Um eleição das mais pulverizadas, fracionadas, no primeiro turno
Pelas pesquisas a gente já começa a perceber a confirmação de que a sucessão presidencial será mesmo uma incógnita sobre quem passará para o segundo turno.
Ontem o instituto de pesquisas Datafolha publicou mais uma pesquisa sobre a corrida presidencial. Agora com a possibilidade de Lula não concorrer. Mesmo na prisão, o ex-presidente vem liderando nas intenções de votos. Só que caiu seis pontos. Baixou de 37 antes para 31 agora. Marina Silva e Bolsonaro estão bem próximos. Mas, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, foi a nova surpresa com quase 9%
Os comentários são de que:
Alckmin vem permanecendo com menos de 5%; Ciro Gomes ainda não provou que está a vivo; candidaturas Bolsonaro, Marina Silva, Joaquim Barbosa e Lula devem mesmo se desidratar ao longo do caminho.
Possibilidades apontadas: incógnitas para o 2º turno; pode dar dois nomes da esquerda ou dois da direita ; que o nome do presidente ainda nem apareceu com destaeque.
ANEXO
VEJA O QUE DEMOS ONTEM.
Temer reassume de olho na Câmara. Uma mulher esteve ma presidência do Brasil até ontem.
Abaixo, a agenda fornecida pelo Palácio do Planalto da presidente em exercício, Ministra do STF, Carmem Lúcia. É só para você ter uma ideia de apenas meio dia de uma autoridade desse porte. Ala assumiu às 11 h e iniciou a agenda às 13 h.
Horário | Audiência |
---|---|
13h00 | Audiência com a Ministra Grace Mendonça (AGU). |
13h30 | Audiência com o Ministro de Estado da Defesa, General Joaquim Silva e Luna. |
15h00 | Audiência com José Hélio Fernandes, presidente da FENATAC, Flávio Benatti,presidente da Seção II – CNT, Pedro Lopes, presidente da ABCT, e Olívia Pinheiro, diretora da CNT. Assunto: Tratar das novas regras expedidas pelo CNJ para ordens Judiciais de penhora on line (BACEN JUD). |
15h30 | Audiência com o senador Valdir Raupp e com o governador de Rondônia Daniel Pereira Pauta: STA 801 Participam da audiência: capitão Phelippe Rodrigues Menezes, subchefe da Casa Militar de RO; Carlos Terceiro de Medeiros, superintendente de Integração de RO; Luciano Alves de Souza Neto, procurador do Centro de Estudos da PGE/RO; tenente Luiz Francisco da Costa; José Cleber Martins Viana; Vera Carla Nelson Cruz Silveira; deputado Mauro de Carvalho; deputado Jesuíno da Silva Boabaid; deputado Juracy Barbosa Moreira; deputada Marinha Raupp |
16h00 | Audiência com Debora Diniz |
18h00 | Audiência com Jayme de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros |
……….
Anexo
Passo a passo do dia de hoje no Governo Federal
O presidente Michel Temer passou o cargo agora, às 11 h, na Base Aérea de Brasília, à presidente do STF, ministra Carmem Lúcia. A transmissão aconteceu na Base Aérea de Brasília porque o presidente Temer embarcou lá para o Peru. Foi participar da Cúpula da Américas. O tema central dessa cúpula será o combate à corrupção. Sugestivo para a mesa em que Temer estiver.
Agenda
A agenda oficial da pressente interina Carmem Lúcia começou às 13 h, primeiramente com o pessoal da casa. A sequência está logo acima.
O presidente Michel Temer fica no Peru até amanhã, sábado. Deve figurar mais na sua agenda a questão da Venezuela, tanto em relação à crise grave que o paí enfrena, como dos imigrantes para os vizinhos, especialmente o Brasil.
Aquele país não deverá participar do evento. Inclusive o presidente Nicolás Maduro foi desconvidado pelo presidente do Peru, Martín Vizcarra.
O foco das conversas de Temer no evento deve ser sobre a questão dos imigrantes venezuelanos, hoje já chegando a mais de 40 mil só na porta de entrada de Roraima.
Outra ausência na Cúpula será a do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Ele não comparecerá tendo em vista a crise diplomática em função dos fatos na gerra da Síria, envolvendo até a Russia.
……………..
ANEXO II
Veja a seguir o passo a passo dos fatos desde ontem
Porque a posse de Carmem Lúcia?
Como agora não existe vice-presidente da República, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que é o próximo na linha sucessória é pré-candidato a presidente ou a reeleição, e o presidente Eunício Oliveira, do Senado, é candidato à reeleição a senador, quem assume a presidência da República, na ausência do presidente titular, é a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia. Ela fica na linha sucessória até setembro quando se finda seu mandato no STF.
O fato mais curioso nessa transmissão de cargo amanhã é a data: uma sexta-feira 13! Não que assumir o cargo de presidente da República do Brasil, hoje, seja algo tão cadavérico e assustador… Sempre é honroso assumir o comendo de nosso País. É o cargo máximo na carreira pública de um cidadão.
É que nas atuais circunstâncias, uma troca de comando no Palácio do Planalto é muito diferente que num passado bem recente. Chama bem mais atenção.
Deixe Seu Comentários