AGRICULTURA FAMILIAR FORNECE 30% DOS ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR

AGRICULTURA FAMILIAR FORNECE 30% DOS ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR

Em Lages, os produtos são entregues sempre à s segundas-feiras, até à s 10 horas
fotos: Arquivo

De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), 30% do que é consumido na Merenda Escolar deve ser produzido pela Agricultura Familiar. Em Lages, essa regra é seguida à risca e quem viabiliza o fornecimento de alimentos agrícolas à Secretaria da Educação é a Secretaria de Agricultura e Pesca.

Neste primeiro semestre de 2017, ao todo, 26 agricultores foram cadastrados pela Secretaria da Agricultura e além destes têm os agricultores familiares ligados à Ecosserra. “Os alimentos são entregues no Barracão da Secretaria da Educação sempre às segundas-feiras, até às 10 horas. Somente no mês de março, foram pagos 80 mil reais aos nossos fornecedores”, disse o assessor de projetos da Secretaria da Agricultura, professor Ocimar Chaves.

No início do mês de junho será feita reunião para chamada dos agricultores familiares para o fornecimento de alimentos à Merenda Escolar no segundo semestre de 2017, havendo a possibilidade de adesão de novos agricultores ao programa.

“São feitas duas reuniões por semestre, entre agricultores e equipe técnica da Secretaria da Agricultura. A primeira é a reunião de intenção de entrega dos produtos e na segunda é feita a entrega de cronograma. O cronograma é fechado em comum acordo com nutricionista da Secretaria da Educação”, explica Ocimar Chaves.

Agrônomos da Secretaria da Agricultura fiscalizam a produção dos alimentos, diretamente nas lavouras. Os alimentos fornecidos à Merenda Escolar precisam ser exclusivos da agricultura familiar.

Produtos sem glúten

Por intermédio da Secretaria da Agricultura, agricultores familiares foram capacitados pela Epagri para a produção de alimentos sem glúten e lactose. Graças a esse curso de capacitação, mulheres agricultoras já estão fornecendo bolachas sem glúten e lactose à Merenda Escolar da Rede de Educação Municipal.