FATO NOVO NA FESTA DO PINHÃO – Animação e superação marcam a Corrida Oficial do evento

FATO NOVO NA FESTA DO PINHÃO – Animação e superação marcam a Corrida Oficial do evento

Além do projeto volta às raízes da Festa do Pinhão, que realizou a gineteada, outro fato que marcou foi a corrida oficial do evento. Atletas profissionais, amadores e apenas simpatizantes ao evento formaram um público de todas as faixas etárias no desafio da corrida.

A largada foi às 9 h em frente ao Parque de Exposições Conta Dinheiro, na manhã deste domingo (27 de maio), reunindo cerca de 300 pessoas. Participaram das modalidades de cinco e dez quilômetros da Corrida Oficial da 30ª Festa Nacional do Pinhão.

Veja mais no conteúdo disponibilizado pela Secretariai de Comunicação Social da Prefeitura.

ANEXO

A organização explica que em Em competições assim, a maioria das pessoas esperam atravessar a linha de chegada e ainda se possível, desejam conquistar uma vaga no pódio. Pela quarta vez na Corrida, estava Paulo Henrique Sagaz, de 74 anos, um dos representantes da Britaplan de Lages nos dez quilômetros. Bem-humorado e há 30 anos envolvido com o esporte, ele recorda de atuações em competições como São Silvestre, Volta da Pampulha, Maratona do Rio de Janeiro e até mesmo Maratona em Toronto, no Canadá. “Pratico atividades físicas diariamente. Isso contribui para o bem-estar social e consequentemente, reflete na saúde”, comentou. Mas antes de qualquer resultado, Paulo pretende começar e terminar o percurso em grande estilo.

Já Diorgenes, de 29 anos é pura superação. Com determinadas dificuldades de locomoção e com vontade de participar pela primeira vez da Corrida Oficial do Pinhão, ele contou com o apoio do William Albanaz, de 32 anos e Ademir Dias, de 37 anos para impulsionar a cadeira de rodas durante o percurso de cinco quilômetros. Este tipo de iniciativa acontece em diversos municípios do Estado e até então não tinha sido colocado em prática em Lages, trata-se do Projeto “Pernas Solidárias”. Além da inclusão social, William compreende que um dos principais objetivos do Projeto é proporcionar autoestima e alegria através de vivências diferenciadas daquelas do cotidiano. “Nossa vontade é expandir o número de pessoas, não só dos que auxiliam no revezamento das cadeiras durante os percursos de prova, mas principalmente das pessoas conduzidas”, salientou.

Com o tempo de 41min e 45s para percorrer dez quilômetros na categoria feminino, Franciele Vingla Steinck, de 36 anos, consagrou-se campeã geral da modalidade. Também nos dez quilômetros, mas na categoria masculino e com o tempo de 34min e 13s, Filipe Lopes Godoy, de 34 anos, foi o campeão geral da modalidade.

Desta vez nos cinco quilômetros, com o tempo de 20min e 04s na categoria masculino, Daniel Malinoski da Silva, de 34 anos, consagrou-se campeã geral da modalidade. Na categoria feminino e com o tempo de 25min e 04s, Gisele Coelho Andreatta, de 31 anos, foi a campeã geral da modalidade. Os vencedores receberam os troféus através do prefeito Antonio Ceron, vice-prefeito, Juliano Polese, secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos e o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi.