Organismos lutam para minimizar perigo e eliminar a barreira; mas China ainda mantém o veto.
Ainda que o poder de compra do consumidor o force a refugar pagar alto pela proteína animal vermelha (e compra menos), o preço das prateleiras dos supermercados é nas alturas. Hoje é incompatível com o poder aquisitivo de grande parte da população. Mesmo com a retração nas vendas, o preço de boi no campo ainda é alto. Caiu só alguns pontos percentuais.
Especialistas lembram que as importações que a China faz aqui do Brasil foram suspensas, após alguns caso de ‘vaca louca’ detectados em Minas Gerais e Mato Grosso.
Mesmo com a fuga do comprador externo, motivando certa queda no preço do animal em pé, e a retração nas vendas internas pela baixa no poder aquisitivo interno, o preço da carne continua espantando o consumidor.
Quanto à ‘vaca louca’, a Organização Mundial de Saúde Animal – a OIE – já informou que as ocorrências no Brasil não significam risco para a cadeia de produção bovina. Ainda assim, a China manteve o veto, já faz 47 dias
Fomos em busca de explicações
Se o atual valor do boi é o menor no ano, então por que o preço da carne se mantem alto?
Atualmente a cotação do boi gordo recuou, depois que a China parou de importar, há 47 dias, logo após notificados casos suspeitos de ‘vaca louca’ no Brasil. Mesmo assim, a proteína segue cara nas prateleiras dos supermercados.
Preço do boi caiu na campo?
Segundo o que publicou o g1, a cotação do boi gordo recuou depois que a China parou de comprar carne bovina do Brasil, em 4 de setembro último.
O país asiático importa quase metade das cerca de 2 milhões toneladas de carne que o Brasil envia a outros países, por ano. Portanto, todo movimento que essa nação faz, facilmente afeta nossos preços.
Um dado:
O especialista lembra: “No início de setembro, quando ocorreu a suspensão, a cotação estava em torno de R$ 305, chegando a bater recorde em junho (R$ 322)/g1.”
E,
Vai cair o preço no supermercado?
Segundo a fonte acima (g1), nos supermercados ainda não se sabe se a queda vai chegar.
Contudo, no estado de São Paulo, por exemplo, o preço no atacado já caiu, porque uma parte do que seria embarcado para a China foi despachado para o mercado interno, conta ao g1, o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, que acompanha o setor.
Mas ressalta que a maioria da carne bovina ainda está parada em câmaras frias nos frigoríficos e em contêineres em portos, sem previsão de destino.
POST ANTERIOR
22 set. 2021, 11:00
AS VAQUINHAS QUE DESFILAM E FAZEM POSE – As “top models” do agronegócio que estão em alta na Coxilha Rica em SC
Parodiando a música de MC Bola: “Elas não andam, elas desfilam; elas são top, capa de revista; elas arrasam; tiram fotos na pastagem pra postar no Facebook”.
O potencial da Coxilha Rica/SC não se faz só de grãos. Lá a produção de leite e de carne diferenciada sempre foi uma realidade. A raça Jersey para produção de leite é coisa de cinema. É show!
Lá as vaquinhas até fazem pose, desfilam para a fotografia. Veja aí na foto acima.
Um detalhe, agora a Coxilha ganhou um acesso asfaltado. Mas já contava com uma boa estrada: a ferrovia. Bom lugar para promover uma espécie de Woodstock. A estrada de asfalto e a ferrovia seriam os caminhos da logística.
Woodstock – Festival de contra cultura dos anos 60 a 70. Foi realizado nos dias 15 a 18 de agosto de 1969, na fazenda de 600 há do Max Yargur, na cidade de Bethel, Estado de Nova York, nos Estados Unidos.
A platéia de mais de 400 mil expectadores assistiu aos shows dos 32 músicos mais conhecidos da época. Imagine a Coxilha Rica sediando algo parecido!… Nem precisa ser tão grandioso!
Eron J Silva.
Deixe Seu Comentários