29ª FESTA DO PINHÃO – MILHARES DE PESSOAS VISITARAM O RECANTO DO PINHÃO

29ª FESTA DO PINHÃO – MILHARES DE PESSOAS VISITARAM O RECANTO DO PINHÃO

Gastronomia típica, artesanato local e shows proporcionaram alegria e geração de renda

No final da tarde deste domingo (18), chegou ao fim mais uma edição do Recanto do Pinhão Aracy Paim. O chamado “esquenta” da Festa do Pinhão, atraiu uma multidão durante as duas últimas semanas. A estimativa é que mais de 50 mil pessoas passaram pelo calçadão da Praça João Costa, no centro da cidade.

Com uma programação artística que privilegiou talentos locais e regionais, mais de 80 músicos se apresentaram no palco do Recanto. “O grande ganho artístico deste ano, foi o retorno de nomes consagrados da música regional que estavam afastados há alguns anos do Recanto. Este ano lançamos um edital de credenciamento que os possibilitou retornar e com isso melhorar a qualidade do shows. Foi um pedido do prefeito Antonio Ceron para darmos uma atenção especial ao Recanto, visto que ali é a festa do lageano, onde todos têm a oportunidade de aproveitar gratuitamente o espaço”, aponta o Superintendente da Fundação Cultural, e presidente da Comissão Organizadora da Festa do Pinhão, Giba Ronconi. Um dos maiores vencedores do festival da Sapecada da Canção Nativa, o músico Luiz Marenco, também se apresentou no palco do Recanto, que recebeu ainda os consagrados músicos da família, os Fagundes.

Além das atrações musicais e de dança, outro grande destaque que faz parte da história e da tradição do Recanto é a gastronomia, com pratos preparados à base de pinhão. Difícil calcular a quantidade de pinhão utilizado durante os 16 dias de evento no preparo da paçoca e entrevero, ou o número de lanches, ponches e quentões consumidos pelos visitantes. Mas o fato é que toda a renda será revertida e utilizada pelas seis entidades do Município (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (ADEVIPS); Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF); Cáritas Diocesana; Grupo de Apoio Regional para Reabilitação em AIDS (GARRA) e Lions Clube Copacabana) que prepararam e comercializaram as iguarias. As entidades também passaram pelo processo de credenciamento através da Fundação Cultural, juntamente com a, Associação Lageana dos Escritores (ALE), Associação Lageana de Artesanato e a Associação de Artesanato Tramatusa que apresentaram aos visitantes um pouco da literatura e do artesanato local. “Para as entidades, essa renda gerada no Recanto representa a maior arrecadação durante o ano. Por isso estamos muito satisfeitos com o resultado e a tendência é que possamos melhorar e ter novidades no ano que vem”, afirma Ronconi.

Quem passou pelo Recanto neste domingo, pode conferir as apresentações do grupo Bicho do Paraná; CTG Barbicacho Colorado; Estância de Tropilheiro; Trio Planalto Serrano; Palhaço Tremendão e João Amorim e Grupo.