Virou uma neura nos clubes brasileiros o sucesso do Jesus no Flamengo. Bom técnico vale muito, mas é preciso sintonia com meio mundo, com o plantel e com o cofre bancário.
MUITOS RESULTADOS POR AÍ MOSTRAM QUE SÓ UM PROJETO FILOSÓFICO DE JOGO INTENSO E PRA FRENTE NÃO BASTA.
Modismos podem resultar apenas em fogo de palha. Futebol vitorioso carece de muito mais que estilo técnico e novidades.
Como diz o publicitário Washington Oliveto, trazer o arco e esquecer a flecha não faz sentido.
Logo, essa neura que surgiu em nosso futebol de que a estratégia de jogo intenso e pra frente do Jorge Jesus é infalível pode frustrar muita gente por aí.
Tampouco só um comando técnico arrojado é certeza de sucesso. Nem mesmo trazer um técnico vitorioso em outro clube é certeza de título . No Corinthians, por exemplo, não está fácil repetir perfeitamente o que aconteceu no Atlético Paranaense.
Então, apenas trazer um técnico estrangeiro ou ir buscar um vitorioso em outro clube pode não ser regra infalível de sucesso.
Pelo menos durante o início da temporada só isso não tem dado resultados positivos duradouros. No Palmeiras, que tem um enorme plantel, isso poderá prosperar. Mesmo assim nos resultados tem alternância de goleadas, empates e derrotas. No Santos a irregularidade tem sido maior ainda. Única exceção tem sido o Internacional.
Para que se eleve o nível do futebol é preciso uma série de fatores: dinheiro para investimento, mudança de postura das torcidas e o mais importante: combinar com os integrantes do plantel.
Só comandantes de primeiro mundo e times de 5ª categoria não resolve. É o mesmo que por um campeão de F-1 para pilotar um Fusca e Interlagos.
Um fator importante: os jogadores precisam querer suar a camisa e honrar o distintivo. Veja o que aconteceu no Cruzeiro. Com uma equipe de garotos, um time falido e rebaixado, com um jogo menos, já é líder do Campeonato Mineiro. Mais um fator: lá a torcida também ajuda.
Logo, achar que apenas buscar um técnico estrangeiro ou um semelhante aqui mesmo pode resultar apenas em alguns voos de galinha.
Deixe Seu Comentários