Atlético Paranaense vislumbra Lages para seus projetos sociais esportivos

Atlético Paranaense vislumbra Lages para seus projetos sociais esportivos

Maior cidade da região serrana chamou a atenção do clube por seus feitos no segmento do esporte e pelo respeito à  formação de base

O município de Lages está vivenciando momentos ímpares no panorama esportivo. O êxito da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), as conquistas em âmbito nacional, pelas Leoas da Serra no futebol de salão, o estímulo ao Inter no gramado, e as semi e finais da Copa Brasil de Voleibol Feminino elevam o nome do município estadual e nacionalmente, atraindo os holofotes de clubes para alinhavar parcerias. Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito em exercício, Juliano Polese, recebeu em gabinete o embaixador do clube de futebol Atlético Paranaense, Nelson Kuroki, com base em Curitibanos.

Junto ao Executivo municipal, o especialista manifestou o interesse do clube ao perceber um grande potencial para o desenvolvimento dos projetos sociais executados pelo Atlético a crianças e adolescentes. A proposta é oportunizar metodologias, treinamentos e capacitação de profissionais. “A população está prestigiando nossos eventos esportivos. É nítido o envolvimento da comunidade e sua empolgação nas arquibancadas das quadras e gramados. O esporte pode não formar atletas de resultado, mas cidadãos de bem, com perspectiva de um futuro promissor. Ensina princípios e principalmente, disciplina, fator primordial para uma vida digna. Nossa prioridade é trabalhar a base. O Município está à disposição e tem interesse. Continuaremos as conversações e nos reuniremos com profissionais técnicos de outras pastas para tratar do assunto. Nossa expectativa é que tenhamos boas notícias em breve”, adianta Juliano Polese.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Nilson Cruz, analisa as habilidades de Lages em atuar na formação de base. “A visão do Atlético condiz à da administração, com foco na base e na formação de princípios e amadurecimento no passar do tempo para que, quem sabe, tenhamos atletas de alto rendimento e de ponta. Temos ótimas referências de trabalhos que estão dando certo, Leoas da Serra; HandLages, campeão nacional e dos Jogos Escolares; basquete, uma história perto de 40 anos, reativada há cinco anos com as crianças, e o voleibol. Estes quatro projetos envolvem no mínimo 1.200 pessoas, além de outras modalidades, como o xadrez. A parceria com o Atlético vai ser boa tanto para o município quanto para o clube, pois visamos o início e meio, a construção de um cidadão. O clube está vindo para agregar”, frisa Nilson Cruz.

Paralelamente ao aprendizado no esporte, profissionais do futebol e de educação física poderão ter a chance de compartilhar orientações de “craques” gabaritados. “Os projetos já em prática em Lages vêm ao encontro do que o Atlético busca. É possível colocar em funcionamento projetos mais ousados no município, a exemplo de uma base do time. Esta foi uma visita de primeiro contato, com início das tratativas, e posteriormente iremos casar os objetivos”, pontua Kuroki. Está em iniciação, pelo clube, o projeto na área de futsal denominado “Escola Furacão”, por se entender ser de fundamental relevância na fase de transição para o campo.

O clube paranaense já desenvolve aproximadamente 150 projetos no Brasil. Em Santa Catarina são oito núcleos – Treze Tílias, Porto União, Videira, Blumenau, Brusque, Rio d’Oeste, Indaial e Tijucas, movimentando em torno de 800 atletas crianças e adolescentes nos naipes masculino e feminino, entre cinco e 13 anos, com chance de expansão até os 17.

São dois projetos distintos. Um deles é comercial, com escolinhas de futebol, em que há pagamento de franquia para o clube, mensalidade e repasse de uniforme com custo, e o social, sem cobrança de mensalidade do atleta, e em parceria com as prefeituras e demais parceiros e patrocinadores são fornecidos uniforme, material de treino e capital humano para ensino. Além disto, como contrapartida, há a oportunidade de uma visita anual ao estádio do Furacão, a Arena da Baixada, em Curitiba, com direito a assistir a uma partida e abertura do Centro de Treinamento (C.T.) para capacitação de profissionais. Kuroki convidou os membros do Executivo a conhecer a estrutura do clube em Curitiba, uma referência nacional e sulamericana.

O diretor de Serviços Públicos e empresário, José Luiz Zanoni, intermediou os contatos e acompanhou o encontro. “Nós nos conhecemos há cerca de 1,5 ano através de alguns projetos sociais. Lages conta com uma estrutura física muito boa e é a maior cidade da Serra. A parceria é extremamente positiva e pode render grandes frutos a nossa garotada.”

Legenda foto: Encontro na manhã desta quinta-feira.

 



Politica de Privacidade!