem no mundo. Conviver com os vizinhos sem calor de ódio e de mão estendida. Estabelecer o novo, de novo, o quanto antes, esquecendo-se do velho mais recente. Ouvir um ao outro, “e ver o outro”. Temos de ser diferentes, entendendo que política não precisa ser um fogo que destrói tudo”, disse.

Desafios

Ressaltou que vai encarar os desafios de hoje e de amanhã, esquecendo os desatinos de uns, ontem.

Testados

19jan2021---arredores-do-capitolio-foram-decorados-com-bandeirinhas-dos-eua-para-a-cerimonia-de-posse-de-joe-biden-1611080144158_v2_1920x1280

Foram hasteadas 400 mil bandeiras, simbolizando os irmãos perdidos para a Covid

 

Biden lembrou que os Estados Unidos foram testados, e que “vamos sair mais fortes disso”, lembrando os mais de 400 mil mortos por Covid. Fomos testados, também, com um ataque à Democracia, no Capitólio, e por esse vírus cruel. Vamos enfrentar esse momento difícil. E vamos sair melhores.

Igualdades

Falou em lutar pela prosperidade global, a igualdade racial e o equilíbrio social, com mais atenção a irmãos. “Vamos percorrer a escuridão e enfrentar as dificuldades, guiados pela Fé. “Vamos voltar a ser o farol do mundo”, prometeu.

Pandemia

Garantiu agir rápido contra a pandemia, referindo-se às campanhas e vacinas, e tornando a máscara obrigatória no País. Anunciou a assinatura de atos executivos num total de 17, alguns revertendo atos de Trump, que considera ser mais uma sinalização de novos tempos. Quer “construir pontes e não muros para não se isolar do mundo e não provocar divisões”.

download
Kamala Harris, foi a 1ª mulher empossada como vice-presidente dos EUA. Foi tão aplaudida como Biden. Mais do que uma autoridade, uma celebridade que ofuscou muitas famosas presentes na cerimônia.

Essa posse consolidou ainda nais a democracia norte-americana, considerada por alguns “ameaçada por autoritarismo e prepotência nos últimos tempos”.

ERON PORTAL

Texto: Eron J Silva