BETO CASTRO E BRYAN MATOS FORAM AS ATRAÇÕES DESTA QUARTA-FEIRA

BETO CASTRO E BRYAN MATOS FORAM AS ATRAÇÕES DESTA QUARTA-FEIRA

1ª Semana de Música da FCL

No terceiro dia de encontros musicais o Auditório Mario Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages, a conversa foi sobre as diferenças de instrumentos e apresentação do músico Bryan Matos, de 12 anos de idade
Fotos: Fabrício Furtado/FCL

Idealizado pelo compositor e colaborador da Fundação Cultural de Lages, Antonio Lugon, a 1ª Semana de Música da FCL tem por objetivo realizar o encontro de músicos de diversos estilos de Lages e região para o debate e também o repasse de conhecimentos para crianças e adolescentes. Os encontros têm como local o Auditório Mario Augusto de Sousa na Fundação Cultural de Lages, sempre às tardes, a partir das 14h.

Nesta quarta-feira (28), os convidados foram o músico e fotógrafo Beto Castro, que falou um pouco da história dos instrumentos musicais e suas diferenças, e o músico tradicionalista Bryan Matos, de 12 anos de idade, vindo da cidade de Curitibanos, que apresentou suas composições para um público formado por crianças do Colégio Santa Rosa de Lima.

Um autodidata na gaita

Bryan Matos, natural de Curitibanos, vem se destacando nacionalmente pelo seu desempenho como gaiteiro e compositor. Veio a Lages nesta semana apenas para colaborar com o projeto da FCL. Bryan não teve nenhum aprendizado de música. Aos três anos de idade assistia aos programas musicais e começou sozinho a tocar uma gaita de oito baixos. “Não tem mais ninguém na família que saiba tocar algum instrumento, só eu, e aprendi sozinho”, informa.

No final do encontro, Bryan e Beto Castro uniram-se aos músicos Paulinho Gasselli, Antonio Lugon, Beto Companhia e Dylton Lima para uma apresentação ao público presente.

Para Lugon, idealizador da 1ª Semana de Música da FCL, mais que reunir músicos, os encontros têm um significado especial. “Ao mostrarmos instrumentos, músicos e suas histórias para a comunidade, conseguimos buscar novos valores e transmitir conhecimento sobre o que Lages e região têm de melhor nas artes musicais,” opina.
Veja a programação completa:

29/06 (quinta-feira): 14h – Rodrigo Oliveira, música e saúde;

30/06 (sexta-feira): 14h – encerramento com o maestro Joed Jeffer

14h30 – Jam session