ENTRE 10 E 15 DESTE MÊS, 7 DOS POVOS COLONIZADORES PROMOVEM A CONFRATERNIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS CRICIUMENSES E A COMUNIDADE NO MAIOR EVENTO DO GÊNERO NO SUL DE SANTA CATARINA.
Na primeira noite o público lotou o espaço de shows e os restaurantes típicos no Centro de Eventos José Ijair Conti.
A promoção é União das Etnias. Realização: Duda Produções e Integral Design e Publicidade. Apoio: Fundação Cultural de Criciúma e Governo Municipal. Patrocínio: Angeloni, Unoesc, Saint Bier, Plano Saúde São José e Grupo Vipcar.
A Fundação Cultural é presidida pelo visionário Dr Júlio Lopes, que vem fazendo escola ao apoiar, com sua bela equipe, eventos que fazem a diferença à comunidade, dentro das diretrizes do revolucionário prefeito Clésio Salvaro.
Etnias: Italiana, Alemã, Portuguesa, Africana, Árabe, Japonesa e Polonesa.
Prefeito Clésio Salvaro presidiu a abertura com representantes das Etnias.
Logo após a abertura oficial, às 18h30 min, teve início uma programação de shows e apresentações culturais, com ênfase para as danças típicas e folclore e apresentações de ritmos dos mais diversos países.
Até domingo, 15, funciona paralelamente às apresentações os restaurantes da gastronomia singular oferecida em cada um dos estandes das Etnias participantes.
UM SHOW DE VISUAL, RITMO E BELEZA
No palco, as estrelas foram as crianças das escolas de dança, inclusive com apresentações temáticas como a dança do fogo e a da água. O folclore ficou por conta de cada colonização com a riqueza coreográfica e de ritmos.
A Etnia Italiana trouxe danças folclóricas algumas que interagiram com o público. A cidade de Veneza trouxe o a beleza e a curiosidade do Carnaval de Veneza.
O espetáculo de fundo foi a atração internacional, Agrupacion Cultual Mana Ma´ohi – Delegación Oficial de Rapa Nui – Ilha de Páscoa – Chile.
Foi um Show de visual, vigor físico e ritmo, com dançarinos caracterizados quando também houve muita participação do público. Esse espetáculo, tendo o indígena e a natureza como essência, corre o mundo com a mensagem em defesa da natureza, especialmente dos animais.
Esta foi a primeira apresentação do grupo no Brasil e que já tem nova apresentação programada para esta quarta-feira, 11.
Essa apresentação integra o programa da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, cuja Secção Brasil é presidida pelo Senhor Clerton Vieira.
Ao falar, antes da apresentação, Clerton anunciou que essa iniciativa entre a Fundação Cultural de Criciúma, o Governo Municipal e a Seccional Brasil da IOV, dá início ao trabalho que deve culminar com a inclusão da Festa das Etnias na programação oficial da entidade pelo mundo.
………………………………..
OPINIÃO DO PORTAL
Em tantos anos de cobertura jornalística, pela primeira vez vimos tanta integração comunitária e tamanha organização num evento cultural e artístico.
Além do espírito de integração, que já é natural, entre as entidades representativas das Etnias, há que se ressaltar o acerto da Fundação Cultural de Criciúma, ao apoiar tão emblemático tema, que tem sintonia com a filosofia e as diretrizes do prefeito Clésio Salvaro.
Sob o comando do presidente, Dr Júlio Lopes, a Fundação conta com uma equipe de primeira grandeza.
Texto: Eron J Silva.
Deixe Seu Comentários