JULGAMENTO DO CASO BOATE KISS: Nova decisão de Fux mantém condenados presos

JULGAMENTO DO CASO BOATE KISS: Nova decisão de Fux mantém condenados presos

Fotos: Eron Portal

TJ/RS JULGA MÉRITO DE ‘HC’ E MANTÉM EFEITOS DE LIMINAR QUE EVITOU PRISÃO IMEDIATA DE CONDENADOS

MAS FUX DÁ NOVA DECISÃO MANTENDO CONDENADOS PRESOS.

NA DECISÃO O MINISTRO JUSTIFICA: “SÓ O STF PODE SUSPENDER EFEITOS DE UMA DECISÃO DE UM DE SEUS MINISTROS”.

 

ENTENDA O CASO:

 

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, de plantão, acatou pedido do MP/RS para que os 4 condenados começassem imediatamente a cumprir suas penas.

Só que a 1ª Câmara Criminal do TJ/RS julgou o mérito da liminar de um desembargador e a confirmou, mandando que os condenados aguardassem livres a tramitação de recursos em todas as instâncias, isto é, até o trânsito em julgado.

Mas o MP/RS voltou ao STF e Fux suspendeu a decisão da Câmara e os 4 condenados terão de cumprir as penas desde já.

 

COBERTURA ANTERIOR

 

STF SUSPENDE HABEAS CORPUS DOS CONDENADOS

Com a decisão favorável ao pedido do MP/RS os 4 condenados terão de cumprir penas desde já

A Corte, através de seu presidente, ministro Luiz Fux (plantão), acatou recurso do MP-RS pedindo a suspensão do habeas corpus dos condenados no júri da Boate Kiss.

Em julgamento que aconteceu de 1 a 10 de 12, quatro réus foram condenados a penas que variam entre 18 a 22 anos, mas saíram livres do Foro Central de PA.

Foi após o Tribunal de Justiça ter concedido habeas corpus preventivo, tendo em visa possibilidades de recursos.

A defesa pleiteou que os condenados aguardassem em liberdade, até esgotadas todas as instâncias de recuso, conseguindo um habeas corpus no Tribunal de Justiça/RS.

Com o acatamento do pedido do MP/RS pelo STF, agora Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão devem começar a cumprir já suas penas.

 

COBERTURA ANTERIOR

Recurso dos 4 condenados terá tramitação rápida. Veja a repercussão e o aumento da visitação em Santa Maia

JUIZ ORLANDO FACCINI NETO DIZ QUE PLENO DE TRÊS DESEMBARGADORES SERÁ O RESPONSÁVEL PELO JULGAMENTO DO RECURSO

JURISTAS LEMBRAM QUE ELES SÓ PODEM CONFIRMAR O RESULTADO OU, ENTÃO, DETERMINAR OUTRO JULGAMENTO, MAS SÓ EM CASO DE ERRO GRAVE DURANTE O TRIBUNAL DESTE JÚRI.

 

COBERTURA DO JULGAMENTO DO CASO

Conselho de Sentença condena quatro réus ACUSADOS DE RESPONSÁVEIS pelo incêndio da boate que matou 242 pessoas e feriu outras 636.

O julgamento do caso Boate Kiss iniciou dia 1º/12, e foi encerrado nesta sexta (10); só aconteceu após quase 9 anos.

Foram condenados os dois sócios da boate, um músico e um produtor; um habeas-corpus preventivo impediu as prisões imediatas dos quatro réus.

ELES VÃO RECORRER EM LIBERDADE…

Pela decisão do júri, as penas variam de 18 a 22 anos de prisão em regime fechado. O juiz presidente do júri, Orlando Faccini Neto, chegou a decretar a prisão imediata dos condenados e sua remoção ao presídio, sem algemas, o que acabou revertido por um habeas corpus.

Conforme publicação do Site TERRA: “Elissandro Callegaro Spohr (sócio-proprietário do local): condenado a 22 anos e seis meses de prisão; Mauro Londero Hoffmann (sócio-proprietário do local): condenado a 19 anos e seis meses de prisão; Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda Gurizada Fandangueira e responsável por acender os fogos que se espalharam pelo local): condenado a 18 anos de prisão; Luciano Augusto Bonilha Leão (roadie do grupo e que estava como réu porque teria passado o artefato pirotécnico aceso): condenado a 18 anos de prisão”.

 

MAIS CEDO

capa boate (Copy)

Vigília na tenda montada por familiares na praça central de Santa Maria, de onde parentes e a população puderam  acompanhar o julgamento num telão.

Também ocorreu intensa visitação ao memorial da fachada da boate (foto abaixo); lá houve muita movimentação de ‘turistas’ e da população de cidades vizinhas.

 

SAM_7510 (Copy)

ATUALMENTE O LOCAL É UM DOS MAIS VISITADOS DE SANTA MARIA

 

COBERTURA ANTERIOR DO JULGAMENTO HOJE E ANTERIOR

Intensos debates pela manhã. Tréplicas começam às 13h15; sentença pode sair hoje na sala secreta. Na sala secreta ficam os jurados, o juiz, o MP e o pessoal técnico.

DIA DECISIVO NO JÚRI DO CASO BOATE KISS

No 10º dia do julgamento os debates chegam ao fim e a decisão deve sair na sequência.

Na parte da manhã o Ministério Público e acusação fizeram a réplica. Foi a partir das 10h da manhã. A defesa e a acusação apresentam as tréplicas às 13h15. Ao fim, juiz e jurados se reúnem na sala secreta para votação. Portanto, a sentença deve sair no fim da tarde ou à noite.

 

COBERTURA ANTERIOR

JÚRI DO CASO BOATE KISS: JULGAMENTO EM PORTO ALEGRE ENTRA NO 9º DIA

Duas falas de ontem repercutiram: a do ex-prefeito de Santa Maria e a do 1º sócio interrogado

“VIREI UM MONSTRO DE UM DIA PARA O OUTRO”, DISSE O RÉU

A frase acima é do sócio Elissandro Spohr – o Kiko – réu que abriu os depoimentos dos acusados.

Ao chorar, o réu disse: “querem me prender, me prendam, eu ‘tô’ cansado, cara”, desabafou. “Eu perdi um monte de amigos, eu perdi funcionários. Acham que eu não tinha amigos lá? Acham que eu ia fazer uma coisa dessas”, acrescentou.

Ele negou ter tido conhecimento prévio do uso de fogos de artifício no show: “nunca vi isso antes”, não iria aceitar, observou.

As declarações do sócio-réu fizeram eco no país inteiro, comprovando o interesse da Sociedade Brasileira em saber como se chegou a tamanha tragédia.

Até o 8º dia de júri chegou a mais de 25 depoimentos.

 

Nesta quarta (8) falaram: Cezar Schirmer Geandro (ex-prefeito/SM), Kleber de Vargas Guedes e Fernando Bergoli.

Entre as falas de hoje, a que mais repercutiu foi a fala, como testemunha, do ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (MDB).

Ele chegou a dizer que o inquérito foi mal conduzido e feito baseado mais no que a mídia publica do que na realidade do que aconteceu.

Disse ainda que lamenta muito pelas 242 mortes e os 636 feridos, mas que “a prefeitura e nenhum funcionário público tem culpa alguma no que aconteceu”.

Atualmente o ex-prefeito ocupa o cargo de secretário de Planejamento e de Assuntos Extraordinários na Prefeitura de Porto Alegre.
Na parte da tarde, foram ouvidas testemunhas arroladas, tanto pela defesa como pela acusação; foram pessoas que tiveram alguma relação, comerciais ou profissionais, principalmente com os réus.
Fontes: G1 e Terra

 

TRAGÉDIA DA BOATE KISS: TRIBUNAL DO JÚRI ACONTECE EM PORTO ALEGRE, DESDE O DIA 1º DESTE MÊS

Previsão é de 10 a 15 dia de julgamento, iniciando pelas oitivas de testemunhas e de acusados.

O juiz presidente do júri, Orlando Faccini Neto, vem se destacando com sua habilidade na mediação dos debates, interferências precisas na hora certa para corrigir ou conter possíveis tentativas de desvio de atenções e de objetivo, especialmente por parte da defesa.

Também revela preocupação com o bem estar, conforto e segurança dos familiares das vítimas presentes; até com detalhes como horário de intervalo para alimentação e descanso.

O magistrado entrou na carreia em 11 de setembro de 2001. Atuou em 3 comarcas e agora está em Porto Alegre, além de já ter trabalhado no STJ, em Basília.

O julgamento ainda está na fase dos depoimentos de testemunhas de acusação, de defesa e dos réus.

 

ANTERIOR

ACUSADOS COMEÇAM A SER JULGADOS

Estamos acompanhando o caso desde 2017

JÚRI É COMPOSTO POR SEIS HOMENS E UMA MULHER

Julgamento acontece no Fórum Central de Porto Alegre e pode durar duas semanas.

 

Teve início dia 01/12 o julgamento dos acusados de culpa no incêndio da Boate Kiss, em que morreram 242 pessoas e 636 saíram feridas. Foi em Santa Maria/RS, na noite de 27 de janeiro de 2013. A previsão é de que o júri possa durar até duas semanas.

Como causa principal das mortes a perícia revela a espuma que revestia o local que, devido a um show pirotécnico, pegou fogo e ao queimar intoxicou as vítimas ao liberar cianeto, gás altamente tóxico.

Além disso, havia seguranças em frente à porta, que dificultavam a saída, motivando o retorno, em busca de outra saída. Muitos jovens morreram pisoteados na correria e o pânico.

Estão sendo julgados os dois sócios da casa noturna e dois integrantes da banda que tocava aquela noite, todos por dolo eventual, que significa assumir o risco de  matar, e por mais 636 tentativas de homicídio (aos feridos).

Então, eles são acusados por dolo eventual, devido à morte de 242 pessoas e por 636 tentativas de homicídio, relativo aos feridos, para o que ainda nem se tem ideia da extensão da provável pena.

POST ANTERIOR

Atualização em 05 abr.2021, às 15:00 h

TRAGÉDIA DA BOATE KISS: RÉUS SERÃO JULGADOS EM DEZEMBRO

Nós do Eron Portal estamos acompanhando o caso desde 2017

JÁ FOMOS LÁ DUAS VEZES E ATUALIZAMOS OS FATOS ANUALMENTE. JUSTIÇA MARCA JULGAMENTO DOS RÉUS DO INCÊNDIO DA BOATE KISS PARA DEZEMBRO/21.

O local ainda será definido, em Porto alegre. E a data ainda vai depender do comportamento da pandemia.

OS réus: Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Leão serão julgados em Porto Alegre, depois de uma série de recursos.

Os dois primeiros são os então donos da Boate e os dois últimos integravam ao grupo Gurizada Fandangueira. Estes promoveram um espetáculo pirotécnico e com isso pegou fogo no material de revestimento do interior da boate.

Entre as pessoas perdidas na fumaça e com o fechamento das portas para tentar cobrar as comandas, 242 morreram e 636 saíram feridas.

Há mais de 8 anos, no dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio consumiu a Boate Kiss, em Santa Maria/RS e levou a vida de 242 pessoa e deixou 636 feridos.

O juiz que vai presidir o juri será Orlando Faccini Neto.

 

ATUALIZAÇÃO ANTERIOR: 27 de janeiro de 2021

TRAGÉDIA DA BOATE KISS – A VIDA JÁ NÃO VALE NEM 1,99

Pessoas são vítimas desde a bala perdida até o descaso, a ganância, o egoísmo e o abandono

TRAGÉDIAS COMO A DA BOATE KISS, A GUERRA COM O CRIME, A DISPUTA DE PODER E A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA SUBIRAM O SARRAFO PARA OS SALTOS DA VIDA!

Segundo reportagem da Agência Brasil:

“Tragédia da Boate Kiss, oito anos de impunidade” é a frase do novo mural grafitado sobre a fachada do que restou da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio de grandes proporções matou 242 jovens, a maioria universitários, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia que comoveu o país e gerou grande repercussão internacional ainda se arrasta numa novela sem data para terminar. Quase uma década depois, os quatro réus do caso ainda aguardam o júri popular, que não tem data para acontecer. Na melhor das hipóteses, ocorrerá em algum momento no segundo semestre deste ano.

No processo criminal, com mais de 85 volumes, os empresários e sócios da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor do grupo musical, Luciano Bonilha Leão, respondem por homicídio simples (consumado 242 vezes, por causa do número de mortos) e por 636 tentativas de homicídio, de acordo com o número de feridos.

 

NOSSA ANÁLISE

Segundo nós aqui do Eron Portal, que já fomos lá ver de perto como está o caso, a vida parece que já não vale mais do que 1,99 com tanta violência, egoísmo e descaso.

Para quem vê as marcas, as cicatrizes, em Santa Maria, o sentimento é o de que para a cada família de cada uma das 242 vitimas da tragédia da Boate Kiss o índice de perda é de 100% de dor e saudade.

E tudo, mais por uma simples comanda de despesa na casa, do que devido a uma fatalidade.

Precisamos, urgentemente, reajustar o preço da vida. Seu valor anda cada vez mais depreciado, isto pelo caráter superficial que damos a tudo.

Se desprezamos o conteúdo, é natural que desprezemos cada vez mais esta dádiva de Deus: a vida.

De tão superficiais que andamos, parece que a vida virou insignificância.

Parece que às vezes sentimos muito mais pela vida dos amimais do que pela dos racionais. Talvez seja porque a morte humana virou lugar comum.

Eron Portal.

 

AGORA IMAGENS DA SÉRIE DIFÍCEIS REPORTAGENS DO PORTAL

Fotos: Eron Portal

 

MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS – SANTA MARIA/RS

Nós fomos lá em 2017

Veja como está, hoje, o local:

Fotos: Eron Portal

SAM_7500 (Copy) (2)

SAM_7507 (Copy) (2)

capa boate (Copy)

Na praça, há um espaço onde está um painel com imagens dos 242 que

perderam a vida no incêndio.

SAM_7510 (Copy)

Agora o local é um ponto turístico às avessas. Isto é, ao invés de alegria,

transmite dor e tristeza ao visitante…

……………………..

JULGAMENTO

O STJ julgou um recurso da defesa dos acusados e decidiu por unanimidade que haverá júri popular para o caso. Ainda cabe recurso.

 

 



Politica de Privacidade!