TRAGÉDIA DA BOATE KISS: RÉUS SERÃO JULGADOS EM DEZEMBRO – Nós do Eron Portal estamos acompanhando o caso desde 2017

TRAGÉDIA DA BOATE KISS: RÉUS SERÃO JULGADOS EM DEZEMBRO – Nós do Eron Portal estamos acompanhando o caso desde 2017

JÁ FOMOS LÁ DUAS VEZES E ATUALIZAMOS OS FATOS ANUALMENTE

 

JUSTIÇA MARCA JULGAMENTO DOS RÉUS DO INCÊNDIO DA BOATE KISS PARA O DIA 1º DE DEZEMBRO

O local ainda será definido, em Porto alegre. E a data ainda vai depender do comportamento da pandemia.

OS réus: Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Leão Serão Julgados em Porto Alegre, depois de uma série de recursos.

Os dois primeiros são os então donos da Boate e os dois últimos integravam ao grupo Gurizada Fandangueira. Estes promoveram um espetáculo pirotécnico e com isso pegou fogo no material de revestimento do interior da boate.

Entre as pessoas, perdidas na fumaça, e com o fechamento das portas para tentar cobrar as comandas, 242 morreram e 636 saíram feridas.

Há 8 anos, no dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio consumiu a Boate Kiss, em Santa Maria/RS e levou a vida de 242 pessoa e deixou 636 feridos.

O juiz que vai presidir o juri será Orlando Faccini Neto.

 

ATUALIZAÇÃO ANTERIOR: 27 de janeiro de 2021

TRAGÉDIA DA BOATE KISS – A VIDA JÁ NÃO VALE NEM 1,99 – Pessoas são vítimas desde a bala perdida até o descaso, a ganância, o egoísmo e o abandono

TRAGÉDIAS COMO A DA BOATE KISS, A GUERRA COM O CRIME, A DISPUTA DE PODER E A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA SUBIRAM O SARRAFO PARA OS SALTOS DA VIDA!

Segundo reportagem da Agência Brasil:

“Tragédia da Boate Kiss, oito anos de impunidade” é a frase do novo mural grafitado sobre a fachada do que restou da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio de grandes proporções matou 242 jovens, a maioria universitários, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia que comoveu o país e gerou grande repercussão internacional ainda se arrasta numa novela sem data para terminar. Quase uma década depois, os quatro réus do caso ainda aguardam o júri popular, que não tem data para acontecer. Na melhor das hipóteses, ocorrerá em algum momento no segundo semestre deste ano.

No processo criminal, com mais de 85 volumes, os empresários e sócios da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor do grupo musical, Luciano Bonilha Leão, respondem por homicídio simples (consumado 242 vezes, por causa do número de mortos) e por 636 tentativas de homicídio, de acordo com o número de feridos.

 

NOSSA ANÁLISE

Segundo nós aqui do Eron Portal, que já fomos lá ver de perto como está o caso:

A vida parece que já não vale mais do que 1,99, com tanta violência, egoísmo e descaso. Para quem vê as marcas, as cicatrizes, em Santa Maria, o sentimento é o de que para a cada família de cada uma das 242 vitimas da tragédia da Boate Kiss o índice de perda é de 100%. E tudo mais por uma simples comanda de despesa na casa.

Precisamos, urgentemente, reajustar o preço da vida. Seu valor anda cada vez mais depreciado pelo caráter superficial que damos a tudo.

Se desprezamos o conteúdo, é natural que desprezemos cada vez mais esta dádiva de Deus. De tão superficiais que andamos, a vida virou insignificância.

Já sentimos muito mais pela vida dos amimais que pela dos racionais. Talvez seja porque a morte humana virou lugar comum.

 

~~~~~~~~~~~~

 

SÉRIE DIFÍCEIS REPORTAGENS DO PORTAL

Fotos: Eron Portal

 

MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS – SANTA MARIA/RS

Nós fomos lá em 2017

Veja como está, hoje, o local:

 

SAM_7500 (Copy) (2)

SAM_7507 (Copy) (2)

capa boate (Copy)

Na praça, há um espaço onde está um painel com imagens dos 242 que

perderam a vida no incêndio.

SAM_7510 (Copy)

Agora o local é um ponto turístico às avessas. Isto é, ao invés de alegria,

transmite dor e tristeza ao visitante…

……………………..

JULGAMENTO

O STJ julgou um recurso da defesa dos acusados e decidiu por unanimidade que haverá júri popular para o caso. Ainda cabe recurso.