ATÉ DARWIN SE IMPORTOU COM A PILCHA GAÚCHA QUANDO PASSOU PELO BRASIL NA EXPEDIÇÃO “ORIGEM DAS ESPÉCIES”.
A pilcha é usada especialmente em CTGs, em datas especiais, mas também como traje de passeio/RS e SC. É considerada por Lei traje oficial do RS.
Mas há gaúcho que usa bombacha e bichará em dias frios e em desfiles de paradas de orgulho.
Pilcha é a indumentária tradicional da cultura gaúcha, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. … É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do pago. A origem vem da roupa típica dos espanhóis.
A bombacha é uma peça de roupa, calças típicas abotoadas no tornozelo, usada pelos gaúchos. O nome foi adotado do termo espanhol “bombacho”, que significa “calças largas”.
Pode ser feita de brim, linho, tergal, algodão ou tecidos mesclados; de padrão liso, listrado ou xadrez discreto. As cores podem ser claras ou escuras, fugindo-se de cores agressivas, chocantes e contrastantes.
No Rio Grande do Sul, a bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha [1] pela Assembléia Legislativa. De acordo com a Lei, a pilcha gaúcha, o conjunto de vestes tradicionais tanto masculino quanto feminino, pode substituir trajes sociais—ex. terno e gravata para os homens e vestidos de tecidos mais nobres para as mulheres, em qualquer ocasião formal que ocorra no Rio Grande do Sul, inclusive reuniões das Assembleias Legislativas estadual e municipais, desde que se observe as recomendações ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Fonte: Google.
Bichará Tobiano: é tecido com fios de lã rústica, marrom e branco. O mesmo que pampa.
Chiripá, usada tanto pelo peão como pela prenda.
Pala, cores a gosto, desde que não sejam extravagantes. É usado tanto pelo peão como pela prenda.
SAIBA A ORIGEM DA EXPRESSÃO “BOI DE BOTAS” DO SUL DO BRASIL
Teria sido num episódio durante a Revolução Farroupilha, em SC. O Comandante Farrapo – conta a lenda – levava um canhão de Lages/SC para Laguna/SC. Era para auxílio aos guerreiros Giuseppi e Anita Garibaldi que haviam tomado Laguna para abrir um caminho até o mar aos Farroupilhas. .
A certa altura, o canhão, puxado por juntas de bois, emperrou num atoleiro.
Um grupo de lanceiros serranos tomou a iniciativa: forcejou com tanta experiência e bravura que liberou a arma.
Teria dito o comandante:
Bravo! Esses serranos agiram com tanta força que até pareciam verdadeiros “Bois de Botas!”.
A expressão pegou mas no começo de forma pejorativa.
Hoje em dia, é a expressão é tida com adjetivo de exaltação à bravura e à coragem do xiru originário das serras gaúcha e catarinense.
Mas, não faz muito tempo que chamar um serrano de Boi de Botas era o mesmo que convidá-lo a puxar a faca e partir para a briga.
Gaúchos recorreram à bombacha num domingo de parada em SP.
Foi para desfilar numa famosa parada em São Paulo.
Foi nesse evento que descobriram porque o gaúcho usa bombacha. Um personagem na passarela explicou:
O repórter que cobrira o evento quis saber de um gaúcho que dava show na avenida vestindo uma colorida bombacha o porquê da indumentária.
Resposta do BAITA: – ” Mas báaa, chê! Foi o melhor jeito que achei para ficar um Bombicha”! Na próxima vou usar um bichará.
………..
Para a campanha de prevenção contra a leptospirose, Lula proporia a criação de uma fábrica de luvas especiais que, inclusive, iria gerar novos empregos.
Criar emprego e renda seria outra preocupação de uma eventual n
Filho problema, desnaturado e ingrato dá rasteira como presente do Dia das Mães!
Zé Simão deu uma notícia de emprego no interior de SP, mas também tem em Floripa.
Oportunidade de trabalho: Casa de ferragem precisa, urgente, de motorista “para levar ferro no estreito”.
É que na Grande Florianópolis também há uma localidade que se chama ESTREITO… E a loja de FERRAGEM também.
…………
ANEXO
BUGRE DEIXA O MATO POR FALTA DE OPORTUNIDADE E VIRA VEREADOR.
O popular Vereador Bugre, uma das renovações da Câmara de Lages, deixou Anita Garibaldi, já na flor da idade, e veio pra cidade grades em busca de oportunidade. Iniciou com mercearia, virou produtor de carvão, entrou para a política e se elegeu vereador.
DEU AQUI NO PORTAL
“QUEREM ME SUICIDAR”, diz prefeito
Uma das notas políticas mais acessadas aqui no Portal foi esta:
Um prefeito da região, que na época era o presidente da Amures, foi informado de que seus inimigos pessoais e políticos estiveram em sua propriedade, arados até os dentes, como se diz no interior.
Simulavam um tiroteio, apontando armas um para o outo. Um fotógrafo que registrou tudo e vendeu as fotos ao prefeito.
Após classificar o fato de “ameaça de um bando”, o prefeito veio a Lages com as fotos e convocou a imprensa para uma entrevista coletiva.
Ao ser perguntado sobre as reais intenções dos invasores, ele respondeu: as intenções ainda não sei muito bem, mas tenho quase certeza de que eles queriam mesmo “era me suicidar”.
A matéria foi dada pelos jornais impressos com o título: “Presidente da Amures diz que inimigos queriam “lhe suicidar”.
A matéria bombou! Os telefones da prefeitura não paravam. E o prefeito estufava o peito, achando que estava abafando pela coragem de fazer a denúncia.
………
Deu no Zé Simão:
Filho problema, desnaturado e ingrato dá rasteira como presente do Dia das Mães!
Zé Simão deu uma notícia de emprego no interior de SP, mas também tem em Floripa.
Oportunidade de trabalho: Casa de ferragem precisa, urgente, de motorista “para levar ferro no estreito”.
É que na Grande Florianópolis também há uma localidade que se chama ESTREITO… E a loja de FERRAGEM também.
…………
As Bem Humoradas do Portal – Um resumo diário do que está rolando na mídia política e nos programas de humor.
NOTAS DE ESTREIA:
COISAS QUE ESTÃO NA MODA
Deu no Eron Portal: Última moda entre as mulheres charmosas: o coque no cabelo.
Deu na Praça é Nossa: Última moda entre os parlamentares de Brasília: a tornozeleira eletrônica.
………
Deu no Eron Portal: O que será moda nas eleições 2018: fazer discurso em cadeia nacional fora do horário eleitoral.
Deu na Praça é nossa: A vingança do Lula é passar trote por voz no Juiz Sérgio Moro.
Deu no Eron Portal: A vingança dos políticos que estão na mira da Lava Jato é passar trote por mensagem de voz em juízes, desembargadores e ministros.
………
Deu no Eron Portal:
As três palavras mais pronunciadas na mídia política: prisão, propina e delação.
Deu na Praça é Nossa:
Maior medo dos políticos que visitam Lula em Curitiba: ficar preso por lá. Alguns só telefonam ao ex-presidente.
Deixe Seu Comentários