ATÉ DARWIN SE IMPORTOU COM A PILCHA GAÚCHA QUANDO PASSOU PELO BRASIL NA EXPEDIÇÃO “ORIGEM DAS ESPÉCIES”.
A pilcha é usada especialmente em CTGs, em datas especiais, mas também como traje de passeio/RS e SC. É considerada por Lei traje oficial do RS.
Mas há gaúcho que usa bombacha e bichará em dias frios e em desfiles de paradas de orgulho.
Pilcha é a indumentária tradicional da cultura gaúcha, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. … É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do pago. A origem vem da roupa típica dos espanhóis.
PESQUISA
A bombacha é uma peça de roupa, calças típicas abotoadas no tornozelo, usada pelos gaúchos. O nome foi adotado do termo espanhol “bombacho”, que significa “calças largas”.
Pode ser feita de brim, linho, tergal, algodão ou tecidos mesclados; de padrão liso, listrado ou xadrez discreto. As cores podem ser claras ou escuras, fugindo-se de cores agressivas, chocantes e contrastantes.
No Rio Grande do Sul, a bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha [1] pela Assembléia Legislativa. De acordo com a Lei, a pilcha gaúcha, o conjunto de vestes tradicionais tanto masculino quanto feminino, pode substituir trajes sociais—ex. terno e gravata para os homens e vestidos de tecidos mais nobres para as mulheres, em qualquer ocasião formal que ocorra no Rio Grande do Sul, inclusive reuniões das Assembleias Legislativas estadual e municipais, desde que se observe as recomendações ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Fonte: Google.
Bichará Tobiano: é tecido com fios de lã rústica, marrom e branco. O mesmo que pampa.
Chiripá, usada tanto pelo peão como pela prenda.
PALA
Cores a gosto, desde que não sejam extravagantes. É usado tanto pelo peão como pela prenda.
Deixe Seu Comentários