ÚLTIMOS KMs DA ESTRADA CORVO BRANCO/SC DEVEM SER PAVIMENTADOS; É UMA SERRA DE BELEZA MUNDIAL – Edital da licitação foi assinado e máquinas devem roncar no fim do ano

ÚLTIMOS KMs DA ESTRADA CORVO BRANCO/SC DEVEM SER PAVIMENTADOS; É UMA SERRA DE BELEZA MUNDIAL – Edital da licitação foi assinado e máquinas devem roncar no fim do ano

ENTÃO, MAIS UMA ESTRADA DE BELEZA MUNDIAL PODERÁ SER CONCLUÍDA ATÉ O FIM DO ANO QUE VEM. ESTÁ ENTRE GRÃO PARÁ E URUBICI, NA SERERA CATARINENSE; SÃO POUCO MAIS DE 30 QUILÔMETROS E FALTAM APENAS 9,4

 

“Tingindo de preto as asas brancas do corvo”

A pavimentação dos últimos 9,4 quilômetros da SC-390 – a Estrada da Serra do Corvo Branco – está parada desde 2017. A justificativa foi de que a empreiteira desistiu da obra “por inviabilidade do projeto por questões econômicas e ambientais”.

O fato é que desde que assumiu, o atual governo deixou de tocar as três obras importantes da Serra Catarinense e que estavam em fase final de construção: a Estrada do Corvo Branco (entre Grão Pará e Urubici); a duplicação do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (Lages) e o Aeroporto Regional do Planalto Catarinense (em Correia Pinto).  

É bom lembrar que o atual governo recebem o Estado endividado e também enfrentou muitos problemas políticos e ainda veio a pandemia.

 

As três obras acima receberam só manutenção, pequenos investimentos e algumas providências técnicas ou burocráticas.

 

Na manhã desta segunda-feira, 31, o governador Carlos Moisés da Silva assinou o edital para reinício da obra do final da estrada Corvo Branco (9,4 quilômetros) e garantiu que as máquinas devem começar a trabalhar até o fim deste ano. O investimento será de R$ 40,8 milhões.

Segundo o governador é um compromisso do seu governo com as lideranças, empresários, deputados e prefeitos da região. Também porque já há um grande fluxo de turistas no local, mesmo sem asfalto no último trecho. “Isso vai ser potencializado, com o turismo sendo muito beneficiado”, observou ele.

 

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Atualização anterior, 03 de maio último

MAIS UMA SERRA DE BELEZA MUNDIAL PODERÁ TER ESTRADA CONCLUÍDA – Por interesses desconhecidos ou por falta de recursos e limitações ambientais, poucos km’s estão parados desde 2017

 

MAS AGORA HÁ MAIS UMA PROMESSA DE CONCLUSÃO: LICITAÇÃO DEVE SER ABERTA AINDA ESTE MÊS

Fotos: divulgação (Governo do Estado) e Glauber Leite (Urubici).

 

A estrada da Serra do Corvo Branco, tão bonita e necessária quanto à Rio do Rastro, está com as abras paradas desde 2017, no menor e último segmento, quase no topo da Serra, entre Grão Pará e Urubici.

Na verdade, segundo consta, a obra parou sob alegações de inviabilidade no projeto, por causa de imposições e limitações ambientais. Só que tudo indica que não seja só por isso. Suspeitam-se que seja mais por questões de paternidade da obra do que devido a falta de recursos ou imposições ambientais e viabilidade econômica.

Não se justifica parar uma tão importante obra, nos poucos km’s que restam. Há informações de fontes políticas que a obra somente será concluída nos últimos messes (apagar das luzes do atual governo) para este assumir a paternidade total da construção dessa estrada.

Justificam com o fato de que muitas obras que o governo passado estava concluindo ficaram emperradas, neste governo, mesmo faltando muito pouca coisa. Parar um semestre até se justificaria…

Exemplos citados por nossas fontes:

Além da Estrada do Corvo Branco, o Aeroporto do Planalto Serrano, em Correia Pinto, faltava só iluminar a pista, fazer o credenciamento, a homologação e encontrar alguém para a gestão. Está há mais de dois anos parado.

A ampliação (duplicação) do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, faltava apenas detalhes finais e os equipamentos. Ficou parado até agora. Só depois de uma batalha com a comunidade e a classe política local, devido à pandemia, o Estado fez alguma coisa para amenizar a situação, um paliativo. Em resumo, não falta quase nada em termos de construção, faltava, propriamente, o equipamento e o credenciamento. Pessoal já existe quase o suficiente.

Na expectativa de nossas fontes, “certamente essas três obras serão inauguradas na reta final do atual governo, provavelmente para capitalização da paternidade e obter dividendos políticos”.

 

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5 out.2020, 14h

HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA NUMA DAS MAIS BELAS SERRAS DO PAÍS: A ESTRADA CORVO BRANCO/sc

ESSA ESTRADA COMEÇOU A SER IMPLANTADA EM 1890 COM SERVIÇO BRAÇAL – HOMENS COM PÁ E PICARETA – E AUXÍLIO DE UM TRATOR DE ESTEIRA. FOI A ABERTURA DE UMA SAÍDA DE CHÃO BATIDO DE URUBICI/SERRA CATARINENSE PARA O SUL.

 

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As iniciativas para o asfaltamento dessa rodovia começaram no final do seculo passado e intensificadas no começo deste século, já no 2º governo de Esperidião Amin.

A obra foi continuada no governo de Luiz Henrique, acentuada no de Raimundo Colombo e os últimos quilômetros deverão ser concluídos no atual governo.

Assim que foi surgindo o asfalto foi dito: “estamos tingindo de preto as asas brancas do corvo”.

 

MAIS UM DESAFIO DA ENGENHARIA À NATUREZA

Essa construção foi mais um dos desafios da engenharia à natureza. A outra foi a da Estrada da Serra do Rio do Rastro.

Esta Estrada do Corvo Branco passa por um santuários ecológico de Grão Pará/SC. Mas, felizmente, sua construção agrediu o mínimo possível a natureza. Na verdade, a obra “aperfeiçoou a perfeição” daquela Serra.

 

A CRONOLOGIA DESDE O COMEÇO DE SUA IMPLANTAÇÃO

O Glauber Leite, nosso leitor de Urubici, nos mandou essa contribuição a seguir. Um passo a passo da construção dessa estrada.

Segundo ele, “Um resumo da historia da Serra do Corvo Branco”.

Sou Glauber, da Jornada 9 de Julho. Vivo aqui na incrível cidade de Urubici, na Serra Catarinense, e sou gerente de uma hospedagem bem popular, onde custa barato pernoitar. Se precisar de mais informação fale comigo.

Escrevi esse “resumo” da historia da Serra do Corvo Branco porque todo ano milhares de pessoas passam aqui e não conhecem a historia da lendária Serra do Corvo Branco.

ENTÃO, ESTÁ AQUI:

1890 – Pra começar existem relatos de comércio entre o que era a região de Urubici e a cidade de Grão-Pará, desde 1890.

1920 – Voluntários começam a construir a estrada a braço, a mão, Foi com picaretas e ajuda das famílias que levavam mantimentos.

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1950 – Primeiro, o engenheiro Antônio Carlos Werner faz uma expedição à pé e concluiu que a única alternativa seria construir um Túnel. Imagina! Naquela época, perfurar um Túnel, isto seria impossível!. Pedro Fredolino Kühnen (nascido em Grão Pará), liderava os trabalhos voluntários.

1956 – Criação da cidade de Urubici.

1957 – Primeiro prefeito de Urubici, o Médico Edmundo Ribeiro Rodrigues, foi um dos pioneiros a buscar apoio junto ao Governo Estadual para as tratativas e tentativas de abri-la.

1959 – Terminaram a parte de baixo de Grão-Pará. Foi com um grupo de 25 homens, liderados pelo Kühnen.

1960 – O modal brasileiro mudou de Ferroviário para Rodoviário e os voluntários que seguiam trabalhando neste sonho ganharam a ajuda de um trator para concluir o trecho Aiurê – Serra.

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1963 – O Prefeito de Urubici, Dionízio Oselame, disponibilizou um trator para começarem o trajeto da parte de cima, Urubici – Corvo Branco.

1969 – o Prefeito Natal Zilli conseguiu firmar o primeiro convenio com o Governo de Santa Catarina e uma empreiteira foi contratada para executar a obra.

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1973 – mais ou menos, a empreiteira abriu duas fendas no alto da serra. Uma de aproximadamente 90 metros e a outra de 30 metros de altura. Um ano depois, a empreiteira abandonou a obra, porque sua equipe técnica considerou a execução tecnicamente inviável.

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1977 – O Prefeito de Urubici, Noé da Costa Ribeiro, assumiu pessoalmente a obra com o auxílio do mestre de obras da prefeitura, Luiz Mariotti, com uma pequena equipe.

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1980 – No dia 19 de Abril foi inaugurada a  estrada de chão batido da serra mais incrível do Brasil, um trabalho dedicado e heroico de famílias catarinenses que com muita ousadia conseguiram, finalmente, ter um novo caminho, uma nova passagem para o Sul.

Curiosidades:

Após a abertura da fenda a temperatura média de Urubici mudou em 3 graus, mais ou menos. Para mais ou para menos, dependo da estação.

Também abriu um canal de vento muito forte. Há dias que o vento fica insuportável.

Em um lado da fenda há água e no outro não. Isso deve ser porque a explosão rompeu um lençol freático que passava ali.

Formação rochosa de 160 milhões de anos.

Glauber Leite

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VEJA A SEGUIR COMO ESTÁ ESSA ESTRADA, HOJE.

ASFALTO DA SERRA DO COrVO BRANCO ESBARRA EM QUESTÃO AMBIENTAL

UMA FRASE DE AMIN MARCOU O LANÇAMENTO DA PAVIMENTAÇÃO DE MAIS UM ACESSO À SERRA CATARINENSE: VAMOS TINGIR DE PRETO AS ASAS BRANCAS DO CORVO.

Mas até hoje a pavimentação dessa estrada ainda não foi concluída. Há um problema ambiental emperrando e não duvide se daqui um pouco ambientalistas ainda não encontrarem alguma espécie de rã por lá e que impeça o seu uso.

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Veja como a Corvo Branco é parecida com a Rio do Rastro.

 

A estrada da Serra do Rio do Rastro já está ameaçada com o tráfego de caminhões pesados, o que poderia aliviar se essa estrada do Corvo Branco fosse concluída.

A Serra do Corvo Branco e os Caminhos da Neve eram últimos acessos importantes, ainda em chão batido.

As duas rodovias estão sendo pavimentadas e o sonho do asfalto está próximo da realidade.

O caminho para quem sobe do Sul para Urubici/SC está com as obras em andamento, já no final. Trata-se da pavimentação de uma das mais importantes ligações estaduais com a Região da Serra Catarinense, um patrimônio natural de Grão Pará/SC, a Estrada da Serra do Corvo Branco. Essa estrada é vital para o turismo, tanto de Urubici como de São Joaquim e Lages.

Outro acesso que também está sendo asfaltado é a ligação da Serra Catarinense com a Serra Gaúcha, chamada de Caminhos da Neve. Depois de concluída a pavimentação dessas duas, só as estradas municipais é que serão de chão batido.

“VAMOS TINGIR DE PRETO AS ASAS BRANCAS DO CORVO”

As obras de pavimentação da Serra do Corvo Branco já foram iniciadas, paralisadas e retomadas algumas vezes. O trecho mais íngreme, de apenas alguns quilômetros, já foi interrompido para o tráfego algumas vezes em tempos de chuva.

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O ex-governador Raimundo Colombo a retomou e deveria concluí-la. Mas esbarrou em problemas ecológicos. O atual Governo, sem dinheiro, até gostou do problema e não se ouve mais falar na sua conclusão.

Quem iniciou a pavimentação foi Esperidião Amin. No lançamento do edital ele teria dito: “Vamos tingir de preto as asas brancas do corvo”.

As obras andaram mas no governo seguinte ficaram paradas por bom tempo. No Governo Luiz Henrique foi pavimentado o trecho de cima da Serra, em Urubici. Só no segundo mandato de Raimundo Colombo é que foi possível retomá-las, mas ainda não estão concluídas.

Veja mais informes da ADR do Sul

O terceiro lote das obras de pavimentação da SC-370, que dá acesso à Serra do Corvo Branco, está com 90% da terraplenagem concluídas e 10 quilômetros, do total de 23,5, já receberam a primeira camada de rocha (sub-base). O trecho contemplado liga o município de Grão Pará até a localidade de Aiurê, no pé da Serra. A obra recebeu do Governo do Estado R$ 44 milhões e o prazo previsto para conclusão era até o final do primeiro semestre de 2017.



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