25 ANOS DE HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES FESTIVAIS NATIVISTAS DO SUL DO PAÍS

25 ANOS DE HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES FESTIVAIS NATIVISTAS DO SUL DO PAÍS

Fotos: Marcelo Pakinha

“As Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa são produtos nossos, e uma das maiores produções do Sul em termos culturais, retratando o dia a dia, expressões e saberes do homem do campo.
 Mário Arruda

Quem entra no camarim, logo atrás do palco, encontra uma exposição fotográfica com informações contando a história dos 25 anos da Sapecada da Canção Nativa, dando destaque também aos artistas locais e regionais, através da Sapecada da Serra Catarinense, que está na sua 17ª edição. Nos quadros a história dos primeiros colocados do festival ao longo das edições.

Para um dos coordenadores das Sapecadas, Mário Arruda, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos músicos e compositores da região e também de toda Santa Catarina melhora a cada ano. “Vem aumentando a participação do pessoal do litoral e da região Oeste, consagrando ainda mais o festival e dando maior visibilidade. As Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa são produtos nossos, e uma das maiores produções do Sul do país em termos culturais, retratando o dia a dia, expressões e saberes do homem do campo”, comenta Mário.

O coordenador ressalta ainda que lageanos estão se destacando nos festivais tradicionalistas, vencendo inclusive alguns no Rio Grande do Sul em 2016. Destaque também para Kiko Goulart, que entrou para a história como o primeiro lageano a vencer a Sapecada da Canção Nativa, em 2015.

Para Carla Arruda, uma das organizadoras, a qualidade das apresentações de artistas locais tem sido aprimorada ao longo das edições, com belas melodias e mensagens, competindo de igual para igual no festival nacional.

Danilo Tagliari Ferro está na equipe de produção da Sapecada há 25 anos, desde a primeira edição, e acompanhou a evolução do festival que se tornou grandioso. “O festival, como um todo, vem engrandecer a cultura da nossa gente. Vemos os músicos da região serrana em um grande crescimento, ano a ano, tanto que temos grupos disputando outros festivais de alto nível, trazendo muitos prêmios”, afirma.