AGRICULTURA JÁ FEZ MANUTENÇÃO EM 400 QUILÔMETROS DE ESTRADAS

AGRICULTURA JÁ FEZ MANUTENÇÃO EM 400 QUILÔMETROS DE ESTRADAS

Secretario Osvaldo Uncini e o diretor administrativo Ozair Coelho, o Polaco, otimistas com os rumos do agronegócio.

A primeira fase dos trabalhos priorizou melhorias gerais nas estradas para garantir o transporte da produção agropecuária

Fotos: Divulgação

Em menos de cinco meses a Secretaria de Agricultura e Pesca já concluiu trabalhos de manutenção e melhoramentos em mais de 400 quilômetros de estradas do interior do município de Lages. Foram feitos serviços de patrolamento, nivelamento,cascalhamento, desobstrução de bueiros e abertura de pontos de saída de água entre outras obras de melhorias nas estradas vicinais.

Também foram reconstruídas seis pontes de madeiras e recuperadas estruturas de outras nove, entre as quais as pontes de Penteados, Bodegão, Taimbé, Santa Terezinha do Salto e Arroeira. A ponte do Passo dos Fernandes, com 145 metros de extensão, na divisa entre os municípios de Lages e São José do Cerrito, também será recuperada com a substituição de pranchas e vigas, esta em parceria com a prefeitura do Cerrito.

O secretário Osvaldo Uncini disse que nesta primeira fase de trabalhos, o objetivo foi o de proporcionar melhoramentos das estradas para garantir o transporte da safra agrícola e também da pecuária no que compreende a comercialização de gado, ovinos e equinos, principalmente. “Em uma segunda fase, as equipes de estrutura das estradas da Secretaria da Agricultura e Pesca irão executar serviços de melhorias e obras nos acessos às propriedades rurais (porteira adentro)”, garante Uncini.

Uma Lei Municipal permite a realização desse tipo de melhorias, havendo a participação da prefeitura em 90% dos custos dos serviços, sendo os restantes 10% por conta dos proprietários rurais.

Lages possui o maior território municipal do Estado de Santa Catarina, pelo qual existe uma malha de 1.517 quilômetros de estradas e um total de 56 pontes.

Estradas que receberam melhoramentos

Santa Catarina/Pedras Brancas, Caetano Verza, Rancho de Tábuas, Índios, Cadeados, Entrada do Campo, Mangueirão, Vigia/Marcheti, Bodegão/Fazenda Negreiros, Salto Caveiras/Manfrói, Taimbé, Santa Terezinha do Boqueirão/Cerrito, São Jorge/Ponte do Salto Caveiras, entre outras.