Estão inscritos mais de 156 milhões de eleitores
Nestas eleições deve ser recorde o número de candidatos, somando para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.
Para presidente
Já passa de uma dezena o número dos que postulam a candidatura à presidência da República; as convenções e registros acontecem até o 15 de agosto.
Segundo levantamento do site PODER360, já há mais interessados agora do que em 1994, 2002, 2006, 2010 e 2014.
Para o 1º turno já chegou a ser anunciado um número de 11 pré-candidatos. De abril para cá, alguns se retiraram e outros se apresentaram.
Atualmente, os cinco primeiros citados nas pesquisas eleitorais são: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jar Bolsonaro (PL, candidato natural à reeleição), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB),
Pré-candidatos aos governos dos 26 estados e ao do DF
Até o último dia 20 já eram mais de 200 os postulantes aos executivos estaduais e o do Distrito Federal, apresentados pelos partidos.
Então, o Brasil já tem mais de 200 pré-candidatos só para os governos dos 26 estados e do Distrito Federal para a eleição de outubro próximo.
A informação é do Tribunal Superior Eleitoral que anunciou, no dia 20, o inicia do calendário para o registro oficial das candidaturas.
A confirmação do número oficial será após as convenções; essas convenções e registro dos homologados acontecem até o dia 15 de agosto.
O 1º turno será no dia 2 de outubro, quando será a 1ª disputa, podendo haver 2º turno em alguns estados no dia 30 do mesmo mês.
É que para os cargos de governadores e presidente da República, caso os mais votados não cheguem a 50%+1 dos votos válidos, há necessidade de um 2º turno).
Ao legislativo
Fonte da imagem acima: G1
Deixe Seu Comentários